Home
 
Empresa
 
Banho e Tosa
 
Creche e Hotel
 
Veterinário
 
Galeria
 
Blog
 
Contato
Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Dermatite em cães e gatos

O que são as dermatites em cães e gatos?

Cachorro e gato em uma convivência saudável

Em dias de verão, a gente tira um tempinho para tomar um Sol e acaba passando do ponto, literalmente. Em fração de minutos, a nossa pele já começa a pedir socorro: incômodo, calor e muita, mas muita coceira. E como coçar um local que está queimado e visivelmente prejudicado pelos efeitos de uma queimadura, vezes de segundo grau, vezes até de primeiro grau? Difícil, não é mesmo?

O jeito é tomar muitos banhos gelados, não economizar no hidratante, esperar que o corpo se recomponha e você entre no conhecido processo de descascar, deixando que a pele morta dê lugar para uma pele saudável novamente.

Se é assim para você em situações específicas como a descrita acima, imagina só como é difícil para cães e gatos conviverem diariamente com a dermatite, doença frequente em cerca de 70% dos pets entre um e três anos de idade e que se caracteriza pelo desconforto, ressecamento, coceira, inflamação da pele e aparecimento de bolhas e feridas na face, região lombar, abdômen, orelhas e patas, mas também podendo tomar todo o corpo do animal.

Diversas raças são suscetíveis a doença, que pode se manifestar, em raros casos, antes mesmo do animal completar seis meses de vida. Os principais causadores são fungos, bactérias, estresse, distúrbios emocionais, muita umidade no corpo, pelagem vasta e fatores genéticos ou doenças de cunho endócrino.

É importante que você, tutor, saiba que existem vários tipos de dermatite, sendo que as mais comuns entre cães e gatos são as seguintes:

Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparitas (DAPE)

Transmitida pela saliva de pulgas e carrapatos que se hospedam em cães e gatos, surge com mais frequência nas regiões de clima úmido e quente e tem como principais sintomas a intensa coceira na região lombar e posterior perda de pelos ao redor da região lesionada.

Dermatite Atópica (DA)

Sem cura e contando apenas com o tratamento e controle corretos, este tipo de dermatite é a mais comum entre os animais e desencadeia a inflamação crônica na pele, coceiras intensas em várias regiões do corpo, depressão e perda de apetite. Não é contagiosa e pode se potencializar através do contato da pele com itens de limpeza, produtos químicos e até alguns alimentos.

Como você pode ver, a dermatite é uma inimiga poderosa para nossos pets amados. Poderosa sim, mas não invencível, já que uma série de cuidados podem ser providenciados para melhorar a vida deles ao longo da convivência e tratamento dessa enfermidade.

O primeiro deles é procurar o médico veterinário, que ao analisar o pet através de exames e do seu olhar mais clínico dará o diagnóstico completo e apurado acerca da situação, indicando medicamentos adequados, que não apresentam riscos de intoxicação ou envenenamento e que atuarão de forma mais específica no tratamento da dermatite, seja ela dermatite alérgica ou dermatite atópica.

Apenas o médico veterinário, pode descobrir as causas e confirmar se, de fato, o seu animal está sendo vítima de algum tipo de dermatite. Para isso, claro, ele conta também com os seus relatos precisos sobre o ambiente no qual o pet está inserido e os sintomas físicos e psicológicos que você observou desde que a coceira, vermelhidão e demais elementos prejudiciais que apareceram no pet.

Outro cuidado importante está no banho, que mesmo sendo um dos momentos mais rotineiros na vida do pet deve ser conduzido com muita atenção e zelo para que as feridas e a sensibilidade da pele do animal não fiquem ainda mais vulneráveis a novas bactérias, fungos e parasitas diversos, além de necessitar de delicadeza total para não machucar.

Lembramos também que o cão ou gato não podem ser expostos ao calor de secadores ou banhos muito quentes, seja em banhos caseiros ou realizados em pet shops, pois são dois fatores que favorecem a proliferação da dermatite. O ideal é que o tutor esteja ciente sobre o estado atual do pet e repasse isso para quem conduzirá os banhos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a dermatite e como ela pode ser uma vilã na sua vida e na vida do seu pet de estimação caso não tenha o acompanhamento e cuidados pertinentes para que ela não se intensifique e prejudique saúde e bem-estar do animal, siga a dica da matéria e procure o médico veterinário ao menor sinal dos sintomas da doença.

Aqui na Black White Pet a Tia Eloá atende com muito profissionalismo, carinho e experiência cachorrinhos e gatinhos que precisam de cuidados e atenção redobrada caso estejam sofrendo com dermatites e outros tipos de enfermidades.

Traga o seu pet para a Black White Pet e fique despreocupado. A dermatite pode não ter cura e ser uma pedra no seu sapato - e nas patinhas do seu amiguinho, porém, a Tia Eloá te dará todas as orientações e prescrições ideais para que ela seja só um detalhe - ao qual vale estar atento, vale frisar – no meio de uma vida cheia de muita diversão, saúde, alegria e sorrisos entre você e seu parceiro mais que especial!

Nosso endereço

Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP

Nossos telefones

(11) 2425-2935
(11) 4803-7000

Nosso AUtsapp

(11) 97101-4379


Compartilhe com seus amigos:


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites