Home
 
Empresa
 
Banho e Tosa
 
Creche e Hotel
 
Veterinário
 
Galeria
 
Blog
 
Contato
Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Castração de cães e gatos

Médico Veterinário realizando a castração de um cachorro

Mitos e Verdades sobre a Castração

A gente não pode culpar os pets por deixarem os instintos falarem mais alto. Eles não são dotados da racionalidade como nós, o que inviabiliza que eles pensem em questões que apenas os humanos podem pensar por eles. E você sabe qual delas é uma das mais confusas e contraditórias para os tutores de cães e gatos? Sim, a castração.

O método ainda é sinônimo de dúvidas e boatos que fazem dele um assunto bastante polêmico, já que no meio de tantas informações o tutor fica sem saber ao certo no que acreditar e, por precaução, mantém certa cautela e até prefere deixar a opção de lado, preferindo o uso de outras mais caseiras, porém, sem tanta efetividade ou que afetam negativamente o comportamento e rotina dos bichinhos.

Mas, além das dúvidas, também fica sempre a pergunta no ar: quando o tutor deve considerar a castração como possibilidade? Do que se trata, especificamente, o método? Vamos descobrir a resposta dessas questões e muitas outras nesta matéria. Confira.

O que é a Castração?

Também conhecida como esterilização, a castração é uma prática preventiva que tem como foco controlar a reprodução dos animais e respectiva natalidade. Trata-se de uma cirurgia simples, realizada com anestesia geral e duração prevista de uma hora e meia, aproximadamente. Nas fêmeas, envolve a retirada do útero, trompas e ovários, e nos machos faz a retirada dos testículos. Nela, o pet não tem a necessidade de ficar internado. A recuperação pós-cirurgia leva de uma semana a 10 dias, incluindo a retirada dos pontos, e os desconfortos são mínimos, contudo, vale sempre ter atenção redobrada com o pet nesse período de repouso e cicatrização das suturas.

Quando e por quais motivos devo castrar meu Pet?

Castrar o animalzinho é um ato responsável em meio à realidade quase involuntária de superpopulação dos animais e o abandono, afinal, por mais que você ame animais não é só de amor que eles são mantidos, não é mesmo? Então, dependendo da realidade do tutor não é tão simples cuidar de ninhadas e mais ninhadas, com média de 4 a 10 filhotes. Daí entram os processos de doação e, em muitos casos, de abandono.

A esterilização também é indicada para prevenção de câncer de próstata nos machos e de mama nas fêmeas, por exemplo. Quanto mais velhinhos os pets ficam, mais propensos às doenças comuns ao seu sistema imunológico avançado eles estão.

Mito ou Verdade?

Castração é um ato brutal em animais

MITO - A castração não traz nenhum tipo de sofrimento ao animal, desde que realizada por profissionais capacitados e formados em medicina veterinária. A anestesia e a sutura pós-cirurgia trabalham em conjunto com todas as medicações indicadas pelo veterinário de acordo com as características físicas e imunológicas do pet. Então, sem essa de enxergar a castração como um ato cruel.

Não existe mais cio para fêmeas após a castração

VERDADE - Não ter o cio é ótimo. Sem ele, você e a sua pet terão mais liberdade para viajar, passear e se divertir sem preocupar-se com os habituais sangramentos característicos do período, ou com vários animais rondando a fêmea, que nem sempre pode estar disposta para a interação e ser sociável com outros animais.

O macho perde sua masculinidade

MITO - Não mesmo! Este é, provavelmente, um dos mitos mais famosos, porém, sem nenhum fundamento. Os machos castrados perdem o instinto de procriar, apenas isso. Lembre-se que os animais são diferentes dos seres humanos. Eles só procriam por instinto, não por prazer.

Antes de ser castrada, a fêmea precisa ter dado cria antes

MITO - Pelo contrário, pois quanto mais cedo ela for castrada, menor será o risco de desenvolver tumores e nódulos malignos. O mais correto e efetivo é que a pet seja esterilizada antes mesmo do primeiro cio, se possível, e ciente de que ela não poderá mais gerar filhotinhos.

Pet castrado não faz xixi em qualquer lugar

VERDADE - Na maioria dos casos, o animal usa o ato de urinar para marcar território, exercer certa presença no espaço que ele ocupa. Com a esterilização a necessidade de expressar esse sentimento de propriedade é reduzido ou até eliminado, dependendo da personalidade do pet.

A castração engorda o animal

50% MITO e 50% VERDADE – Esta é uma afirmativa delicada, mas vamos pensar que a castração é um processo que mexe com os hormônios do pet, provocando mudanças que afetam seu metabolismo e atividade física, fatores que tornam possível sim o risco de obesidade. Porém, tal ponto não reduz a importância da castração, principalmente porque a obesidade está relacionada a outros elementos, tais como dieta inadequada, ingestão exagerada de alimentos e líquidos, pouca atividade física etc. O ideal é manter o pet executando atividades físicas após a castração, minimizando a chance do animal ficar acima do peso.

Castrar diminui os problemas de saúde

VERDADE - Como falamos, a castração diminui sim os riscos da propagação de certos tumores que levam ao câncer, em especial para cães já idosos. Porém, não só isso como também traz mais segurança no que se diz respeito às doenças sexualmente transmissíveis, uma vez que o animal dificilmente terá contato sexual com outros pets após a esterilização.

A castração custa muito caro

MITO - É importante pensar na castração como uma prática preventiva que prioriza o controle de natalidade entre os animais, evitando que mais bichinhos fiquem vagando por aí e sem ter um lar para chamar de seu. O investimento desembolsado é totalmente proporcional aos fins, sem contar que é bem mais proveitoso castrar o seu pet do que gastar na criação das ninhadas que podem vir pelo caminho.

A castração, como vimos hoje, não é uma vilã na vida dos animais ou na sua, mas é preciso estar atento aos boatos e afirmações que circulam sobre o tema antes de tomar qualquer providência. Quem pode informar o tutor com mais riqueza de detalhes e total conhecimento do assunto é o médico veterinário. Com anos de estudos e vivências na área, ele é o profissional mais indicado para sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto e trazer mais segurança.

Por aqui, na Black White Pet, você pode contar com o trabalho e dedicação do nosso veterinário em Guarulhos antes, durante e depois da castração do seu peludinho. Com total responsabilidade e comprometimento, ele realiza todos os exames essenciais para a execução do procedimento, aqui na nossa sede, coordena a cirurgia num centro cirúrgico especializado no bairro do Lavras, em Guarulhos, e acompanha todo o pós-operatório do animal, etapa indispensável dentro da esterilização e que requer muito cuidado e observação por parte do veterinário e também do tutor.

Você faz o agendamento e traz o seu cachorrinho ou gatinho para a Tia Eloá analisar, cuidar e bater um papo super agradável e sincero com você, tutor, sobre a saúde do seu animal e como a castração é uma opção viável e segura de melhorar ainda mais a vida do seu bichinho, residente em Guarulhos.

Então, já sabe: Pensou em castração, sem medo de errar? Pensou na Black White Pet!

Nosso endereço

Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP

Nossos telefones

(11) 2425-2935
(11) 4803-7000

Nosso AUtsapp

(11) 97101-4379


Compartilhe com seus amigos:


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites