Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Coração de Cachorro - Setembro Vermelho

Campanha de prevenção, conscientização e cuidado com a saúde do coração do cachorro

O coração do seu cão merece esse cuidado

Sem o coração, não há vida. E isso vale para nós, seres humanos, e também para outros animais. Aqui nós vamos falar dos cães e que o seu coração precisa de atenção a todo o tempo, em especial bem no começo da sua jornada.

Responsável por bombear sangue para todo nosso corpo e assim fazer com que todos os outros órgãos sejam abastecidos pelo oxigênio e demais nutrientes indispensáveis ao bom funcionamento do nosso sistema imunológico, o coração canino não age de forma diferente se comparado ao coração humano, porém, o cuidado deve ser redobrado acerca de doenças cardíacas precoces, pois eles estão mais suscetíveis a doenças e complicações do tipo do que nós, e levando em consideração sua expectativa de vida inferior à nossa, acompanhar periodicamente como vai a saúde do seu pet através da realização de checkup anual para detectar possíveis problemas cardíacos é uma missão pontual e essencial do tutor.

Assim chega, em setembro, a campanha de prevenção e detecção de doenças cardíacas chamada Setembro Vermelho. Uma genuína iniciativa de amor e precaução para que seja cada vez menor o número de cães que sofrem com problemas no coração que poderiam ser tratados e até sanados caso fossem descobertos antes mediante diagnóstico e orientações veterinárias adequadas.

Por se tratarem de doenças silenciosas e até pouco características nós precisamos integralmente da ajuda do veterinário para identificar e constatar se o nosso pet é portador de alguma doença relacionada ao coração e o que precisamos fazer a partir do momento em que a disfunção é confirmada.

Checkup Anual

Se, por um lado, o cenário ideal é descobrir a presença da doença o quanto antes, preferenciando os primeiros meses de vida, quando isso não é mais possível porque o seu cão já não é mais um baby pet, o que resta é aproveitar a primeira oportunidade e exigir do veterinário o checkup anual. Sabemos que os cães estão vivendo um pouco mais além da sua expectativa de vida habitual, mas isso também favorece o aparecimento de problemas de saúde, que podem desencadear em qualquer fase, sendo que a incidência maior se dá a partir dos 5 anos.

Não por acaso é a partir desta idade que a denominada Doença Valvar Crônica Mitral (DVCM), principal cardiopatia que os cães desenvolvem, surge. A enfermidade se dá quando a válvula mitral, que controla o fluxo do sangue do ventrículo esquerdo até o átrio esquerdo do coração e também na artéria aorta não fecha como deveria fechar, fazendo com que parte do sangue retorne ao átrio, culminando no conhecido sopro do coração, por exemplo, problema já conhecido pelos humanos e que também pode prejudicar a vida dos cães, com o detalhe de que os machos de pequeno porte (pesando até 20 quilos) são os mais afetados. Contudo, não só o sopro é consequência da doença como também a anomalia chamada coração grande e excesso de líquidos nos pulmões, o que certamente compromete sistema circulatório, rins e fígado.

Principais Sintomas

Como falamos, as doenças de cunho cardíaco costumam ser silenciosas, mas todo tutor sabe bem quando o seu cachorrinho apresenta um comportamento diferente do habitual. É nesse momento que a preocupação deve surgir e levar em conta que, talvez, não seja apenas uma mudança de humor ou algo até relacionado a idade.

Então, ao notar súbita perda de apetite, tosse e engasgos frequentes, mais necessidade em ingerir água, dificuldade e preguiça para se locomover, cansaço imediato ao executar atividades do cotidiano, como buscar uma bolinha, brincar ou se alimentar você já sabe: médico veterinário pra já! Com a doença avançando também evoluem riscos e dificuldades que podem levá-lo até à morte. E a gente não quer nem pensar que a falta de um gesto, uma atitude tão simples pode resultar numa perda irreparável para você e quem mais ama de paixão o seu cãopanheiro.

Diagnóstico

Aqui na Black White Pet o procedimento é bem tranquilo e simples: a Tia Eloá vai ouvir o som do coração do peludinho com o estetoscópio, que vai ajudar a descobrir se existem sopros ou outras disfunções nos batimentos do pet. Caso exista, aí não terá jeito: ele vai necessitar de exames específicos e apurados como um raio x, ecocardiografia ou eletrocardiograma.

E como é o tratamento?

A forma como a doença, se detectada, será tratada depende muito do problema cardíaco que o seu pet desenvolveu, porte físico e, principalmente, as orientações e considerações do médico veterinário . Nada de descobrir a doença e depois querer resolver com dicas de internet ou de conhecidos. Não caia nessa e evite o pior. Assim como nós, cada cão tem a sua particularidade e o único profissional que pode dizer o que ele, de fato, deve consumir para tratar da doença e aliviar os sintomas é o veterinário.

E quais raças mais sofrem com isso?

Geralmente são os pets de porte menor que passam maus bocados por causa de problemas no coração, contudo, essa não é uma regra e você deve apoiar o Setembro Vermelho e aproveitar o momento até para levar aquele seu Pastor Alemão imponente para o checkup anual.

De todo modo, estas são as raças que desenvolvem doenças cardíacas com mais frequência:

  • Shih Tzu
  • Schnauzer Miniatura
  • Beagle
  • Pinscher
  • Yorkshire
  • Teckel Miniatura
  • Poodle Toy
  • Spitz Alemão
  • SRD

A Campanha

A campanha Bate Bate Coração - Setembro Vermelho promovida pela Black White Pet conscientiza sobre a doença valvar crônica mitral (DVCM) e reforça o fato de que todo tutor deve levar o seu pet ao médico veterinário regularmente para evitar surpresas nada agradáveis sobre a saúde do seu melhor aumigo.

Portanto, não perca mais tempo e marque agora mesmo uma visitinha para a Tia Eloá, pois ela está mais do que inteirada sobre o assunto e tem todo o profissionalismo e carinho para cuidar da saúde do seu cãozinho da melhor forma possível. Neste mês de setembro realizaremos um check up com valores diferenciados.

Levando a informação aos veterinários e tutores, o Setembro Vermelho promove o senso de coletividade, responsabilidade e proteção que devemos ter ao pensarmos na fragilidade dos cães e o quanto eles, indiscutivelmente, precisam de nós para viverem felizes e com o coração tranquilo, LITERALMENTE.

Não se esqueça: quem ama, cuida. E quem ama pets e entende o quanto eles precisam de nós, tutores, cuida ainda MAIS!

#setembrovermelho
#batebatecoração
#saudecoracaopet


Compartilhe com seus amigos:


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites