Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Raças de cachorro - Beagle

Série: Qual é a sua?

Raças Caninas - Beagle

A gente adora fazer aquela referência da raça a um personagem da ficção e com o Beagle não seria diferente. Ele aparece nos quadrinhos como o adorável Snoopy, o cachorro do Charlie Brown, que andava sobre duas pernas, dormia no telhado, tinha suas reflexões e pensamentos e até se considerava astronauta.

Raça popular, seu olhar encantador e as orelhas caídas são capazes de amolecer qualquer um, até os corações mais resistentes. O Beagle é muito ativo, com espírito caçador, bagunceiro e temperamento forte. Assim, não é indicado para qualquer família.

Origem

Raças de cachorro Beagle: cachorro beagle olhando para a câmera.

Já no século V a.C., o escritor grego Xenofonte menciona um cão que caça lebres pelo olfato e as segue a pé, o que pode ter sido uma primeira referência aos cães da raça Beagle.

Algumas teorias dizem que o Beagle seria originário do sul da França e teria sido introduzido na Inglaterra durante a Guerra dos Cem Anos, tendo se espalhado a partir do século XVI.

Durante o reinado de Henrique VIII e da rainha Elizabeth I existiam Beagles tão pequenos que podiam ser transportados no bolso de um casaco de caça. O tamanho tem aumentado ao longo dos anos e essa versão menor, chamada Beagle de Bolso, já nem existe mais.

O padrão que conhecemos hoje passa a ser popular no fim do século XIX, quando foram exportados para os Estados Unidos como cães de caça. Descendente do grande caçador Foxhound, é ainda usado em matilhas.

Temperamento e personalidade

Inteligente e bagunceiro, o Beagle não é o mais adequado se você mora em apartamentos pequenos (veja mais detalhes em nossa matéria sobremelhores raças de cachorro para apartamento ) ou se não tem tempo para sair com ele regularmente, pois é um cachorro que precisa de longas caminhadas diárias para gastar sua energia. Se ele não fizer isso, vai ficar irritado e correrá por todos os lados na casa.

Sua alma de caçador não o torna menos afetuoso, pelo contrário, ele adora os carinhos que recebe e é muito afável com os membros da família, inclusive com as crianças, com quem ama brincar.

A verdade é que ele não suporta a solidão e as separações (por exemplo, quando você sai para o trabalho) costumam ser muito difíceis para a raça.

Teimoso, ele testa várias vezes seu tutor. Como é acostumado a viver em bandos, precisa de hierarquia.

Tenha certeza de uma coisa: ele fará de tudo para ser dominante, mas sem demonstrar agressividade, pois ela só vem à tona quando é realmente necessário, ou seja, para caçar ou em caso de perigo.

Ele também tem um amor incondicional pela comida: pede constantemente e tem um talento para o salto em altura que lhe permite roubar muitas coisas. Sabe aquela ideia de que os cães adoram comida? Multiplique por 10 e você terá noção de um Beagle.

Descrição e aparência do Beagle

Compacto, quase quadrado, o Beagle tem corpo de atleta: é um cão robusto de pernas curtas, musculosas e vigorosas. Os pelos são muito curtos e densos, geralmente tricolor em tons de marrom, branco e preto.

Raças de cachorro Beagle: mulher brincando com cachorro no jardim.

As orelhas grandes e caídas são uma de suas marcas. Já os olhinhos são pequenos, redondos e brilhantes. O rabo é grande, comprido e bem peludo. O peso varia entre 12 e 17 kg e o tamanho, entre 33 e 41 cm.

Cuidados

O Beagle não apresenta problemas de saúde em geral, mas tem predisposição a certas doenças como o hipotireoidismo. Fique atento às orelhas caídas, pois podem desenvolver infecções no ouvido.

Outro fator de cuidado é seu peso: quando o animal não é muito ativo, pode ficar obeso, por isso deve se exercitar para gastar as energias. Ele não precisa de atividades intensas, mas caminhadas diárias são essenciais.

Os passeios também são importantes para ele farejar o mundo exterior. Lembre-se que, sendo um cão de caça e de excelente olfato, é normal que sua cabeça esteja sempre baixa farejando durante as caminhadas.

Em relação ao banho e tosa,seus pelos curtos são de fácil manutenção: banhos e escovações semanais são suficientes. É importante sempre usar produtos específicos para cachorros.

Você já tá se achando o Charlie Brown a procura do seu próprio Snoopy? Cuide sempre com muito carinho do seu Beagle, deixe-se encantar pelo seus olhinhos e passeie bastante com ele. E se você quiser saber quais outros cachorros podem se dar bem com os pequenos, conheça asmelhores raças para crianças.

Compartilhe com seus amigos:



Conheça outras raças da nossa série: Qual é a sua?


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de Sites: Linking Sites