Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Atividades para pets durante a quarentena

Pipocam nas redes sociais memes que brincam com a situação dos pets durante a quarentena imposta pelo governo para conter a pandemia de Covid-19. Enquanto cães sempre estão empolgados por seus tutores passarem a ficar em casa, gatos se mostram irritados com a invasão do “seu” espaço e questionam quando esse período vai acabar, por isso, é fundamental desenvolver atividades para pets durante a quarentena e aliviar todo esse stress.

A mudança na rotina pode levar a momentos de diversão, tédio, ansiedade, alegria e irritação inclusive para os bichinhos, que estão acostumados a passar a maior parte do tempo longe dos seus tutores.

Atividades para pets durante a quarentena: close em um gato persa descansando.

Com a diminuição (ou até suspensão) dos passeios fora de casa, pode ser que pets e tutores comecem a se estranhar. Veja como criar uma rotina para que os dias de quarentena sejam mais tranquilos e aproveite o momento para se conectar ainda mais com seus animaizinhos!

Brinquedos, brincadeiras e enriquecimento ambiental

Cães são, em sua maioria, extremamente sociáveis e não veem a hora de sair de casa para explorar novos ares, cheiros, texturas, animais e pessoas, além de aproveitar para correr livremente e se exercitar. Alguns, inclusive, só fazem suas necessidades fora de casa.

São eles os principais prejudicados pelo fim dos passeios, e a falta de atividades físicas dentro de casa pode levar a comportamentos como cavar buracos no jardim, roer as paredes e destruir móveis, além de exigir atenção 24 horas por dia.

A solução é investir em uma rotina de atividades com o auxílio do enriquecimento ambiental, que oferece estímulos sensoriais para o pet explorar seus comportamentos naturais. Essa prática exercita tanto o físico quanto o mental, levando a mais qualidade de vida.

Além das brincadeiras tradicionais, como buscar a bolinha ou correr pelo quintal, você pode esconder um brinquedo para que ele precise procurar, oferecer petiscos dentro de garrafas pet com furos ou embalagens de ovo, subir e descer escadas.

Atividades para pets durante a quarentena: tutora brincando com seu cachorro.

Outra opção é criar circuitos com diferentes obstáculos, como cadeiras, galões de água, tijolos, rampas e pedaços de madeira. Essa, inclusive, é uma solução para quem tem pouco espaço ou quintal pequeno, já que você pode alterar a rota diariamente.

Em relação aos brinquedos, é importante diversificar. Ofereça apenas um de cada vez para que o pet sempre se entretenha com as novidades e dê preferência para os interativos, que trabalham corpo e mente de uma só vez.

Ah, e que tal aproveitar esse momento para treinar seu cachorro? Comece com comandos simples, como sentar, deitar, esperar e fingir de morto, usando o reforço positivo para cada etapa bem sucedida.

Cuidados ao sair

Cães de grande porte ou que vivem em casas com menos espaço podem precisar sair em algum momento. Nesses casos, é importante:

  • Sair apenas um tutor por passeio, sempre com máscara e luvas descartáveis;
  • Escolha os horários e locais com menos circulação de pessoas e animais;
  • Evite o contato com outras pessoas e animais. Se for inevitável, mantenha distância de dois metros;
  • Ao voltar para casa, higienize as patas do animal e suas mãos. Lave a guia e a roupinha, caso ele esteja vestido.

E os gatos?

Gatos não são tão sociáveis, em sua maioria, e gostam das coisas como eles querem. Eles podem dormir até 18 horas por dia, entre uma soneca e outra, e a presença dos tutores em casa mexe com a rotina e pode deixá-los incomodados.

Com eles, o principal é respeitar os limites e fazer o possível para manter a rotina. Se seu bichano gosta de dormir a tarde, tente não incomodá-lo, mas se for impossível (caso ele fique em uma área que você vai utilizar) procure um espaço reservado dentro de casa e leve a caminha para ensiná-lo que ali ele terá paz.

Atividades para pets durante a quarentena: close em um gato persa descansando.

Para mantê-los ativos, ofereça brinquedos como bolinhas, penas, arranhadores, ratinhos e luzinha, também priorizando os interativos e oferecendo apenas um por vez para que ele não enjoe.

As prateleiras, torres e rampas para gatos, além de casinhas com poleiros altos e redes, são excelentes em qualquer época, mas agora podem ser especialmente úteis.

E se o seu felino for do tipo que pede carinho enquanto você trabalha ou deita no notebook durante sua reunião online, coloque uma cama perto da mesa para que ele fique por perto.

Carinho é bom, mas tem que medir

É claro que a presença dos tutores em casa faz com que os pets peçam mais atenção, e os humanos, que não são bobos nem nada, vão aproveitar o momento para abraçar, fazer carinho, dormir juntos e mimar seus bichinhos o quanto puder.

Cuidado, pois lá na frente isso pode ter um preço. Uma hora a quarentena vai acabar e a rotina vai voltar ao normal, e isso pode levar os animais a se sentirem abandonados e até sofrer de depressão.

A atenção excessiva também pode prejudicar seu trabalho e atividades da casa. Por isso, é importante delimitar horários para praticar os exercícios, brincar, comer e dormir, mantendo a rotina e a normalidade dentro do possível.

E falando em comida, a alimentação dos cães e gatos deve continuar normal nesse período, principalmente porque a diminuição das atividades físicas pode tornar o animal sedentário - o que, atrelado ao aumento das refeições, pode levar a quadros de obesidade e diabetes.

Aqui a palavra-chave é responsabilidade!

Com atenção e cuidado, a quarentena pode trazer só benefícios para a sua relação com seu pet.

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites