Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Linguagem dos gatos: entenda o comportamento felino

Que tutor de gato nunca olhou para seu pet e pensou em como gostaria que o bichano falasse para entender seu comportamento? Apesar de não se comunicarem da mesma forma que nós, a linguagem dos gatos pode dizer muita coisa!

Linguagem dos gatos: veterinário segurando dois gatos.

Miar e ronronar são as formas de comunicação mais conhecidas, mas a linguagem dos fatos também inclui sinais corporais, com olhos, orelhas, cauda.

Entenda melhor sobre como decifrar o que seu gato está tentando te comunicar.

Vocalizações e a linguagem dos gatos

As vocalizações dos felinos vão além do miado, e servem a diferentes propósitos: desde demonstrar carinho até pedir por comida.

Se você tem um felino em casa há algum tempo, sabe diferenciar alguns miados de acordo com a duração e volume deles. E quanto às outras vocalizações?

O ronronar, aquele som que os felinos reproduzem com a boca fechada e que parece um motor, indica que eles estão felizes ou sentindo prazer. Quem nunca ouviu um gato ronronar ao fazer carinho nele?

Um aspecto interessante, é que existem pesquisas sobre as propriedades curativas e calmantes do ronronar dos felinos, tanto para eles próprios quanto para os humanos.

Se o gato grunhir ou rosnar, é sinal de que está com medo ou irritado. Normalmente, o som é emitido quando sentem que estão sendo atacados.

  • Miados agudos podem indicar que estão com dor;
  • Miados suaves e curtos são uma espécie de cumprimento;
  • Miados em excesso e em tom mediano, indicam um pedido, seja por água, comida ou limpeza da caixa de areia;
  • Miado longo e grave pode indicar que o felino está irritado.

Apenas os miados não são o suficiente para passar tudo sobre o comportamento dos felinos, é preciso analisar outros aspectos.

Corpo e cauda

A combinação da expressão corporal do gato e posição da cauda são muito importantes para entender a linguagem dos gatos. Entenda as mais comuns:

  • Tranquilo e feliz: o corpo do gato fica todo relaxado quando ele está se sentindo tranquilo, completamente sem tensões. Ele pode estar com a cauda totalmente esticada para cima e os pelos em seu estado natural. Se somente a ponta do rabo estiver curvada, saiba que ele está te dando um oi;
  • Atento: ao prestar atenção em um alvo, o gato fica totalmente concentrado. Eles agacham, mantendo as patas traseiras bem próximas ao corpo para atacar sua presa quando for o melhor momento, e o rabo costuma ficar baixo;
  • Ansioso: costas arqueadas ou postura encolhida, deixando-o pronto para sair em fuga. Esta normalmente é a postura de um gato ansioso. Você notará também que a cauda se move de um lado para outro sem parar;
  • Medo: se você já viu um gato pressentindo uma ameaça ou situação de medo, sabe que a postura é inconfundível. Alguns podem esticar as pernas e eriçar os pelos para darem a ilusão de que são maiores, eriçando até mesmo os pelos da cauda. Se posicionam em postura de ataque, tudo isso combinado a grunhidos e rosnados.

Estas são as emoções e reações mais comuns, mas é importante identificar as particularidades do seu gato em cada situação.

Linguagem dos gatos: gato deitado e dormindo tranquilamente.

Uma curiosidade: sabe aquela mania que os gatos tem de se esfregar em objetos e em seus tutores? É uma forma de marcar território, e indicar que aquela pessoa ou objeto lhe pertence, e também demonstrar carinho.

Orelhas

Você sabia que a orelha de um gato tem 32 músculos? Elas podem ser movidas de forma independente, cada uma para um lado, e também podem ajudar a interpretar as emoções de um felino.

Ao detectar qualquer barulho, você pode notar que muitas vezes o bichano move somente uma das orelhas na direção do som, muitas vezes sem nem virar a cabeça, para identificar a origem do som e o que ele representa.

Um gato feliz e tranquilo tende a deixar as orelhas em sua posição normal. Podem virar vez ou outra para identificar barulhos.

Se o bichano estiver em estado de alerta, elas ficam eretas no topo da cabeça, totalmente focadas no objeto de atenção do felino.

Orelhas abaixadas podem indicar uma frustração. Se elas estiverem abaixadas e posicionadas para trás, indica que o gato está se sentindo ameaçado e pronto para atacar. Cuidado!

Olhos

Os felinos costumam ter olhos super expressivos e comunicativos, sendo a principal alteração o formato das pupilas.

Gatos felizes e tranquilos costumam manter os olhos relaxados, ou até mesmo fechá-los ou piscar lentamente. Essa piscada é uma forma de demonstrar que estão felizes, procure retribuir.

Quando em estado de medo ou frustração, as pupilas dos gatos se dilatam completamente. Já em estado irritadiço ou alerta, elas se contraem totalmente.

A linguagem dos gatos é riquíssima, e observando todos os elementos, sabendo interpretá-los, será muito mais fácil entender que mensagem os bichanos estão tentando te passar.

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Categorias de assuntos



RAÇAS FELINAS
Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites