Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Acupuntura em cães

Reconhecida como especialidade médica desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina, a acupuntura conquista cada vez mais adeptos, que deixam de lado o medo das agulhas em prol dos benefícios do tratamento. Além da aplicação em pessoas, a acupuntura em cães e outros animais vem se popularizando e sendo recomendada nos consultórios veterinários.

Mesmo com os bons resultados muita gente ainda teme o tratamento, principalmente por medo de expor o pet à uma situação, que muitas vezes, é mais estressante para o tutor do que para o bichinho. Entenda como atua a acupuntura veterinária e saiba como seu cão pode ser mais feliz com ela, eliminando seus receios em relação a esse tratamento!

Acupuntura em cães: close em um gato persa descansando.

Acupuntura em cães: o que é?

A acupuntura é um método terapêutico milenar, proveniente da medicina tradicional chinesa, no qual agulhas são inseridas no corpo para estimular terminações nervosas na pele e nos tecidos do paciente, principalmente nos músculos.

Esses estímulos enviam “mensagens” ao sistema nervoso central (medula e cérebro), que libera neurotransmissores que vão desencadear funções analgésicas, anti-inflamatórias e relaxantes, além de atuar sobre as emoções, o sistema endócrino, o sistema imunológico e outras funções orgânicas.

O objetivo da acupuntura é tratar doenças, reduzir sintomas e trazer qualidade de vida, e embora muitas vezes seja tratada como medicina alternativa, a acupuntura é considerada uma especialidade terapêutica complementar aos tratamentos convencionais.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o recurso para mais de 200 doenças e sintomas, incluindo náuseas, vômitos, depressão, ansiedade e efeitos colaterais da quimioterapia.

Médicos e médico veterinários especializados em acupuntura são os únicos profissionais aptos para realizar esses tratamentos.

Nos animais, os resultados da acupuntura são semelhantes ao que é observado em seres humanos, sendo o objetivo principal restabelecer o equilíbrio do organismo.

As zonas estimuladas, chamadas de acupontos, têm cerca de 10 mm de superfície e uma grande concentração de terminações nervosas. Assim, é importante conhecer a anatomia de cada espécie, pois isso interfere diretamente na definição dos pontos.

Quando fazer o tratamento com acupuntura em cães?

No início, quando a acupuntura foi reconhecida no Brasil, era empregada principalmente no tratamento de cavalos, vacas e animais de grande porte, ajudando na redução do estresse, alívio de dores e melhora na qualidade do leite. Hoje em dia, o tratamento é cada vez mais comum entre animais de pequeno porte, principalmente cães e gatos.

Acupuntura em cães: tutora brincando com seu cachorro.

E não faltam histórias de sucesso da acupuntura em cães!

Em 2016 o cãozinho Fred, de Uberlândia, que ficou tetraplégico após contrair cinomose, recuperou os movimentos depois de apenas três sessões de acupuntura, enquanto o SRD Dumbinho, que foi adotado após perder os movimentos das pernas traseiras, começou a dar os primeiros passos após algumas sessões e, depois de um ano, voltou a andar.

Veterinários costumam indicar a acupuntura para casos de convulsões, artroses, AVCs, problemas na coluna, inflamação dos músculos, displasias, tendinites, doenças metabólicas (como diabetes e hipotireoidismo) e dermatites.

Distúrbios psicológicos e emocionais, como ansiedade, hiperatividade e depressão, apresentam uma evolução com o tratamento.

Todos os cães, de qualquer raça, podem ser tratados com acupuntura, desde que as sessões sejam realizadas em uma clínica certificada, após encaminhamento do veterinário que acompanha o pet.

Algumas raças, porém, são mais propensas a desenvolver problemas de coluna, como hérnia de disco, e para essas a acupuntura é muito recomendada, como o Buldogue Francês, Shih Tzu, Dachshund, Poodle, Pequinês e Cocker Spaniel.

Tratamentos auxiliares à acupuntura em cães

A acupuntura é uma excelente aliada na promoção da qualidade de vida dos pets e até no processo pós-cirúrgico. Em casos mais sérios, costuma ser associada a outros tratamentos para que os resultados sejam mais eficazes.

Fisioterapia, eletroestimulação, aplicação de calor, ultra-som, raio-laser e ozonioterapia são aliados, além da medicação e homeopatia.

As agulhas da acupuntura, é bom lembrar, não aplicam medicação na pele e não provocam dor; em alguns casos, o cão sente um leve choque na região afetada, mas após esse momento ele experimentará uma sensação de sedação e relaxamento - chegando ao ponto até de dormir!

O mais importante é contar com um veterinário especializado e autorizado para realizar a acupuntura em cães com segurança e qualidade. A saúde do seu bichinho agradece!

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites