Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Guarda responsável de animais

Quem nunca passou em frente a um pet shop ou uma feira de doação de cães e gatos e ficou com vontade de levar todos para casa? Ter um animal de estimação é uma das maiores alegrias que uma pessoa pode ter na vida, mas não por isso deve ser feito sem levar em conta a responsabilidade que essa adoção trará.

Guarda responsável de animais: veterinário aplicando injeção no pet.

A guarda responsável é um dos principais desafios enfrentados pelos protetores animais, pois muitas pessoas não pesam todos os fatores antes de adotar um bichinho e acabam praticando maus tratos - ou, em casos piores, abandono. Estima-se que, no Brasil, 4 milhões de animais vivam abandonados nas ruas ou abrigados em ONGs.

Ao decidir adotar um cão ou gato é preciso garantir que nada lhe faltará, incluindo saúde, alimentação, amor e segurança, e respeito às suas características e hábitos típicos da espécie.

Isso é posse responsável! Parece básico, não é? Então por que tanta gente deixa a desejar ao se tornar tutor de um pet?

Colocando tudo na balança

O desejo por companhia é um dos principais motivos que levam as pessoas a adotar ou comprar um cão ou gato. Ao optar por se tornar um tutor, porém, é preciso levar em conta os gastos, a personalidade do animal versus a dinâmica da família e a disponibilidade de tempo para oferecer atenção e afeto ao pet, que não pode ficar desamparado.

Quando esses pontos não são levados em conta, as chances do tutor se frustrar são enormes!

Cães e gatos são seres sencientes, ou seja, capazes de sentir emoções, e tal qual os seres humanos possuem seus próprios hábitos, manias, traumas, medos e necessidades. Além de tudo, não são iguais, então se você teve um cãozinho tranquilo quando era criança, nada garante que o cão que vai adotar agora se comportará da mesma forma.

Outro caso comum é a adoção de cães e gatos filhotes por considerá-los fofinhos, principalmente em famílias com crianças.

Animais não são brinquedos, e em algum momento eles vão crescer. Amá-los somente enquanto são bebês ou dá-los como presente para crianças é uma atitude irresponsável que pode levar a sérias consequências na vida do pet.

Portanto, a decisão de ter um bichinho de estimação deve ser tomada com base em muitas avaliações, pesquisas e certezas sobre o que você é capaz de oferecer.

É preciso respeitar o bem-estar animal, garantindo que ele estará seguro em suas mãos e terá amor incondicional - além de outras coisas.

Guarda responsável de animais: acariciando o gato.

Pilares do bem-estar animal

Segundo a Comissão de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal do (CFMV) Conselho Federal de Medicina Veterinária, um animal com alto grau de bem-estar é aquele com boa saúde e que pode expressar seu comportamento natural.

Expressar o comportamento natural é um dos 5 pilares do bem-estar animal, também chamado de 5 liberdades do animal. São eles:

  1. Liberdade de medo e estresse:
    Animais devem ser livres de sentimentos negativos. Não devem temer seus tutores e/ou outros animais da casa e nem vivenciar situações que lhe provoquem ansiedade;
  2. Liberdade de fome e sede:
    Animais devem ter acesso a comida e água de qualidade na frequência e quantidade ideais;
  3. Liberdade de desconforto:
    Animais devem viver em ambiente com abrigo, temperatura e superfície adequados para suas espécies, portes e necessidades;
  4. Liberdade de dor e doença:
    Animais devem ter sua saúde física garantida. Isso inclui visitas periódicas ao veterinário, vacinação e tratamento adequado das doenças;
  5. Liberdade de expressão do comportamento animal:
    Cães latem e cavam, gatos miam e precisam de privacidade, pássaros voam… a espécie e raça dos animais devem ser consideradas. Podar os comportamentos naturais provoca sintomas como ansiedade, depressão, automutilação, entre diversos outros.

Esse é um instrumento reconhecido mundialmente para diagnosticar como o animal é tratado e inclui os principais aspectos que afetam diretamente sua qualidade de vida. O principal benefício, além do bem-estar animal, é a manutenção de uma relação saudável entre tutor e pet.

O que levar em conta ao adotar um animal

Paciência, saúde financeira e disponibilidade são alguns dos principais pontos a se considerar antes de adotar um animal de estimação.

Os 10 mandamentos da guarda responsável, criados pela Arca Brasil (Associação Humanitária de Bem-Estar Animal), explicam o que é necessário antes de levar um cão ou gato para casa:

  1. O tempo médio de vida de um animal de estimação é 12 anos. Tenha certeza que toda a família está de acordo com a adoção, se há recursos para manter o pet e quem cuidará dele em férias ou feriados prolongados;
  2. Adote animais vacinados e castrados de abrigos públicos e privados;
  3. Conheça as características físicas e necessidades da espécie escolhida, desde tamanho até hábitos;
  4. Mantenha o animal dentro de casa, e ao sair para passear utilize coleira ou guia conduzido por quem possa contê-lo caso saia correndo;
  5. Preserve a saúde física do animal e dê banho, escove e exercite-o regularmente;
  6. Zele pela saúde psicológica do animal com atenção, carinho e ambiente adequado;
  7. Adestre o animal respeitando suas características comportamentais;
  8. Recolha e despeje os dejetos em local apropriado;
  9. Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses;
  10. Castre machos e fêmeas para evitar crias não programadas - além reduzir doenças do sistema reprodutor.

A Lei de Proteção aos Animais prevê multa e reclusão a quem pratica maus-tratos. Cuide dos seus pets com o amor que eles merecem e, caso presencie uma cena de maus-tratos, denuncie aos órgãos competentes.

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites