Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Tutores levam seus pets nas empresas

Potes de ração, água, brinquedos e tapete higiênico entre mesas de escritório, telefones e salas de reunião. Você conhece um ambiente assim? Pois saiba que alguns escritórios já aderiram ao pet friendly, permitindo a entrada de animais de estimação. Levar pets nas empresas é bom para os tutores e também para a companhia, pois a presença deles promove a interação da equipe, além de criar um ambiente mais leve.

Salas de jogos, redes para descanso, pufes e poltronas são algumas das características que fazem do ambiente do Google Brasil um dos mais desejados para se trabalhar. E a autorização para que os funcionários levem seus cães para o ambiente corporativo vigora por lá desde 2013.

Para a experiência dar certo, é claro, existem algumas regras. Um delas restringe o tamanho dos cães por motivo de segurança: são permitidos apenas aqueles que podem ser carregados no colo para facilitar a evacuação do prédio no caso de emergência. Além disso, os colegas de trabalho devem concordar com a presença do animal, que não pode andar sozinho pelo escritório e por áreas comuns, como refeitórios, banheiros e cafés.

Pets nas Empresas: tutora com seu pet trabalhando no notebook.

Benefícios de levar cachorro no trabalho

Está comprovado cientificamente que animais de estimação fazem bem para a saúde. Um estudo realizado em 2012 pela Virginia Commonwealth University, nos Estados Unidos, chegou à conclusão de que funcionários que levavam seus cães para o trabalho apresentavam redução do estresse e se mostravam muito mais satisfeitos.

O pet acaba sendo o facilitador para a interação de pessoas que, na rotina do dia a dia, não teriam essa oportunidade. Assim, a convivência com os animais melhora as relações interpessoais e ainda reduz a ansiedade dos colaboradores, que se tornam mais produtivos, criativos, motivados e comprometidos.

Isso tudo porque a presença do animal traz, de forma lúdica, a liberação de endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar. Se eles já entram em hospitais e asilos como forma de terapia, por que não entrar também nas empresas? O resultado é a criação de um ambiente de trabalho mais alegre e acolhedor.

Para as empresas, permitir que colaboradores levem seus animais de estimação no trabalho pode servir como uma intervenção de bem-estar de baixo custo, uma vez que se consegue um aumento da satisfação organizacional e as percepções de apoio, além de trazer benefícios para você e para o seu amigo, que, com certeza, vai adorar passar mais tempo ao seu lado e ganhando carinho de toda a equipe.

Se nem todas as corporações abrem suas portas para a entrada de cães no escritório, alguns funcionários criam outras formas de ficar em contato com o pet. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Iroshima comprovou que tanto funcionários quanto estudantes acabam sendo mais produtivos quando colocam uma foto do seu cão no computador ou na parede na frente do local de trabalho.

Pets nas Empresas: cachorro sentado em um sua cadeira com uma pata no teclado e outra no mouse.

Cuidados ao levar seu pet na empresa

A prática não é exclusividade do Google e existem outras empresas pet friendly que adotam a medida, mas a presença dos animais de estimação em ambientes corporativos também exige alguns cuidados para que ela traga apenas benefícios em vez de dor de cabeça para os outros.

Em algumas delas, é preciso fazer um agendamento prévio para limitar a quantidade de animais por dia. Há ainda aquelas que permitem também gatos, mas eles devem vir em dias diferentes dos cachorros.

Como ter nossos amigos de quatro patas no ambiente de trabalho não é algo tão simples, outras acabam optando pelo pet day, escolhendo um dia da semana ou do mês para os funcionários levarem seus animais de estimação ao trabalho.

Além disso, para que a empresa receba os pets é preciso que haja um espaço mínimo para que eles se sintam confortáveis; o estabelecimento de regras de bom convívio para evitar acidentes e o respeito às normas do condomínio, no caso de edifícios corporativos.

Deve-se também limitar a entrada dos pets em alguns locais. Por exemplo, não é aconselhável que eles fiquem em lugares onde há comida, como cantinas e lanchonetes. Cães costumam soltar pelos e isso pode ser um problema nestas áreas.

As precauções não devem vir apenas da empresa, você também, enquanto tutor, deve ter bom senso e ficar atento a alguns cuidados antes de colocar seu cachorro no carro a caminho do escritório. Confira algumas dicas:

1. Fique atento à raça dos animais

Para enfrentar um ambiente corporativo, apenas cachorros de temperamento tranquilo e que não intimidem os demais. Principalmente devido seu porte, talvez levar um Rottweiler ou um Pastor Alemão não seja uma boa ideia.

2. Treine sociabilidade

Caso o cachorro não esteja acostumado com pessoas ou com outros animais, busque treinamentos específicos para lidar com essas situações. Eles precisarão de tempo para se socializar e, antes de levar ao ambiente de trabalho, é importante que ele seja exposto a um ambiente movimentado. Isso permitirá que você avalie o nível de estresse do seu amigo.

3. Pense nos seus colegas

Pergunte se alguém se opõe à presença do seu pet. Lembre-se que existem pessoas alérgicas ou que apenas não se sentem bem com animais de estimação. Antes de entrar em um elevador cheio de gente, por exemplo, primeiro pergunte se todos estão confortáveis com a situação. Caso seja necessário, entre no próximo.

4. De olho na agenda

De nada adianta levar seu amigo se ele passará o dia todo sozinho na sua sala enquanto você sai de reunião em reunião. Nestes casos, melhor deixá-lo em casa, que é um ambiente mais conhecido por ele. Levar cachorro no trabalho só se você puder dar alguma atenção para ele, hein?

5. Kit para o day office

Não esqueça de preparar a malinha para seu amigo, com ração, água, caminha, tapete higiênico e alguns brinquedos para ele se sentir seguro em um ambiente amigável.

Levar pets nas empresas é levar também mais alegria e motivação ao local de trabalho. Se sua empresa permite a entrada deles, não deixe de fazer um check-up na saúde do seu amigo antes de levá-lo: marque uma consulta com o veterinário para verificar se as vacinas estão em dia e se ele não tem lesões na pele. Depois disso, é só colocar o crachá no seu pet e preparar-se para oito horas de leveza, diversão e… trabalho!

Pets nas Empresas: cachorro enrolado na toalha depois de um banho.

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites