Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Cuidados com a audição canina no fim de ano

Os fogos de artifício estão entre as principais tradições das festas de fim de ano. A cultura é proveniente da China, no entanto, o que pode ser divertido e bonito para nós humanos, pode ser uma verdadeira tortura para a audição canina.

Uivos, agitação, tremedeira e até a procura por lugares para se esconder são sinais de que o cachorro pode estar com medo do barulho. Isso acontece porque a audição canina é muito mais apurada do que a nossa, além disso, todos os estouros e barulhos fazem com que o animal ache que está acontecendo alguma coisa, mantendo-o em estado de alerta.

Cuidados com a audição canina no fim de ano: cachorro deitado com as orelhas em pé observando.

Agora uma coisa é certa, se esses barulhos assustam até a gente, imagine os animais? Os fogos de artifício podem ser extremamente desconfortáveis, com isso, os foguetórios viraram os maiores inimigos dos pets, podendo causar choros compulsivos, tremedeiras, e até coisas mais sérias, como convulsões e acidentes fatais.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar seu pet a se acalmar e lidar com os barulhos durante as festas.

Como acostumar um cachorro com os fogos?

A melhor forma de evitar que o animal se sinta assustado com o barulho dos fogos é acostumando-o com esse tipo de som, contudo, para que isso ocorra é necessário um processo gradual.

A melhor forma de começar a acostumar o animal com o barulho é desde filhote, afinal, se o animal adquirir trauma dos sons, será mais difícil e trabalhoso acostumá-lo.

Para começar a acostumar o animal com os barulhos externos e até com os fogos, é ideal fazê-lo associar o som a algo divertido e bom. Uma boa prática é brincar com ele ao mesmo tempo em que projeta uma trilha sonora ambiente com barulho de fogos de artifício. Mas lembre-se: o som deve estar bem baixinho e você deve ir aumentando conforme o pet for se acostumando.

Enquanto rola a trilha sonora de fogos, aproveite para brincar e distrair o pet. Jogue brinquedos, faça carinho, promova atividades interativas.

Outra dica interessante é oferecer um petisco quando os barulhos começarem, dessa forma, ele vai compreender que o som de fogos significa a hora do petisco.

Para os cachorros que já estão traumatizados e sentem muito medo do barulho, é importante ter muita paciência na hora de treinar. Além disso, é preciso ir com calma e não forçar tanto o animal, portanto, se notar que ele está muito incomodado, pare e deixe para outro momento.

Conheça 6 dicas para ajudar seu pet a se acalmar durante as festas

1. Evite fugas

Quando os animais se sentem assustados, é muito comum que eles procurem fugir ou se esconder.

É justamente durante as festas de fim de ano que o índice de animais perdidos acaba aumentando em algumas regiões, especialmente nas litorâneas, onde a intensidade dos fogos de artifício acaba sendo maior.

Por isso, se certifique de manter os portões e as portas bem fechadas. Caso esteja com parentes ou vistas em casa, atente-os para que sigam estas regras.

2. Não use coleiras e correntes

Coleira, apenas com plaquinha de identificação contendo nome do pet e do tutor, telefone e endereço do animal.

Fora isso, evite prender o animal durante as festas. Quando os animais ficam com medo, eles podem acabar se agitando mais do que o normal, o que pode causar ainda mais estresse e acidentes. Dependendo da intensidade com que o animal se movimenta, ele pode acabar se enforcando ou desenvolvendo hematomas sérios.

3. Prepare um lugar seguro e confortável

Ao se sentir com medo ou assustado, é possível que o animal vá procurar abrigo. Portanto, deixe uma caminha confortável em algum local onde ele gosta de ficar. Se certifique de deixar próximo dela brinquedos que ele goste, petiscos, comida e água fresca.

4. Esteja sempre por perto

Não é porque você está com convidados em casa que pode largar o pet sem atenção. Pelo contrário; além de o animal já se sentir agitado devido a quantidade de pessoas em casa, ele também estará assustado com os fogos. Portanto, brinque com ele, ofereça petiscos, faça carinho.

Cuidados com a audição canina no fim de ano: tutora abraçando seu pet confortavelmente.

Caso as visitas topem, melhor ainda! Todo mundo pode brincar junto e ele se sentirá ainda mais especial e amado, assim será muito mais fácil enfrentar os barulhos.

5. Use protetores auriculares para preservar a audição canina

Os protetores auriculares não são capazes de excluir totalmente os sons que vem dos fogos, mas eles amenizam bastante a intensidade. Para evitar o mal-estar, procure por esses produtos e vá acostumando o seu pet a usá-los, assim, nos dias de foguetório não há estresse na hora de colocar o protetor.

6. Contate um veterinário

Caso o animal sinta muito medo, consulte um veterinário de confiança e explique o seu problema.

Em alguns casos é necessário realizar a aplicação de calmantes para o cachorro. Além disso, pode ser que o veterinário indique alguns produtos para o ambiente que ajudam a acalmar o animal.

Hoje em dia, já existem algumas espécies de difusores, sprays ou pipetas com loções calmantes semelhantes aos feromônios das mamães caninas, esses produtos ajudam o animal a se acalmar e se sentir seguro. Mas lembre-se, antes de usar algo do tipo, peça opinião de um especialista!

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites