Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Homeopatia para cães

Só quem tem um animal de estimação sabe o verdadeiro significado da palavra dificuldade: dar remédio para o bichinho! Exageros à parte, é fato entre os tutores que medicar os pets envolve uma força-tarefa com direito a precisar segurar o cão, esconder o remédio na comida e até envolver a família toda na missão - bem diferente da homeopatia para cães, uma alternativa não invasiva e mais tranquila para o tratamento de saúde.

Homeopatia para cães: close em um gato persa descansando.

Embora muita gente desconfie da veracidade da homeopatia e prefira os tratamentos convencionais da medicina ocidental, diversas pesquisas comprovam a eficácia da homeopatia para cães como terapia complementar ou principal (em casos menos graves).

Entenda como a homeopatia veterinária atua e saiba quando usar para cuidar do seu pet.

O que é homeopatia?

A homeopatia é um método terapêutico baseado no princípio “similia similibus curantur” (“os semelhantes curam-se pelos semelhantes”, em português).

Foi desenvolvida no fim do século XVIII pelo médico alemão Samuel Hahnemann, que procurava reduzir os efeitos colaterais provocados pelos tratamentos da época, muitas vezes feitos com o uso de veneno.

Para isso, Hahnemann testou em si mesmo e em voluntários saudáveis a diluição das doses para reduzir a toxicidade e tornar os medicamentos mais eficazes. Um exemplo era o mercúrio, usado no tratamento da sífilis, cujos sintomas provocados pelo uso eram semelhantes aos sintomas das doenças tratadas. Isso levou à criação do princípio de cura pelo semelhante.

A Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB) define a homeopatia como um sistema de tratamento natural e holístico. “Holístico porque considera o ser humano como um todo, em vez de tratar somente o problema ou sintomas da doença. Natural porque os medicamentos são produzidos com substâncias de origem animal, mineral e vegetal”, afirma.

A substância que, em grandes quantidades, provoca problemas, quando altamente diluída pode curar sem causar efeitos colaterais.

Como funciona a homeopatia veterinária?

Para os animais, a homeopatia se apresenta como alternativa eficaz e não invasiva, já que é mais simples de aplicar do que os medicamentos tradicionais e não provoca efeitos colaterais como problemas estomacais, feridas ou alergias.

A homeopatia para cães pode ser oferecida em substâncias específicas, diluída na água ou misturada ao açúcar, sem envolver todo o estresse associado à medicação dos animais - o que, por si só, já é suficiente para prejudicar o tratamento. O pet nem percebe que está sendo tratado e, aos poucos, apresenta uma melhora significativa.

Homeopatia para cães: tutor alimentando o seu pet.

No Brasil, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) reconhece essa especialidade, e muitos médicos veterinários aconselham a homeopatia como opção para tratamentos de longo prazo, principalmente para problemas comportamentais ou crônicos.

É importante, no entanto, lembrar que, mesmo natural, a homeopatia é um tratamento médico, portanto não deve ser aplicada sem prescrição. Somente um veterinário qualificado poderá indicar a melhor opção para seu cachorro, já que o tratamento pode ser complementar ou principal, e casos graves pedem associações ou caminhos mais ágeis.

Quando aplicar a homeopatia para cães

Além de não invasiva e natural, a homeopatia para cães também apresenta a vantagem de oferecer mais qualidade de vida aos pets, que assim como nós sofrem quando precisam tomar uma série de remédios, principalmente em casos de doenças crônicas.

O tratamento não tem contraindicações e pode ser aplicado em complemento a outras terapias.

Problemas comportamentais estão entre os principais tratados pela homeopatia, como ansiedade, agressividade, hiperatividade e depressão.

Existem casos de sucesso até mesmo de tratamento para gravidez psicológica, automutilação e dificuldade para adestramento.

Homeopatia para cães: cachorro comendo comida no seu pote.

Entre as doenças mais comuns tratadas com a homeopatia para cães estão:

  • Dermatites
  • Dores de ouvido
  • Artrite e artrose
  • Gastroenterites
  • Problemas urinários e nos rins
  • Problemas respiratórios
  • Problemas cardíacos
  • Controle de parasitas
  • Dores na coluna

Em todos os casos, é importante que o tutor avalie como o animal reage à terapia para informar o veterinário, que poderá aplicar as melhores soluções em homeopatia para cães e regular o tratamento.

Quando a homeopatia não é indicada

Doenças graves ou em estágio avançado podem pedir uma intervenção mais invasiva e imediata, como no caso de câncer ou cinomose. A homeopatia pode ser utilizada em complemento ao tratamento tradicional, que pode envolver medicação, quimioterapia e cirurgia.

Cães em estágio terminal encontram na homeopatia um alívio para seus sintomas e, em muitos casos, têm a vida prolongada por algum tempo.

Em todos os casos, é importante contar com a supervisão do veterinário na aplicação da homeopatia para cães, que garante mais qualidade de vida, mas nem por isso pode ser aplicada sem distinção.

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites