Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Cuidados com seu Pet no verão

Saúde canina e qualidade de vida

Cachorro bebendo muita água em dia quente de verão

O verão chega e junto com ele as mesmas questões: muito Sol, muito calor, tempo abafado, chuvas torrenciais, seguidas de um tempo ainda mais quente e difícil de lidar. Não é? Nossa conta de luz vai às alturas, haja protetor solar e fazer uma simples caminhada é uma tarefa bem complicada com temperaturas tão elevadas. Mas e os nossos cachorrinhos? Como eles lidam com a estação mais quente do ano? Passando por, praticamente, pelas mesmas dificuldades que os seres humanos, sem dúvida.

Cães possuem uma sensibilidade às mudanças climáticas muito intensas, além de peculiaridades relacionadas ao seu processo de transpiração e retenção de calor no seu corpo, o que se explica pelo fato de que, diferente da gente, os cães não usam as glândulas sudoríparas para regularem a temperatura da pele e eliminar o suor, mas sim a sua boca e língua, que trabalham em conjunto com os pelos para fazer a função de resfriar seus corpinhos quando estão cansados ou sentindo muito calor.

Mas é aí que entra você, tutor, que através dessas super dicas que a Black White Pet traz aqui no blog vai saber direitinho como lidar com seu cão e que tipo de atividades, procedimentos, hábitos e atitudes podem fazer total diferença na rotina e bem estar dele durante essa época.

Sol demais, passeio pela manhã de MENOS

Pense na seguinte situação: você sai de casa lá pelas 10h da manhã, sem sapato algum e vai à rua num dia de Sol e extremamente quente fazer uma caminhada intensa. O que acontece? Seus pés vão queimar, a caminhada ficará totalmente comprometida, você precisará de cuidados e uma boa tigela com bastante água fria e gelo nos pé por um tempo.

Agora, pense no seu melhor amigo canino indo com você. Acha que acontece algo diferente disso? Sim, acontece, pois você não sairá descalço em dias de Sol como falamos no exemplo acima, mas o seu doguinho sim. E aí quando você insiste que ele tenha contato das suas patinhas com o asfalto quente saiba que esta é a pior coisa que você pode fazer com ele nesses dias.

Além de queimarem as patas, cães transpiram bem menos que nós e qualquer atividade sob calor intenso pode causar queda de pressão sanguínea, dificuldade de locomoção, estafa e cansaço excessivo, levando até a danos maiores e mais graves. Por isso, levar o cão para passear logo nas primeiras horas do dia ou pelo fim da tarde e comecinho da noite é a melhor pedida.

Água fresca SEMPRE

O cão também precisa se hidratar em dias quentes e deixar água fresca é não só um hábito propício para a estação mais quente de todas como para todas as outras do ano. Porém, o adicional a essa prática no verão é resfriar a água, mas não muito. Deixar numa temperatura mais agradável e refrescante alivia a sensação de calor que o cão sente.

Se puder tosar, ÓTIMO.

Quando o cachorro pode ter o pelo tosado nesse período sem que tal atitude afete seus mecanismos naturais de defesa, funcionamento do corpo é recomendado que você, tutor, o faça.

Não é uma unanimidade e requer consulta ao médico veterinário de acordo com a raça do cão e função da pelagem, vale lembrar, mas é levado em consideração sim que a tosa adequada e personalizada pode trazer para o cão um alívio e tanto. Então, basta tirar a dúvida com o seu médico veterinário antes de tomar essa decisão. Ok?

Ventilador ou ar-condicionado vão BEM

Ter em casa cães de raças mais resistentes ao inverno do que ao calor como Husky Siberiano, Samoieda, a raça de cachorro Chow Chow e outras implica em alguns cuidados no verão para que eles não sofram tanto com altas temperaturas e sensações desagradáveis. E um deles está em oferecer ao pet ventilador ou ar-condicionado, atenuando a sensação quente provocada pelo clima.

Pet dentro do carro? NEM PENSAR

Uma recomendação pouco falada mas de extrema atenção e relevância é não deixar o seu animal dentro do carro de forma nenhuma, nem mesmo com janelas abertas ou com frestas. Com o calor a estrutura dos automóveis fica superaquecida e deixar o seu amiguinho lá dentro pode causar nele um mal estar graças à sensação térmica do ambiente.

O ideal é levar ele com você e mesmo que seja algo rápido, não arriscar a vida do cão por algo tão simples e prático de ser evitado.

Muito calor pede muita ÁGUA

E não só para matar a sede mas também para refrescar o corpo, sem dúvida. Quando você perceber que o seu peludinho está muito aflito e ofegante não pense duas vezes antes de dar um caprichado banho frio nele para que a temperatura do seu corpinho fique mais controlada e suportável.

Para cães de pelos muito cheios você pode optar por apenas passar a mão molhada neles, já que secar vai piorar ainda mais a sensação de calor por conta do secador e da escovação.

Mantenha o cão sempre na SOMBRA

Em dias de temperaturas altas, beirando os 40 graus, certifique-se de que o cão terá um espaço sombreado para que não passe o dia inteiro exposto ao Sol e ele acabe passando mal por conta do calor. Lembrando que a casinha dele é um espaço à parte do ambiente global no que ele transita ao longo do dia, então, não conte com ela como espaço sombreado.

Nem todo cão sabe nadar, CUIDADO

Existem raças de cães que simplesmente adoram a água, como Labrador e Pastor Alemão. E aí é comum que os animais se joguem em piscinas e tonéis para se refrescar e também brincar, se divertir. Porém, muita atenção porque nem todos os cães conseguem nadar por muito tempo ou entendem o limite entre segurança e afogamento. Deixe ele curtir, mas fique atento e perceba quando ele quiser sair e encerrar a farra.

Focinheiras? Só as ABERTAS

Para cães de personalidade e humor mais difíceis é comum que a irritabilidade aumente devido ao calor, mas ainda assim é bom evitar fochinheiras fechadas que prejudicam a respiração do pet em dias abafados. Nesse caso, escolha focinheiras abertas e que não vão tampar a boca do animal.

Como as dicas apontam, não é difícil melhorar a qualidade de vida do seu pet ao longo do verão, basta que você tenha total atenção quando o assunto é o calor tropical do nosso país.

Ficar atento e usar as dicas para aliviar sensações incômodas da época pode garantir que você e o seu pet tenham um verão agradável, tranquilo e sem nenhum problema, viu? Mas você também pode contar com a Black White Pet para um super banho e tosa caprichada ou também, deixá-lo aqui com a gente em nosso Hotel para cachorros, quando não puder estar em casa, para que o seu amigo usufrua de dias tranquilos, felizes, animados e com todas as precauções necessárias nos dias de temperatura elevada, em especial o atendimento personalizado que faz total diferença na vida do seu baby canino e na sua também!

Com certeza vai ser bem melhor do que ficar em casa, num calor danado e sem você por perto, não concorda? Então, entre em contato e vamos juntos fazer deste verão o melhor de TODOS para você e seu cãozinho! ;)

Filhote brincando com um bebê

Compartilhe com seus amigos:


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites