Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo

Ter um pet significa ter muito amor e carinho para dar e receber, brincar, levar para passear… mas nem tudo são flores: xixi e cocô pela casa, por exemplo, podem ameaçar esse mundo cor de rosa. Mas isso não é um bicho de sete cabeças (ou seria de quatro patas?) e sim uma questão de treino. Veja como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo.

Escolha um local para o banheiro do seu pet

Como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo: cachorro fazendo xixi na grama

Para que seu canino entenda que ele não deve fazer xixi na sala, é preciso que ele saiba que existe um lugar certo para suas necessidades fisiológicas. Cabe ao tutor determinar esse local. Como escolher?

Pense em um lugar com pouco movimento, sem muitos ruídos. Sabe aquela vontade de colocar o tapete higiênico do cachorro na área de serviço, próximo da máquina de lavar roupa? Se a máquina estiver ligada bem na hora em que ele for fazer suas necessidades, aquele pode se tornar um lugar muito desagradável e com certeza você irá entender por que ele prefere o tapete da sala, não é mesmo?

É preciso forrar a área toda com jornal ou tapetinho higiênico. Para isso, deve-se considerar o tipo de cachorro, se os tutores estão muito ou pouco presentes no dia-a-dia e qual espaço real que será destinado a ele: um cantinho do quintal ou uma área mais espaçosa?

Coloque o lugar do xixi e do cocô longe da comida e da água

Escolhido o local, muitas vezes os tutores querem colocar tudo aquilo que diz respeito ao cachorro no mesmo lugar: a caminha, a comida, a água e também o lugar das necessidades.

Isso pode até dar certo enquanto o cachorro é filhote, mas com um pouco mais de idade, aos 5 ou 6 meses, ele vai querer fazer suas necessidades o mais longe possível de onde ele come e dorme.

Os cães tem uma natureza de serem higiênicos, por isso a melhor organização para o cantinho do seu filhote é colocar a caminha, a comida e a água num canto e o banheiro canino do lado oposto.

Pouco espaço é igual a mais chances de acerto

Quando o cachorro chega em uma nova casa, é recomendável deixá-lo em uma área mais restrita e ir aumentando aos poucos, conforme ele for acertando o espaço para fazer suas necessidades. Enquanto o cão é filhote, não há problema, pois nesta fase ele não necessita de tanto espaço assim. Na medida em que for crescendo, ele vai precisar de áreas maiores. Tenha atenção para que o lugar tenha um tamanho compatível com o do animal, para que ele se sinta bem e confortável no momento do xixi, o que é muito importante para evitar também erros de alvo.

Acompanhe seu cachorro na hora das necessidades

No começo, procure ficar por perto quando o pet for ao banheiro, principalmente com filhotes, que fazem xixi o tempo inteiro. Normalmente logo após acordar eles já sentem vontade de fazer suas necessidades, então fique de olho e já leve seu pet para o espaço escolhido. Assim que ele fizer, parabenize e dê um petisco!

Elogie sempre que ele acertar

Você pode até pensar que acertar o lugar do xixi é uma obrigação do cão, mas a verdade é que ele precisa ser elogiado quando acertar. Por uma razão muito simples: as necessidades fisiológicas são algo natural e precisam estar associadas a algo bom.

Como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo: elogie sempre quando ele acertar

Ao perceber que é ignorado quando faz algo errado (o que pra ele não tem graça nenhuma) e que recebe elogios ao fazer a coisa certa, ele vai internalizando essa aprendizagem e vai preferir continuar com a boa conduta para ganhar atenção, carinho e recompensa!

Como agir quando o cachorro faz xixi no lugar errado?

Ok, agora você já sabe tin tin por tin tin sobre como ensinar seu cãozinho a fazer suas necessidades no lugar certo. Mas como em tudo na vida, antes de acertar a gente erra bastante. Não será diferente com os pets.

Ainda que você já tenha determinado o local e treinado seu cãozinho para isso, pode sim acontecer de ele fazer xixi no tapete, na frente do tutor, em lugares inapropriados.

Sair nervoso gritando com seu pet é a pior atitude possível para esse caso, pois as broncas podem deixá-lo ainda mais nervoso e o comportamento pode piorar.

Flagrou seu cachorro começando a fazer as necessidades no lugar errado? Pegue o pet, levante (a tendência é que ao fazer isso ele segure o xixi) e então o leve para o lugar certo. Ali ele provavelmente irá terminar o que começou. Terminado o trabalho, elogie ou dê um petisco.

Um caso clássico também é o do cachorro que busca o olhar do tutor e, bem na hora em que ele está olhando, faz xixi no meio do tapete. Alguém tem dúvida de que ele faz isso pra chamar atenção? Sim, a gente sabe o quanto é difícil manter a calma nesse momento, mas respire fundo e não brigue com seu cachorro. Tire-o dali, coloque-o em outro lugar e não limpe a sujeira na frente dele. E, claro, elogie quando ele acertar.

Fez no lugar errado? Limpe com os produtos certos

Se o cachorro fizer suas necessidades no lugar errado é necessário utilizar produtos específicos para tirar o odor que fica naquele lugar. O olfato do cachorro é muito aguçado, então é preciso tirar o cheiro para não correr o risco de o cachorro sentir e achar que aquele é o lugar certo. Do contrário, todo aquele trabalho de formiguinha treinando seu cão terá sido em vão.

No fundo, a regra essencial é uma só: é preciso ter paciência. Sim, paciência será a chave do sucesso. Tudo é uma questão de treino e em algum momento ele aprende. Agora que você já sabe como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo, confira outros cuidados importantes para seu filhote crescer disciplinado.

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites