Home
 
Empresa
 
Banho e Tosa
 
Creche e Hotel
 
Veterinário
 
Galeria
 
Blog
 
Contato
Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Novembro Azul Pet

Previna cães e gatos do câncer de próstata

A gente ouve falar bastante sobre a divulgação e aderência ao Outubro Rosa, tanto a campanha direcionada para os seres humanos quanto aquela voltada para as peludinhas caninas e felinas. Mas, e como fica o Novembro Azul? Será que ele é tão visado e repercutido tal qual a campanha feminina?

Olha, infelizmente nem mesmo a versão voltada para tutores é bem-sucedida como o Outubro Rosa se tornou. Os motivos? Basicamente o preconceito e falta de seriedade ao tratar o tema. Há uma ressalva acerca do assunto por conta do procedimento realizado no exame – uma condição muito ultrapassada que a gente precisa deixar para lá o quanto antes. Vidas perdidas para o câncer por causa de restrições? Ah, não. Aí não pode – nem no cenário humano e nem no cenário animal.

E como nosso foco é o mundo pet, o Blog da Black White Pet explica direitinho para você que chegou até aqui como o Novembro Azul não pode passar em branco e o que nós, tutores, precisamos saber para que nossos cães e gatos estejam livres desta ameaça à integridade deles que é o câncer de próstata: agressivo, doloroso e ágil.

Causas

Cachorro descansando e um gatinho deitado sobre ele

Assim como o câncer de mama em pets fêmea, as causas do câncer de próstata nos pets machos são variadas, partindo do fator idade – quanto mais idosos, mais riscos correm de desenvolver a doença – e chegando até questões hereditárias e imunológicas.

Um fator que agrava a possibilidade do câncer surgir é quando os animais não são castrados, pois fica mais viável que a próstata passe por transformações graças aos hormônios reprodutores e, com o passar do anos e avançar da idade, os testículos do pet entram em funcionamento irregular, o que faz a próstata crescer, podendo desencadear o surgimento de tumores cancerígenos.

O câncer de próstata é muito mais comum em cães adultos, a partir dos 8 anos, mas não descarte a possiblidade dos mais novinhos apresentarem a doença. Ok? Também é raro felinos desenvolverem o quadro, mas fique alerta porque eles não estão 100% livres do câncer de próstata.

Sintomas

Falando de sintomas, o principal deles é a extrema dificuldade para eliminar fezes e a urina. Em alguns casos o animal pode até chorar de forma pontual, no ato de evacuação. Além disso, outros sintomas que merecem a atenção de tutores são a perda de apetite, a fragilidade nas patas traseiras, presença de infecção urinária, sangue na área peniana, secreções de cores incomuns e também de infecção em outros órgãos do corpo. Mas, cuidado, pois existem casos em que o tumor pode não provocar nenhum sintoma de imediato, viu? Por isso a importância dos exames veterinários regulares.

Observar o comportamento do pet enquanto ele está fazendo suas necessidades básicas é sempre o primeiro passo para identificar sintomas e buscar seu médico veterinário para que exames técnicos e de rotina sejam feitos e apontem o que está havendo com seu amiguinho. Percebendo os sintomas na fase inicial garante-se um processo de cura mais eficaz e rápido. É só não marcar bobeira e ficar atento aos sinais que o pet dará!

Diagnóstico e tratamento

Após a realização dos exames específicos, o médico veterinário indica qual será a base ideal de tratamento e também recomenda a castração imediata via orquiectomia. Se o cão for castrado no primeiro ano de vida, a chance do tumor aparecer é reduzida para apenas 10%, além de ajudar a acalmar o comportamento de pets mais agressivos e também com a questão do controle populacional, onde cada vez mais lidamos com o abandono de animais mediante a procriação desordenada, comum ao instinto de cães e gatos.

Localizando o tumor e descobrindo sua gravidade o procedimento é de retirada na própria castração, encaminhando o corpo indesejado para biópsia e análise laboratorial.

Quimioterapia

Este processo de tratamento só é feito quando as possibilidades do tumor se espalhar pelo corpo são grandes e ameaçam a saúde geral do animalzinho. Os medicamentos recomendados costumam ser os mesmos que os receitados em casos humanos, porém em doses pequenas. É difícil que os efeitos colaterais já conhecidos nos humanos também se manifestem nos animais, seja um cão ou um gato, mas vale sempre o alerta: náuseas, diarreia, queda de pelagem e anemia não são descartadas.

Para controlar o tumor de acordo com seu potencial evolutivo, a radioterapia é uma alternativa um pouco mais leve e aceitável pelos pets, sendo que não garante o resultante de cura do animal. No final das contas cabe ao médico veterinário apontar qual melhor caminho seguir ao longo do tratamento e o que será preciso fazer para o bichinho ficar bem. Confie nele!

Tratamento

O tratamento do câncer de próstata em animais segue um ritmo diferente do tratamento realizado em humanos, pois acaba sendo mais leve, sem tanto desgaste e manifestações negativas de reação. O que de fato pode incomodar são os sintomas antes da identificação, confirmação, castração e tratamento. Daí reiteramos mais uma vez: sem médico veterinário, nada feito, tutor! É o único profissional capacitado para compreender o problema, traçar uma linha de tratamento e manter você e seu pet tranquilos e confiantes para tudo que virá até que a melhora definitiva aconteça. Está certo?

Existe autoexame para pets nesse caso?

Sim, mas ele é realizado apenas pelo médico veterinário, tutor. Você não precisa se preocupar, ok? A única recomendação é levar ao veterinário para que ele faça o exame de toque e assim constate se há ou não presença de algum volume anormal na próstata do pet. Não há outro jeito porque até mesmo o toque não é um procedimento autossuficiente, portanto, carece do acompanhamento dos exames clínicos e laboratoriais que já citamos. Mais uma vez: é confiar 100% na medicina veterinária e realizar tudo que o médico recomendar.

Se nós já sofremos um bocado com esse mal ameaçador, imagine eles? E nós ainda levamos vantagem por causa do nosso meio avançado de comunicação. E seu amigo de quatro patas que não fala, apenas expressa em gestos e movimentações rotineiras que algo não vai bem com ele?

O Novembro Azul tem vez aqui na Black White Pet para que possamos evitar ao nosso amado amigo peludo uma vida comprometida com a dor e o sofrimento em lidar com doenças tão perigosas e malignas como é o câncer de próstata para os seres vivos.

Por isso que deixamos a Tia Eloá, nossa médica veterinária formada pela Universidade de São Paulo (USP), à total disposição de tutores - clientes ou ainda não – para conduzir o seu pet ao melhor diagnóstico, processo de castração, tratamento e procedimento de cura.

Não abra mão dos exames, ligue para nós e agende ainda hoje uma consulta com nossa veterinária, fazendo valer a proposta do Novembro Azul de transformar a conscientização sobre o perigo que é o câncer de próstata em atitudes que salvam vidas.

Este sim é o gesto puro e consciente de amor, carinho, zelo e cuidado que o seu companheiro de vida espera de você – e espera para valer!

Novembro Azul Pet: Abrace a causa!


Compartilhe com seus amigos:


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites