Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Higiene pet: cuidados diários e em que se atentar

Os cuidados com a higiene pet vão muito além de deixar seu cachorro ou gato bonito e com os pelos macios e sedosos. Mantê-los limpinhos é fundamental para que os pets e sua família permaneçam saudáveis, você sabia?

Higiene pet: cachorro dentro de uma bacia tomando banho.

Existem alguns cuidados que precisamos ter no dia a dia para garantir que nossos amigos peludos estejam bem, como escovação dos pelos e dentes, limpeza das patas e orelhas. Os cuidados, no entanto, variam para cada animal. Entenda mais sobre o assunto a seguir!

Banho e tosa

A hora do banho é importante tanto para cachorros quanto para gatos, mas é preciso adequar estes cuidados às particularidades de cada pet.

Se você sai para passear com seu cachorro todos os dias e ele tem contato com grama e terra, deverá dar banhos nele com mais frequência do que alguém cujo pet não tem a mesma rotina.

Via de regra, cachorros com pelos longos ou que possuem maior contato com sujeira, podem tomar banho uma vez por semana. Os pets com pelos curtos ou menor contato com sujeira, podem tomar banho quinzenalmente.

Gatos precisam de menos banhos do que cachorros, pois cuidam constantemente de sua limpeza, e a frequência de banhos depende também do tipo de pelagem. Raças como Persa, que possui pelos longos, deve ter maior cuidado em relação à higiene, tomando banho mensalmente ou a cada dois meses.

Converse com um veterinário de confiança para saber qual a frequência de banho indicada para seu pet e deixe-o aos cuidados de um profissional que possua os produtos e métodos corretos para cuidar dele.

A tosa também deve ser feita periodicamente nos cachorros e gatos que possuem muitos pelos. A tosa higiênica deve ser feita com maior frequência, pois remove os pelos que podem atrapalhar na hora do seu pet andar, enxergar e fazer suas necessidades.

Considere sempre a estação do ano quando optar por uma tosa completa e que diminua os pelos ao longo do corpo do pet. Alguns animais são predispostos a sentir mais frio, então uma tosa durante o inverno, por exemplo, pode causar problemas.

Escovação dos pelos

A escovação dos pelos, tanto de cachorros quanto de gatos, deve ser diária e você pode aproveitar este momento para ser um tempo de aproximação entre você e o pet.

Higiene pet: gato deitado sendo escovado pela sua tutora.

Escovar o pet auxilia na remoção dos pelos que caem, ajudando o crescimento dos novos fios. Além disso, remove os nós que podem formar principalmente em pets de pelagem longa e que facilitam o acúmulo de sujeira.

Outro ponto importante sobre a escovação dos pelos como parte dos cuidados diários com a higiene pet, é que também auxilia na remoção de impurezas profundas e microrganismos causadores de doenças.

Se você ama dormir acompanhado do seu pet, cuidados com banho, tosa e escovação farão bem também à sua saúde!

Cuidados com as orelhas

Tutores de cachorros com orelhas largas e caídas devem ter maior atenção com esta parte do corpo do pet.

A anatomia das orelhas faz com que elas fiquem abafadas e mais quentes, o que beneficia a proliferação de fungos causadores de doenças.

Para isso não acontecer, mantenha as orelhas do cachorro sempre sequinhas, e verifique isto principalmente após os banhos.

Você pode secar com o auxílio de um algodão, fazendo movimentos gentis para retirar também a sujeira. Lembre-se que as orelhas dos pets são mais sensíveis, portanto, tenha cuidado.

Escovação dos dentes

Você sabia que os pets também precisam escovar os dentes? Isso acontece porque eles também podem apresentar acúmulo de tártaro e estão sujeitos a cáries, assim como os humanos.

Existem escovas e produtos específicos para cada animal, assim como a forma correta de realizar a escovação.

Informe-se com um veterinário de confiança para saber qual a frequência adequada e os melhores produtos para seu pet.

Higiene das patas

As patinhas dos pets também merecem cuidados! Elas precisam ser higienizadas e observadas, principalmente após passear na rua ou se o pet fica em contato com a terra.

Ao chegar do passeio com seu cachorro, faça a limpeza para que ele não leve para a casa microrganismos que possam causar doenças. Verifique também se não há machucados ou espinhos e outros pequenos elementos que podem causar dor ou ferimentos.

É sempre bom lembrar que os melhores horários para passear com seu pet são os de menor incidência solar, para não queimar as patinhas.

O mesmo vale para os gatos. Eles possuem grande cuidado com as patas e muitas vezes ao se limpar acabam por retirar sozinhos possíveis incômodos, mas é sempre bom ficar de olho.

E se o seu pet for muito peludo, realize periodicamente a tosa higiênica, que diminui os pelos das patas que podem atrapalhar os movimentos.

Como você viu, existem diversos cuidados com a higiene pet que devemos manter diariamente para que os peludos permaneçam saudáveis. São pequenos atos que farão a diferença na saúde e conforto do seu companheiro.

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Categorias de assuntos



RAÇAS FELINAS
Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites