Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Cachorro cavando terra

Quando seu cachorro está no jardim, suas patas dianteiras parecem se transformar em ferramentas de jardinagem e ele começa a cavar buracos sem parar? Antes de se enfurecer com ele, o melhor é tentar entender o motivo desse hábito. Cachorro cavando terra é normal e você vai entender o por quê.

Cavar é um comportamento muito natural para os cães e, parte disso, é uma herança de seus antepassados, mas existem várias razões e até maneiras de fazê-los parar, caso essa história de ficar com o jardim todo esburacado não esteja agradando. Confira:

Cachorro cavando terra: cachorro no parque fazendo buraco.

Procurando entretenimento

Cavar terra pode ser pura diversão e distração quando eles estão do lado de fora sozinhos e não têm brinquedos ou outra forma de gastar energia.

Isso pode acontecer se seu pet for de uma raça muito ativa, ou até mesmo se ele tiver te visto cavando ou jardinando e quer fazer igual. Sim, ele também pode estar tentando chamar sua atenção.

Como fazê-lo parar?

É difícil fazê-lo parar, pois, nesses casos, o próprio ato de cavar já traz em si uma gratificação. O que você pode fazer é criar um poço de escavação especial ou deixar uma caixa de areia separada no jardim para que ele possa se esbaldar, cercando as áreas que são particularmente proibidas para o seu pet.

Como a escavação acaba sendo uma forma de gastar energia, se você conseguir deixá-lo entretido de outras maneiras, ele pode esquecer um pouco desta. Assim, dê muito exercício, brinquedos e atenção para que ele não se sinta sozinho e entediado.

Tentando escapar

Alguns cachorros cavam porque estão tentando fugir. Como eles sabem que não conseguem pular a cerca, a outra alternativa seria cavar um túnel sob a terra. Muito espertos, não é mesmo?

Nesses casos, é preciso se perguntar o que levaria seu cão a tentar escapar: pode ser que ele apenas tenha visto algo que deseja perseguir, mas seu amigo também pode estar se sentindo confinado ou até mesmo estar lidando com a ansiedade da separação.

Como fazê-lo parar?

Observe atentamente o comportamento do seu pet e fique de olho quando ele estiver sozinho no jardim. Se a causa da escavação for ansiedade, trabalhe com um treinador para lidar com isso da melhor forma possível.

Procurando conforto e proteção

Os cães podem simplesmente estar cavando um buraco para encontrar um local mais fresco e escapar do calor do verão, afinal de contas a terra debaixo da superfície costuma ser mais fria e, portanto, um ótimo lugar para estar quando as temperaturas sobem.

O mesmo pode acontecer no frio e em dias de chuva, quando ele busca um lugar para se proteger. Ele pode, inclusive, estar indo atrás de água ou apenas buscando um lugar cômodo para se deitar, afinal a terra fofa é bem mais confortável do que um piso de cimento, por exemplo.

Como fazê-lo parar?

Crie um canto especial para seu cachorro na parte externa da casa. Escolha um lugar na sombra, coloque uma casinha com tudo aquilo que ele mais gosta e certifique-se de que tenha água disponível por perto. Assim você cria um ambiente com todo o conforto que ele busca e ele não sentirá mais vontade de cavar para ter o que precisa.

E lembre-se: sempre que estiver calor ou frio demais, coloque seu cachorro para dentro de casa. É importante que ele tenha um cantinho especial e possa se sentir acolhido nos momentos em que a parte externa não for tão convidativa assim.

Cachorro cavando terra: cachorro na praia fazendo buraco.

Enterrando tesouros

Esse comportamento está ligado à sua ancestralidade, quando cães selvagens enterravam comida e ossos. Seu cão pode estar fazendo o mesmo: escondendo brinquedos e comidas para mais tarde ou, procurando o que eles tinham enterrado antes.

Como fazê-lo parar?

Nesses casos você pode usar alguns truques. No caso da comida, dê a ele algo que possa comer completamente para evitar que seja guardado. Se mesmo assim tiver sobrado, tire o resto dele antes que ele tenha a chance de esconder.

No caso dos brinquedos, você pode tentar entregá-los amarrados em uma corda, porque assim ele não conseguirá enterrá-los. Para que a solução não vire um problema e o cachorro corra o risco de se enroscar no fio, faça de uma maneira com que o objeto fique pendurado e não encoste no chão.

Agora, se enterrar coisas é algo de que ele gosta de fazer e não consegue evitar o instinto, considere criar um poço de escavação para ele ou até mesmo uma caixa de areia destinada a isso e o incentive a guardar suas coisas lá.

Procurando presas

Como sabemos, o olfato dos cães é bastante apurado e, sempre que algo chamar sua atenção, ele irá investigar. Às vezes, os cães cavam em busca de insetos ou outras presas que correm no chão ou no subsolo.

Como fazê-lo parar?

Em vez de fazê-lo parar, o melhor é encontrar maneiras de remover do quintal animais desse tipo ou cercar determinadas áreas, pois o ato de caçar é altamente recompensador para a maioria dos cães e eles não vão querer parar.

Na realidade, incentivar esse tipo de atividade ancestral só traz benefícios à saúde física e mental dos pets, então, o mais indicado não é simplesmente impedi-los, mas, sim, procurar formas de permitir que eles cavem sem que isso seja um incômodo para a casa.

Quando se preocupar com seu cachorro cavando terra

Ok, já falamos que não há nada de errado com o cachorro cavando terra, mas se isso acontece em excesso pode indicar que algo não anda lá muito bem. Pode ser indício de tédio, estresse e ansiedade. O ato de fazer buracos é uma maneira de aliviar essas sensações.

Nesses casos, o melhor a fazer é levar ao médico veterinário para verificar o que está acontecendo. Além disso, se ele fica cavando em ambientes desconhecidos, acaba exposto a uma série de perigos, como vírus, bactérias, protozoários, vermes, insetos e animais peçonhentos.

Por mais que seu cachorro cavando terra esteja se divertindo, encontrá-lo fazendo buracos naquele lugar onde a grama acabou de ser colocada não vai te deixar feliz, não é mesmo?

Por isso que, antes de se enfurecer, é importante descobrir a motivação do seu cão e, caso o comportamento fuja do esperado, leve-o ao médico veterinário.

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites