Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Cuidados com braquicefálicos

O charme irresistível dos olhos esbugalhados e do focinho achatado conquistou o coração dos amantes de cães e gatos e tornaram essas raças populares até na cultura pop, o que muita gente não sabe é que os cuidados com braquicefálicos são bem mais complexos.

Esses animais sofrem com diversos problemas de saúde. Quem pretende ter um bichinho desses deve ter consciência e responsabilidade, pois eles demandam atenção e os cuidados com braquicefálicos são redobrados.

O que são raças braquicefálicas?

Animais braquicefálicos sofrem de uma condição física que provoca achatamento do crânio, tornando a cabeça mais larga quando vista de frente e mais alta quando vista de perfil.

Cuidados com braquicefálicos: close em um buldogue francês.

Essa característica foi criada propositalmente há muitos anos, quando criadores buscavam criar um cachorro com maxilar inferior proporcional ao tamanho do corpo e maxilar superior encurtado. O resultado foram os cães de crânio largo, rosto achatado, focinho e ossos nasais curtos, narinas pequenas e olhos saltados.

É comum que esses cães sofram da síndrome braquicefálica, provocada pelo palato mole, que bloqueia as vias aéreas, causa problemas na faringe, podendo gerar obstrução na passagem de ar, e apresentando narinas pequenas, que dificultam a respiração.

Tudo isso provoca sintomas como dificuldade para respirar, ronco, respiração ofegante, cansaço excessivo após praticar exercícios e falta de ar. No calor, eles tendem a sofrer ainda mais, pois os cães controlam a temperatura corporal por meio da respiração, e no caso dos braquicefálicos isso pode ser um grande desafio.

Além dos problemas respiratórios, os cuidados com braquicefálicos incluem os olhos e os dentes. Os olhos esbugalhados não são totalmente alcançados pelas pálpebras, resultando baixa produção lacrimal e excesso de secura, além de muitas vezes se projetarem para fora das órbitas, o que pode exigir intervenção cirúrgica.

O posicionamento errado dos dentes, provocado pelo maxilar inferior proeminente, causa dificuldade para comer e aumenta as chances de problemas dentários, já que os dentinhos ficam expostos e acumulam sujeira.

Raças braquicefálicas

O Pug é a raça de cães braquicefálica mais conhecida, ao lado do Buldogue Francês e Buldogue Inglês. Além desses, estão inclusos o Boston Terrier, Boxer, Lhasa Apso, Shih Tzu, Mastiff e Pequinês.

Entre os gatos, o Persa é o mais comum, mas também são braquicefálicos o Birmanês, Exótico e Himalaio.

Cuidados com braquicefálicos: como cuidar do seu pet

Deu para ver que os cuidados com braquicefálicos são mais delicados que os cuidados com outras raças, não é? É importante se informar muito antes de ter um cão ou gato com essa condição para ter certeza que você tem possibilidade de oferecer tudo que o pet precisa para ter qualidade de vida.

Cuidados com braquicefálicos: close em um gato persa descansando.

A boa notícia é que eles compensam isso com muito amor e carinho, já que são raças extremamente dóceis! Então atenção às dicas para cuidar desses bichinhos.

Fuja do calor

Animais braquicefálicos têm dificuldade de termorregulação e sofrem de aumento excessivo da temperatura corporal (hipertermia), principalmente em regiões mais quentes e durante o verão. Quando expostos a essas situações a respiração se torna ofegante e a frequência cardíaca aumenta, podendo causar consequências graves.

Evite passear nos horários mais quentes e sempre cheque a temperatura do asfalto, pois a termorregulação também ocorre por meio das almofadinhas das patas - além, é claro, do risco de as patinhas se queimarem em um piso muito quente.

Faça passeios curtos, respeitando o ritmo do pet, e ofereça água fresca em abundância. Cuidado com piscinas, pois esses animais têm dificuldade para respirar na água. No máximo, ofereça um balde com água para que se refresque, coloque uma toalha úmida ou borrife água no dorso e patinhas para refrescar.

Para as raças de pelo longo, a tosa ajuda na redução da temperatura corporal, mas deve ser feita por um profissional especializado.

Mantenha os ambientes resfriados

Dentro de casa, ofereça água em abundância e coloque algumas pedras de gelo na tigela, além de distribuir toalhas molhadas para resfriar o ambiente. O ar condicionado é uma excelente alternativa, mas, se não for possível, ventiladores são suficientes.

Atenção aos olhos

O fato de não fechar totalmente os olhos faz com que as lágrimas não caiam com facilidade, provocando inflamações, como o olho de cereja, que demanda cirurgia para remoção. Além disso, puxar os pelos de cima da cabeça ou uma pancada na parte de trás do crânio pode deslocar os olhos, sendo necessário cirurgia corretiva.

Limpe sempre a região ocular com o auxílio de um cotonete com soro fisiológico e use coleira peitoral para evitar impactos na cabeça.

Tendência à obesidade

As raças braquicefálicas (assim como qualquer outra) devem ter alimentação controlada e orientada por veterinário, pois o fato de não poder fazer muitos exercícios físicos pode levar ao aumento de peso, que, consequentemente, aumenta a dificuldade para respirar e, em longo prazo, pode levar a problemas sérios, como doenças cardíacas, diabetes e luxação da patela.

Viagens de avião

A pressurização do avião torna o ar frio e rarefeito e isso, somado ao estresse da viagem, dificulta muito a respiração do animal. Algumas companhias aéreas, inclusive, não aceitam cães e gatos braquicefálicos em seus voos para evitar riscos, mas as que aceitam recomendam que o animal seja levado junto ao tutor.

Para cuidados com braquicefálicos, além de vacinação, banho, tosa e creche, conte com a Black White Pet!

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites