Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Infecção intestinal em cachorro

A infecção intestinal em cachorro nem sempre é fácil de detectar, mas é uma das doenças que podem acometer seu pet. Ela pode ser causada por ingestão de alimentos e água contaminados, seja por substâncias tóxicas ou falta de higiene, alimentos que não são recomendados para o animal e outras substâncias.

Infecção intestinal em cachorro: veterinária segurando um cachorro no colo.

Ninguém gosta de ver seu amigo peludo doente, por isso, aprenda como identificar a infecção intestinal em cachorro, suas possíveis causas e o que fazer caso seu pet fique mal.

Como identificar infecção intestinal em cachorro

Por ter sintomas que são comuns a várias patologias, pode ser difícil saber ao certo o que o pet tem. Por isso, ao sinal de qualquer sintoma, procure um veterinário para garantir o bem-estar e saúde do seu cachorro.

O vômito é um dos sintomas da infecção intestinal em cachorros. Ele sinaliza que o organismo do cão está tentando expelir algo que faz mal ao seu funcionamento.

A diarreia é um sintoma comum que indica a ingestão de alimento ou algo inadequado ao organismo do cão. Sempre que vômito e diarreia surgirem, procure um veterinário.

A diminuição de apetite ou falta dele também pode ser indicador de que algo está acontecendo na região intestinal. Observe também se o pet parou de tomar água, uma vez que vômito e diarreia podem deixá-lo desidratado, e a ingestão de líquidos é de extrema importância.

O animal também pode apresentar um aumento do tamanho da barriga, que indica o aumento do tamanho do intestino, um dos sinais de um processo inflamatório. Isto provoca dor e desconforto no animal, portanto, observe a forma como ele se movimenta e se fica incomodado quando você o pega no colo.

As mudanças de comportamento são importantes sinais de que algo diferente ocorre no organismo do cão. Apatia, falta de interesse em atividades nas quais normalmente o cão se anima, podem indicar que algo vai mal.

Não medique o animal por conta própria! Lembre-se que o organismo deles responde de forma diferente do nosso aos medicamentos, além de precisarem de doses diferentes dependendo do peso e porte.

Causas da infecção intestinal em cães

O mais comum é a infecção intestinal ser provocada por alimentação. Seja ela ingestão de comida estragada ou em grande quantidade, ou de alimentos e substâncias inadequados ao organismo do pet e até mesmo objetos como pedaços de brinquedo.

Se você presenciar a ingestão de algum objeto ou de alimentos inadequados, leve o cão imediatamente a um veterinário para que o problema seja resolvido o quanto antes, sem que o pet tenha que sofrer com os sintomas e tenha uma melhor recuperação.

Infecção intestinal em cachorro: veterinária sorrindo para um cachorro em seu consultório.

Porém, além da ingestão de alimentos, outros fatores, como estresse e doenças graves, podem levar à infecção intestinal.

Bactérias, vírus e parasitas como E. coli e a Salmonella, giárdia e lombriga, também são causadores, além de uma série de outras doenças virais. Uma das mais conhecidas é a parvovirose, causada pelo contato do animal com fezes, vômitos e objetos de outro animal já contaminado.

Os sintomas são os mesmos de uma infecção intestinal, porém vômito e diarreia podem vir acompanhados de sangue, além do animal apresentar febre. A parvovirose, se não for tratada corretamente, pode levar a óbito. A boa notícia é que existe vacina contra a doença. Informe-se em uma clínica veterinária de confiança quais as vacinas indicadas e realize as aplicações no cão ainda filhote, para que ele tenha uma vida longa e saudável.

Tratamento contra infecção intestinal canina

Manter a vermifugação do animal em dia é uma das formas de prevenir a infecção intestinal provocada por parasitas e vermes. Consulte um veterinário de confiança para saber qual o medicamento mais indicado e periodicidade da aplicação.

O tratamento da infecção intestinal vai depender do que causou o problema no cão. Se a causa for a ingestão de alimento ou até mesmo algum objeto, na maioria das vezes o pet se recupera sozinho.

Se a causa for um vírus, bactéria ou parasita, o tratamento deve ser realizado com medicamentos. Nestes casos, a prevenção é uma das melhores formas de manter a saúde do cão.

O veterinário indicará a melhor forma de seguir, baseando-se em exames e nos sintomas apresentados pelo animal.

É muito difícil ver nossos amigos peludos sofrendo e doentes, mas mantendo os cuidados necessários e idas regulares a uma clínica veterinária, você proporciona uma vida tranquila e feliz ao seu cachorro.

Felizmente, a infecção intestinal em cachorro é tratável, assim como a maior parte das doenças que podem causá-la. Observe mudanças em seu pet e procure uma clínica de confiança para oferecer os melhores cuidados.

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites