Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Enriquecimento ambiental para pets

Se tem uma coisa que todo mundo sabe é que os cachorros são descendentes diretos dos lobos. Com isso, sua vida ancestral era cheia de atividades diárias, que iam desde a caça até a busca por água e abrigo.

Os ancestrais dos cachorros tinham uma vida bem agitada, no entanto, conforme foram sendo domesticados, esses animais passaram a ter tudo de maneira mais fácil, sem precisar caçar ou procurar abrigo. O conceito de enriquecimento ambiental surgiu pensando, justamente, nisso.

Enriquecimento ambiental para pets: cachorro segurando uma bola com a pata estilo jogador.

Não é porque os animais tem tudo fácil que eles estão super confortáveis. Devido a correria da vida moderna, muitas vezes os animais passam os dias sozinhos em casa enquanto seus tutores saem para trabalhar.

Os pets acabam tendo uma vida parada, sem muitas atividades, o que acaba sendo prejudicial tanto para sua saúde física quanto mental. Por isso, é fundamental que os animais domésticos sejam constantemente estimulados, e uma das melhores formas de fazer isso, é promovendo o enriquecimento ambiental.

O que é enriquecimento ambiental?

O enriquecimento ambiental é uma forma de deixar o ambiente em que os animais vivem mais divertido e atrativo, de forma que os pets possam ter atividades diárias enquanto ficam sozinhos em suas casas.

O enriquecimento ambiental ajuda o animal a se manter mais focado e entretido. Além disso, suas próprias características, como olfato, audição e os instintos de caça e exploração acabam ficando mais estimuladas e aguçadas.

Como promover o enriquecimento ambiental para os pets em casa?

Embora o enriquecimento ambiental seja composto de uma técnica simples, não basta apenas deixar um brinquedo para o animal enquanto você está fora de casa. É preciso que a casa fique atrativa como um todo.

É importante investir em brinquedos especiais e interativos, capazes de proporcionar diversão e interação entre você e seu animal de estimação.

Os brinquedos inteligentes são elaborados especialmente para que o pet fique distraído durante grande parte do tempo. Hoje em dia, esses brinquedos estão cada vez mais comuns e com isso, são facilmente encontrados em pet shops.

Enriquecimento ambiental para pets: cachorro deitado na sua almofada roendo um osso.

A maioria dos brinquedos interativos são recheados, ou seja, você pode inserir dentro do brinquedo alguma recompensa, como ração ou petiscos. O brinquedo funciona de forma que o animal fique entretido tentando pegar o que está lá dentro.

Outra dica bacana para distrair o animal, é escondendo os petiscos pela casa. Mas, para isso, prefira os petiscos que possuem aromas mais intensos, para ter certeza de que o pet irá achar.

Coloque próximo dos lugares que seu animal gosta de ficar, mas de forma que não fiquem tão fáceis de encontrar. Por exemplo, se seu cachorro gosta de ficar na cama quando você sai de casa, esconda atrás das almofadas, embaixo da cama, atrás de algum móvel que seja fácil de pegar, mas não tão fácil de encontrar!

Esta brincadeira irá ajudar o cachorro a estimular seu olfato e a recompensa para isso será o petisco.

Cubos de gelo = diversão

Aposto que você já viu a dica dos cubos de gelo por algum lugar! Esta ideia é baseada em colocar um petisco ou algumas rações em forminhas de gelo para congelar. O animal ficará horas entretido tentando “resgatar” o petisco do gelo.

Esta é uma ótima dica para os dias quentes. Além de promoverem a interação, ajudam o animal a se refrescar tomando um picolézinho.

Enriquecimento ambiental para gatos

Não são apenas os cachorros que ganham com essa brincadeira. Para os gatos também é possível promover atividades interativas, e o mais legal é que elas podem ser realizadas usando o brinquedo favorito dos felinos: a caixa de papelão.

Enriquecimento ambiental para pets: gato mordendo um presente de Natal.

Todo mundo sabe que os gatos são apaixonados por caixas de papelão. Por isso, é possível usá-las para criar brinquedos. Um jogo muito simples é colocar um brinquedo, petisco ou catnip dentro da caixa, fazer alguns buracos, e deixar para que o animal consiga pegar o que tem dentro.

Dessa forma, seu animal de estimação não se sentirá sozinho e será constantemente estimulado. Você ganha evitando acidentes domésticos, móveis danificados, bagunça e até problemas de saúde nos pets, como carência e depressão.

Enriquecimento ambiental para pets: gato de barriga pra cima brincando com bolas de Natal.

Para quem já é adepto da técnica do enriquecimento ambiental em casa, mas vai viajar e pretende deixar o animal em um hotel, não se preocupe. A Black White Pet é um local seguro e aconchegante para deixar seu animal de estimação.

Além disso, somos adeptos às técnicas de enriquecimento ambiental para os cachorros, promovendo brincadeiras interativas para aguçar ainda mais os sentidos dos animais e fazer com que eles se divirtam muito durante a estadia!

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites