Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Como ensinar o nome do cachorro

Como foi a escolha do nome do seu cachorro: já existia uma preferência ou foi por votação? Esta deve ter sido umas das primeiras coisas pensadas assim que ele chegou em casa, não é mesmo? Não pense que o trabalho acaba por aí, porque, depois de escolher, é hora de saber como ensinar o nome do cachorro para quem mais interessa: ele mesmo!

Exercício de adestramento

Como ensinar o nome do cachorro: tutora brincando com seu cão

Em primeiro lugar, a tarefa pode ser difícil e até cansativa. No entanto, saber como ensinar o nome do cachorro é o primeiro exercício de adestramento canino, pois uma série de aprendizados e tarefas de obediência dependem de o tutor conseguir se comunicar e chamar a atenção do seu cão.

Só que esse tipo de ensinamento vai muito além e é essencial para que você crie uma boa relação com seu peludo, ficando mais próximo e fortalecendo vínculos. Afinal, um cachorro não espera grandes atitudes de seu tutor, apenas carinho. E tudo isso começa no nome!

Escolher um nome adequado

Claro que cada cachorro tem o seu tempo de aprendizagem, ainda assim alguns cuidados podem facilitar esse processo. Como ensinar o nome para o cachorro se ele é longo demais e nem o tutor consegue pronunciá-lo direito?

A melhor escolha são palavras curtas e de fácil pronúncia. Outro detalhe: para todo nome sempre temos um ou alguns apelidos possíveis, porém, no início, evite chamá-lo pelo apelido para não confundi-lo. Igualmente importante é sempre demonstrar alegria ao chamar seu cão para que ele associe o nome a coisas boas.

Essas são apenas algumas dicas para que a escolha do nome facilite também a sua vida. Mas não custa lembrar: ele será seu companheiro, então você tem a liberdade de escolher o nome que você quiser!

Captar a atenção

Além de usar o nome naturalmente no dia a dia, é preciso sim ter um tempinho para fazer algumas práticas. Atenção apenas para não cansá-lo: escolha um momento em que ele estiver bem tranquilinho para isso.

Antes de tudo, o primeiro objetivo deverá ser o de captar a atenção do cachorro, ou seja, conseguir que ele te olhe por um instante. Não necessariamente olho no olho, mas apenas prestar atenção para que fique mais fácil se comunicar com ele depois de dizer seu nome.

Como ensinar o nome do cachorro: cachorro olhando para o seu dono.

Para isso, use petiscos: mostre um pedaço de comida e logo em seguida feche a mão e aguarde um pouco com o punho fechado. Seu cachorro tentará pegar a comida de todos os jeitos, batendo a pata na sua mão ou até mordiscando. Ignore tudo isso e mantenha a mão fechada.

Pode demorar, mas em algum momento ele irá cansar. Então diga seu nome e quando ele olhar parabenize seu amigo e dê a comida. Pode ser que, durante as primeiras repetições, ele não responda adequadamente ao exercício. Não desanime e continue repetindo até que ele preste atenção em você.

Para que o exercício tenha efeito, o ideal é repeti-lo diariamente de 5 a 10 minutos, mais do que isso pode aborrecê-lo. Em quanto tempo ele vai aprender varia muito: se uns cachorros precisam de até 40 repetições, para outros 10 são suficientes.

Após conseguir captar a atenção de seu cãozinho, você deve tentar aumentar a duração do comportamento até três segundos. Pegue uma guloseima, feche em suas mãos, diga o nome do cão e espere. Conte três segundos, elogie e dê a comida.

Na medida em que o exercício for funcionando, aumente gradualmente o tempo que o cachorro fica te olhando até conseguir pelo menos três segundos em 5 repetições sucessivas.

Em movimento

Quando os exercícios estáticos de petisco, nome e prêmio estiverem dando certo, é hora de passar para a próxima etapa: captar a atenção quando o tutor estiver em movimento.

Ainda que seja natural que os cachorros prestem mais atenção assim, nem todos respondem da mesma forma.

Comece com movimentos leves, mexendo o braço da mão que estiver segurando a guloseima, por exemplo, e vá aumentando de forma gradual, afastando-se com um passo ou dois. Repita quantas vezes achar necessário, mas a aula acaba quando ele não estiver mais atento. A chave para o sucesso é muita paciência, carinho e respeito aos limites do pet.

Distraído e em ambientes externos

Quando você perceber que seu cão está tirando nota 10 nos treinos anteriores, é hora de irmos para uma nova fase. Neste momento, a ideia é chamar atenção quando ele estiver distraído. Se ele atender e for até você, o que deve ser feito? Recompensa, com alegria, amor e comida.

É também importante treinar fora do ambiente de casa, pois diferentes estímulos podem desconcentrar o cachorro. Como nos outros exercícios, aumente a dificuldade de forma gradual: comece no seu jardim ou em um parque vazio e passe para lugares mais movimentados.

Dicas para os treinos de como ensinar o nome do cachorro

  1. Não use o nome do seu cachorro em vão, pois se você não reforça o comportamento quando ele olhar para você, ele não vai prestar atenção quando for chamado.
  2. No exercício de ficar segurando a comida, o cachorro pode acabar machucando o tutor. Se ele empurrar com força, fique com a mão junto à coxa para ter mais firmeza. Você também pode segurar o petisco na altura do ombro e longe do cachorro.
  3. Escolha um local calmo e livre de distrações nos exercícios. Se o lugar não estiver funcionando e o cachorro se mostrar muito distraído, o melhor é eleger um novo ambiente ou tentar fazer as tarefas em outro horário.
  4. Uma regra que não pode ser deixada de lado em nenhum treinamento: premiar e elogiar o cachorro sempre que ele responder positivamente à chamada, assim ele sempre irá associar o nome a coisas boas.
Como ensinar o nome do cachorro: vários cães um ao lado do outro posando para foto.

O nome do cachorro será apenas o primeiro de muitos comandos que você precisará ensinar ao seu amigo de quatro patas. Aos poucos, outros exercícios de aprendizagem aparecerão, como ensinar o cachorro a fazer necessidades no lugar certo. Para todas as sessões de treinos o importante é ter disciplina, sem perder a ternura.

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites