Home
 
Empresa
 
Banho e Tosa
 
Creche e Hotel
 
Veterinário
 
Galeria
 
Blog
 
Contato
Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Outubro Rosa Pet

Previna cães e gatos do Câncer de Mama

Talvez você nem soubesse que cães e gatos também fazem parte do Outubro Rosa, a campanha de conscientização e prevenção dos danos terríveis que o câncer de mama pode causar a qualquer ser que desenvolve a doença, afinal, o foco total do período é sim nas mulheres e o estrondoso número alarmante de incidências.

Só no Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que entre 2018 e 2019 teremos cerca de 120 mil novos casos da doença, levando em consideração que a proporção anual é de 57 casos, aproximadamente, a cada 100 mil mulheres. Preocupa, não é mesmo? O câncer não é amigo de ninguém, e menos ainda das fêmeas.

Números preocupantes

Moça brincando com uma cadela e uma gatinha

A realidade das pets não é diferente, já que os números são igualmente preocupantes e esse tipo de tumor é o mais frequente entre os animais, sendo que as felinas têm entre 80% e 90% de chance de contrair a doença, enquanto as cadelas entre 50% e 60%. Porcentagens assustadoras sim, mas identificando rapidamente os sintomas e características da doença o tutor tem 90% de chance em obter o sucesso e a cura para seu animalzinho.

E o que nós podemos fazer para que o câncer de mama passe bem longe da saúde dos nossos cães e gatos? A resposta vem a seguir, nas dicas e informações que preparamos especialmente para o leitor do Blog da Black White Pet e seus visitantes. Vamos lá!

Causas

As causas podem ser diversas e nada é descartado, desde componentes comuns em rações e outros produtos usados na alimentação dos pets até hereditariedade, remédios contraceptivos, índice hormonal, poluição e a fumacinha do cigarro que nós, seres humanos, consumimos com os animais ao nosso redor. É mais natural e comum que ele se desenvolva em fêmeas mais velhas, com idade entre 10 e 11 anos, mas as pets novinhas também podem ser acometidas com o câncer mamário. Então, cabe ao tutor ficar bastante ligado (a)!

Sintomas

Os sintomas do câncer de mama em cães e gatos é bem parecido com os sintomas do câncer em seres humanos. Observou o surgimento de nódulos, bolinhas pequenas ou elevações próximas das mamas do animal? Ou identificou que tais elementos crescem a cada dia que passa e estão acompanhados de dor, secreções pastosas e escuras nos mamilos e feridas? Então é hora de correr até o médico veterinário e relatar a situação para que exames sejam feitos o mais rápido possível. Lembra que quanto mais cedo mais chances o animal tem de ser curado? Então, é com você. Não esperar a situação se agravar é essencial. Ao menor sinal já corre para o veterinário que ele saberá direitinho o que fazer.

Diagnóstico e tratamento

Quando o animal é diagnosticado com câncer de mama o tratamento é feito de forma regrada. São realizados exames específicos e marcada a cirurgia para a retirada do tumor o quanto antes. Dependendo do caso e gravidade, a mama pode ser parcialmente ou totalmente retirada junto com o nódulo. Após a retirada do tumor, a biópsia é feita para confirmar se há ou não a necessidade de realizar quimioterapia no animal, o que acontece em boa parte dos casos de tumores malignos.

O mais importante na retirada imediata e respectivo tratamento está no risco de que o câncer possa se espalhar para outras partes do corpo. É papel do tutor não deixar a saúde do pet para depois e manter o acompanhamento regular do veterinário para que todos os procedimentos sejam feitos com o máximo de segurança, propriedade e sucesso.

Quimioterapia

A quimioterapia em animais se desenrola de forma diferente se comparada ao procedimento preventivo em casos com seres humanos principalmente porque não apresenta os mesmos efeitos colaterais, tais como enjoos, tonturas, crises de pânico etc. Além de mais branda, pode se dar via medicação oral, injetável ou em soro. Quem define o melhor método a ser aplicado é o médico veterinário, que levará em conta o estágio da doença e grau de periculosidade, bem como ele é o único que pode dizer a quantidade de sessões, frequência e outras orientações.

Tratamento

Como falamos logo acima, o tratamento do câncer de mama em animais é bastante diferente do tratamento em humanos, o que inclui a queda de pelos, perda de apetite e diarreia. Ou seja: é um tratamento mais tranquilo e que não vai exigir tanto do tutor e nem do cãozinho ou gatinho. Claro que podem haver exceções, mas aí é papel do tutor reportar o comportamento e os efeitos para o veterinário, que identificará a raiz do problema sem margem de erro e nem os populares achismos. Confie SEMPRE no veterinário.

O autoexame dos Pets é com o Tutor

Fazer o autoexame é uma tarefa impossível para os pets, uma vez que a racionalidade não faz parte das suas características vitais. Logo, o único ser que pode realizar o autoexame inicial neles é o tutor, não tem jeito. E da mesma forma que é feito pelas mulheres ele também pode ser feito nos animais.

A dica é aproveitar um momento tranquilo e sem agitações para a verificação. Com leves toques ao redor das mamas do pet e com atenção total às suas reações: desconforto? Dor? Movimentos bruscos ao tocar determinado local? Então é hora de levar o seu animal ao médico veterinário e saber o que está acontecendo. Ah, e mesmo que esteja tudo bem e felizmente o seu bichinho não esteja com câncer de mama continue fazendo esse acompanhamento com os autoexames regularmente. Ok?

A Black White Pet não só apoia e abraça com muito carinho e responsabilidade o Outubro Rosa Pet como possui à disposição dos animais e seus tutores a nossa já conhecida e querida Tia Eloá, médica veterinária para cuidar da saúde e do bem-estar dos nossos queridos pets, fazendo o possível para que doenças como o câncer de mama não levem tristeza e sofrimento para nossos peludinhos e nós, tutores e pet lovers que queremos sempre o melhor para todos eles.

Conte com a gente e agende seu horário. Faça do Outubro Rosa mais do que atitude consciente e responsável. Faça do período de prevenção um gesto de AMOR que o seu cãozinho ou gatinho merece SEMPRE!


Compartilhe com seus amigos:


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites