Home
 
Empresa
 
Banho e Tosa
 
Creche e Hotel
 
Veterinário
 
Galeria
 
Blog
 
Contato
Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Gripe Canina: Sintomas e Cuidados Especiais

Cachorro e gato com olhar fixo

Nós costumamos ficar gripados por vários motivos: mudança do tempo, frentes frias que chegam com tudo na nossa cidade, o incrível final de semana cheio de excessos e muito banho de piscina, baixa imunidade em dias de alimentação irregular e até mesmo pela falta de vitamina C no organismo. E quando a gripe dá as caras, é inevitável que a nossa energia dê lugar para o cansaço e a vontade de nem sair da cama, trazendo náuseas, inflamações, tonturas, dores no corpo, congestões nasais, dificuldade de respirar etc. Uma doença comum que pode parecer inofensiva e até branda, mas sem o devido tratamento torna-se um problema e tanto.

Mas, e os cães? Eles também ficam gripados? Eles podem passar pelo mesmo que nós, humanos, passamos quando nosso aparelho respiratório fica completamente fraco e congestionado? A resposta é sim, mas diferente do homem, o cão pode ter a saúde muito mais comprometida quando a gripe resolve se instaurar no corpo do animal, podendo levar o pet ao óbito rapidamente caso não receba a devida atenção, tratamento e cuidado o quanto antes, independentemente de idade.

A seguir, entenda o que é a gripe canina, como age, sintomas, métodos de prevenção e como é possível usar todo esse conhecimento e aprendizado para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos nossos amadinhos cães. Acompanhe.

O que é a Gripe Canina?

A gripe canina só veio à tona em 2004, quando cães de corrida da raça Galgo apresentaram sintomas da doença, antes comum apenas em cavalos. É uma doença respiratória transmitida pelo vírus H3N8, com diferenças orgânicas e imunológicas se comparada com a gripe que afeta os humanos. Altamente contagiosa entre os cães, se espalha com mais facilidade em ambientes com a presença de vários animais ao mesmo tempo e que estejam dividindo o mesmo espaço.

Apesar de ser uma consequência rara, a gripe canina pode evoluir para pneumonia e acometer filhotes, cães mais velhinhos e os pets que são portadores de doenças crônicas. Os cães de raças com o focinho mais curto também estão mais vulneráveis ao vírus, como os Buldogues, Pugs, Boxers e Shih-Tzus.

Sintomas

Bastante semelhantes aos sintomas da gripe que infecta os humanos e sem restrições relacionadas a raça, idade ou sexo do pet, o vírus que transmite a gripe canina contamina o animal e fica em fase de incubação, dentro do corpo dele, durante cerca de cinco a seis dias antes de manifestar todos os seus sintomas com mais clareza, que são:

  • Tosse constante
  • Coriza
  • Desidratação
  • Fraqueza
  • Corrimento nasal
  • Espirros frequentes
  • Mal-estar
  • Diarreia
  • Febre
  • Perda de apetite
  • Vermelhidão nos olhos
  • Desânimo

Tais sintomas podem se manifestar de formas diferentes nos cães, dependendo de fatores como a transmissão, força de vírus que contaminou o animal, o estado no qual a saúde do cão se encontra quando ele contrai o H3N8, entre outros. O mais importante é que o seu tutor esteja atento quando, pelo menos, três sintomas destes descritos acima apareçam no cão. Como a doença demora para aparecer de vez, quanto mais cedo a gripe canina for detectada, mais rápida e eficaz será a sua recuperação.

Como Tratar a Gripe Canina?

Logo após ver alguns sintomas suspeitos no cachorro, a coisa mais importante é marcar uma consulta com o médico veterinário para que ele confirme a patologia e recomende o tratamento mais adequado, até porque você pode ter percebido a gripe canina num estágio mais avançado, e dependendo da imunidade do seu cachorrinho, o veterinário recomendará remédios e tratamentos específicos e mais certeiros para que ele melhore logo, evitando que ele piore por não ter tido todos os cuidados que precisou.

Em casos mais habituais, o médico veterinário usará medicamentos que curem, num primeiro momento, a desidratação adquirida ao contrair a doença e que aumenta a fragilidade do cão, assim como amplia a chance de que ele seja infectado por outros vírus e bactérias ao mesmo tempo.

Outra prática muito aplicada pelos profissionais para que o seu cão respire melhor durante essa desagradável fase é a nebulização, feita no consultório, sob vistoria e cuidados do veterinário e de acordo com a necessidade. Então, nada de tratar a gripe do seu pet usando o seu nebulizador por conta própria, menos ainda dando medicações de humanos que não surtem efeito algum e podem, inclusive, envenenar o animal. O veterinário é o único que está capacitado para medicar o seu peludinho e encaminhar os melhores métodos de tratamento da gripe. Ok?

E prevenir?

Ao evitar que o cachorro esteja em locais frios - como um quarto refrigerado, por exemplo, seja exposto a ventos intensos e fique na chuva sem um local para se abrigar do relento você já está contribuindo bastante na prevenção da gripe canina. Estar atento sobre a higienização do ambiente também é importante, já que o vírus transmissor gosta de se alocar em espaços úmidos e favoráveis a bactérias que podem potencializá-lo.

E se você possui mais de um doguinho em casa e percebeu que um deles pode estar gripado, o ideal é isolar ele dos demais por, no mínimo, duas semanas, para que não transmita a doença aos outros. Já pensou ter, não só um, como dois, três, quatro pets precisando de ajuda e tratamentos urgentes? Difícil, não? Então, evite.

Fique sempre ligado e procure observar os comportamentos do seu cão. Se ele espirrou, está desanimado, tossindo e com muita coriza, não é hora de pensar duas vezes: traga ele para a melhor veterinária em Guarulhos, Tia Eloá, examinar, diagnosticar e recomendar o tratamento ideal ao seu companheiro.

Junto da Black White Pet, a Tia Eloá encontrará a melhor forma de ajudar o cão a superar esse momento nada fácil e que exige muita atenção e cautela. Lembre-se de que um diagnóstico equivocado ou relativo desleixo acerca dos sintomas que o cachorro apresenta podem trazer consequências drásticas para a saúde dele que não deixarão você em paz.

Quer ver o seu melhor amigo livre da gripe canina e de todos os seus sintomas, correndo para lá e para cá e esbanjando muita saúde? Então, aproveite as dicas de hoje e não se esqueça que só você pode tomar atitudes que vão manter o seu cachorrinho ainda mais protegido dela.

Gripe não é uma coisinha de nada - nem para os humanos, e nem para os cães.

Nosso endereço

Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP

Nossos telefones

(11) 2425-2935
(11) 4803-7000

Nosso AUtsapp

(11) 97101-4379

Cachorros com gripe canina medindo temperatura

Compartilhe com seus amigos:


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites