Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Cachorro ajuda a viver mais

“Faz um tempo eu quis fazer uma canção para você viver mais”, canta o Pato Fu. Se eles tivessem lido esse artigo, saberiam que a longevidade não precisa de uma canção, mas de um cão! Brincadeiras à parte, a ideia de que cachorro ajuda a viver mais não é apenas uma constatação subjetiva, mas algo que vem sendo comprovado pela ciência.

Claro que ter um companheiro assim torna a vida muito mais colorida, ele te ensina a amar, a se entregar, te faz feliz e é responsável por grande parte de seus sorrisos. Uma vida repleta de alegria já é por si só uma receita para viver mais e melhor. Mas seu pet pode desempenhar um papel chave nisso.

Benefícios para a saúde cardíaca

Cachorro ajuda a viver mais: mulher beijando seu cachorro.

Muitas pesquisas têm mostrado os benefícios para a saúde de se ter um cão. Recentemente, dois novos estudos aumentaram as evidências após encontrarem uma relação direta entre os cachorros e a redução do risco de morte para aqueles que já tiveram um ataque cardíaco ou outros problemas sérios do coração.

Os resultados, que analisam as evidências de várias décadas de estudos sobre a relação entre cães e a saúde de seus tutores foram compilados na revista Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes, da American Heart Association.

O primeiro estudo foi conduzido pela Universidade de Uppsala e pela Universidade Sueca de Ciências Agrícolas, ambos em Uppsala, na Suécia.

Os pesquisadores usaram registros nacionais de mais de 3,4 milhões de suecos entre 40 e 85 anos para identificar os que tinham sofrido um ataque cardíaco ou um AVC isquêmico (quando há obstrução de uma artéria) entre 2001 e 2012.

A pesquisa constatou que, ao longo dos 12 anos de acompanhamento, os tutores de cães apresentavam uma redução do risco de morte de 33% para os que viviam sozinhos e de 15% para os que moravam com alguém.

Em relação aos que tinham sofrido um AVC, a redução do risco de morte foi de 27% para os que moravam sozinhos e de 12% para os que viviam com um parceiro ou uma criança.

O segundo estudo é do hospital Mount Sinai, em Toronto, no Canadá. Ele fez uma revisão de dez estudos anteriores com dados de 3,8 milhões de participantes em um esforço para conciliar diferenças na literatura publicada anteriormente sobre o tema.

O que ele mostrou é que a presença de um cachorro traz um impacto positivo para a saúde como um todo, apresentando benefícios ainda maiores entre aqueles que tiveram problemas cardiovasculares, como ataque cardíaco e derrame.

Os tutores de cães apresentaram um risco 31% menor de morte por doenças cardiovasculares e 24% menor de mortalidade por todas as causas. Já entre os que tiveram problemas cardíacos graves, os tutores de cachorros tiveram uma taxa de mortalidade 65% menor do que aqueles que não possuíam um pet.

Por que cachorro ajuda a viver mais?

Os dados são bastante expressivos, mas, afinal de contas, como os cachorros conseguem tudo isso? Em primeiro lugar, de acordo com a autora principal do estudo canadense, Dra. Caroline Kramer, ter um cão está diretamente associado ao aumento das atividades físicas, níveis mais baixos de pressão arterial e melhor perfil de colesterol.

Cachorro ajuda a viver mais: mulher caminhando no parque com seu cachorro.

Isso ocorre porque os próprios hábitos do cachorro, como ter que sair para fazer as necessidades e para caminhar, incentivam o tutor a se exercitar também. É uma forma de sair do sedentarismo, que impacta diretamente nos problemas vasculares.

Quando você faz qualquer atividade aeróbica, o coração fica mais forte e mais eficiente, batendo menos vezes por minuto e conseguindo levar sangue e nutrientes para o corpo inteiro.

Além disso, pessoas que possuem cachorros tendem a passar mais tempo ao ar livre, o que também é muito benéfico para a saúde. O simples fato de acariciar um cachorro, especialmente um já conhecido, provoca o mesmo efeito de um medicamento para a pressão sanguínea.

Outro dado interessante dos estudos é o quanto os cães ajudam particularmente aqueles que vivem sozinhos.

A companhia é um poderoso antídoto para a solidão, além de influenciar no humor, reduzir os sintomas da depressão e ansiedade e aumentar a autoestima. Tudo isso combinado contribui para a melhora da saúde de forma geral.

Cuide bem do seu pet para que ele viva mais

É lógico que não queremos que você saia por aí adotando cães como remédio para a saúde, afinal de contas, ter um cachorro requer muita responsabilidade e você precisa considerar se realmente tem condição para isso.

Ele não está ali apenas para te fazer bem, é algo recíproco, você precisará cuidar dele, garantir seu bem-estar. Para que seu amigo também desfrute de uma vida longa, confira algumas dicas preciosas:

  1. Incentive uma dieta equilibrada e saudável: cães obesos estão mais propensos a desenvolver problemas cardíacos e de articulação;
  2. Faça exercícios com ele: a atividade física reduz o estresse, aumenta a produção de endorfina, equilibra o humor e as emoções, além, é claro, de mantê-lo em forma;
  3. Mantenha sua mente ativa: jogos, socialização, atividades e atenção são essenciais para que um cachorro não fique entediado, pois isso pode levar à depressão, ansiedade e outras doenças;
  4. Cuidado com a saúde bucal: muitas vezes ela acaba sendo negligenciada e pode levar à placa bacteriana, gengivite e até mesmo à doença periodontal. Escove os dentes do seu pet regularmente;
  5. Cuide de sua saúde: esteja sempre em dia com vacinas e exames. Leve-o para consultas periódicas ao veterinário. Manter uma rotina regular de cuidados preventivos dará ao seu pet a melhor chance de ter uma vida longa e saudável.
  6. Crie laços com seu cachorro: ele gosta e precisa de afeto, por isso dê atenção e carinho a ele.
Cachorro ajuda a viver mais: casal na terceira idade passeando com seu cachorro.

Cachorro ajuda a viver mais sim e se ele já era considerado o melhor amigo do homem, agora ele é também o melhor amigo da nossa saúde! Aproveite cada minuto com seu pet, pois todo momento junto dele é precioso, e conte com a Black White Pet para todos os cuidados. Uma vida repleta de felicidade é uma vida mais longa - para você e pra ele!

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites