Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Aprenda o que é saúde única e conheça os seus benefícios

O conceito de que estamos todos conectados ganhou força com a pandemia de Covid-19, que mostrou como um vírus circulou rapidamente por todo o mundo e foi capaz de transformar nossas relações. Humanos, animais e meio ambiente foram afetados, o que ajuda a entender o que é Saúde Única.

O que é saúde única: tutor apertando a pata do seu cachorro.

A Saúde Única, ou One Health, trata as saúdes humana, animal e ambiental como indissociáveis e integradas, e é reconhecida por organizações como a OMS (Organização Mundial da Saúde Animal) e OIE (Organização Mundial da Saúde Animal). A ideia é olhar o todo para propor alternativas que garantam melhores níveis de saúde em todo o mundo.

O que é saúde única: conceito

A proposta da Saúde Única vai muito além de mostrar a conexão entre todos os seres vivos. Por meio da integração entre a saúde humana, a saúde animal e o meio ambiente é possível pensar em políticas públicas efetivas para prevenção, tratamento e controle de doenças nos níveis local, regional, nacional e global.

A medicina humana e a medicina veterinária, além de outros profissionais da saúde, atuam juntos para combater enfermidades que afetam a todos. A atuação conjunta contribui para o desenvolvimento de pesquisas e a melhora da educação médica e cuidados clínicos, além de expandir o conhecimento científico.

Surgimento da saúde única

Essa ideia não é recente: na antiguidade grega, Hipócrates (considerado o pai da Medicina) já defendia que a saúde pública estava totalmente ligada a um ambiente saudável. No século XIX o médico alemão Rudolf Virchow (1821 - 1902) afirmou que “entre a medicina animal e a medicina humana não existem linhas divisórias e nem devem existir”.

No século seguinte, diversos cientistas ligados a diferentes especialidades passaram a identificar semelhanças nos processos infecciosos causados por enfermidades em seres humanos e animais.

Ainda assim, a medicina humana e a veterinária seguiram caminhos separados, até que em 1984 o médico veterinário Calvin W. Schwabe (1927-2006) lançou a obra Veterinary Medicine and Human Health, que reforçava a importância da integração.

A obra cunhou a expressão One Medicine (Medicina Única), mais tarde substituída por One Health. A partir daí foi reconhecido que todos os seres vivos fazem parte de um ecossistema e não vivem isolados.

Em 2011 foi realizado o 1º Congresso Internacional da Saúde Única na Austrália, com participação de profissionais de 60 países.

Segundo a OIE, cerca de 60% das doenças humanas são de caráter zoonótico, ou seja, transmitidas de animais para humanos; por exemplo, Raiva, Malária, Doença de Chagas e Febre Amarela.

Isso acontece devido às interações entre humanos e animais em diferentes espaços e em diversas situações. Por exemplo:

  • Consumo de produtos de origem animal contaminados;
  • Picada pelo inseto vetor;
  • Contato com resíduos de produção que contaminam o meio ambiente;
  • Contato com animais infectados;
  • Contato com fezes, urina e saliva de animais contaminados.

Transformações ambientais também favorecem o surgimento de novas doenças, enquanto as mudanças climáticas podem modificar a bioecologia de vetores e hospedeiros, potencializando o risco de transmissão.

Estima-se que, no mundo todo, as zoonoses sejam responsáveis por 2,5 bilhões de casos de doenças e 2,7 milhões de mortes todos os anos - isso sem nem contar o ano de 2020, quando o novo coronavírus já provocou quase 395 mil mortes ao redor do planeta.

Benefícios da Saúde Única

A abordagem da Saúde Única é benéfica para todos. Um exemplo é que, com mais conhecimento e pesquisas, é possível melhorar os testes e monitoramento para detectar doenças em animais, pessoas e fazendas, reduzindo o risco de uma pandemia e tomando medidas rápidas para proteger os seres vivos.

O que é saúde única: criança brincando com seu cachorro em meio a natureza.

Outros benefícios da abordagem envolvem:

  • Melhoria da saúde animal e humana a nível global, graças à colaboração de todas as ciências da saúde, principalmente a medicina humana e veterinária;
  • Discussões sobre os desafios globais por meio da colaboração de profissionais de diferentes áreas, entre as quais medicina veterinária, medicina humana, saúde ambiental, saúde da vida selvagem e saúde pública;
  • Criação de centros para educação e formação em áreas específicas, contando com o apoio e colaboração entre faculdades e escolas das áreas de medicina humana, veterinária e saúde pública;
  • Uso do conhecimento científico veterinário e humano para criação de programas inovadores que contribuam para melhorias na área da saúde;
  • Prevenção de novas epidemias e pandemias.

Também se apaixonou por esse conceito? Compartilhe conosco suas opiniões acerca da saúde única!

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites