Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Raças de cachorro - Boxer

Série: Qual é a sua?

Raças Caninas - Boxer

Os brutos também amam, e essa máxima faz todo sentido quando falamos da raça de cachorro Boxer, o gigante de coração doce. A raça foi criada para ajudar caçadores e pode até parecer brava à primeira vista, mas quem tem um em casa garante: eles são amigos muito leais e adoram brincar.

Se você pensa em ter um cão de guarda, pode cogitar o Boxer, pois ele não gosta que estranhos incomodem a família. Mas ele precisa de espaço para se exercitar e colocar sua força para trabalhar - como um verdadeiro boxeador faria!

Raças de cachorro: Boxer com a língua para fora olhando o horizonte.

Origem do cachorro Boxer

O Boxer nasceu na Alemanha na década de 1830, quando as lutas de cães com touros eram populares em diversos países europeus. Caçadores alemães queriam uma raça aprimorada para competir, por isso cruzaram cães Bullenbeisser com Mastiff, Terrier e Bulldogs.

O Bullenbeisser era conhecido como “mordedor de touros” e era responsável por manter a presa capturada até que o caçador a alcançasse. Já extinto, foi usado como base devido à ampla dentadura imobilizadora, que cruzada com outras raças gerou o Boxer, um exemplar de corpo forte, ágil e resistente.

Há vários boatos para a origem do nome. Um deles diz que remete à postura altiva do boxeador e ao hábito dos cães da raça de usar as patas da frente quando brigam, além da agilidade.

A raça se tornou conhecida na Europa no fim de 1890, e os primeiros exemplares foram importados para os EUA em 1903. Foi aí que ele se popularizou como mascote, sendo reconhecido pela American Kennel Club - AKC em 1904.

No Brasil, o Boxer se enquadra no grupo 02 - Pinscher e Schnauzer - Raças Molossóides - Montanheses Suíços e Boiadeiros da Confederação Brasileira de Cinofilia - CBKC.

Temperamento e personalidade

Não se engane pelo passado brigão: o Boxer é uma raça extremamente brincalhona e companheira, que se dá muito bem com crianças e adora a família.

Embora territorialista, é muito amigável quando socializado com outros animais desde cedo, inclusive gatos. Não gosta de ficar sozinho, portanto se você passa muitos períodos fora de casa, pode ser uma boa arrumar outro companheiro de quatro patas para brincar com o seu pet.

Raças de cachorro: Boxer filhote no colo de sua tutora.

Protetor, é um excelente cão de guarda e não gosta que estranhos visitem sua casa. Se o tutor costuma receber muitas visitas, é recomendado acostumá-lo desde cedo para não ter problemas.

Cheio de energia, ele adora praticar atividades físicas e brincar, principalmente se estiver com seus tutores. Ao lado das crianças ele faz a festa! Se passar muito tempo sozinho pode ficar entediado e apresentar comportamentos destrutivos, como cavar o jardim e roer os móveis.

O Boxer é muito inteligente, mas também é teimoso. O treinamento ajuda no desenvolvimento físico, mental e social, mas é preciso paciência e cuidado, pois eles constantemente testam os limites do tutor. Eles também são um pouco desajeitados e imaturos até os três anos, como se não tivessem noção do próprio tamanho e idade.

Descrição e aparência do Boxer

O traço mais marcante do Boxer é a cabeça, proporcional ao resto do corpo, sem rugas e com o focinho mais largo, com um crânio estreito e ligeiramente arqueado. O focinho é poderoso e bem definido, com três dimensões de volume: forma da mandíbula, posição dos caninos e forma dos lábios.

A trufa é preta e levemente arrebitada em relação ao nariz, e as bochechas são bem desenvolvidas.

O corpo é robusto, com músculos bem definidos, tronco quadrado e avantajado e ossos fortes. As pernas traseiras são mais baixas que as da frente, a pele é seca e a pelagem é curta e assentada, com cores que variam entre dourado, vermelho forte e tigrado com listras pretas.

Cuidados com a raça Boxer

Treinamento é essencial para conter os cães dessa raça, que são teimosos e podem apresentar comportamento frustrante para o tutor devido à maturidade tardia.

Ensinar comandos de obediência é uma boa e vai manter o pet entretido, além de treinar sua inteligência. É bom frisar: o Boxer se destaca em obediência, agilidade e habilidades de rastreamento e proteção, então leve isso em conta na hora de treiná-lo.

O ideal é que o Boxer viva em um espaço amplo para se exercitar sempre que precisa. Passeios, corridas e brincadeiras devem acontecer diariamente por pelo menos uma hora, e não deixe de investir no enriquecimento ambiental para torná-lo mais ativo e fortalecer seu cérebro.

Raças de cachorro: Boxer com pelagem marrom clara e branca.

O Boxer é uma raça companheira, e ele pode se sentir rejeitado se for deixado do lado de fora da casa. Se você é do tipo que tem calafrios de pensar no cachorro subindo no sofá, é melhor pensar em outra raça, pois essa é do tipo que dorme com o tutor na cama.

Em relação à saúde, o Boxer tem nariz curto com trufa arrebitada, que não esfria o ar quente nos dias de verão; ao mesmo tempo, a pelagem curta não é capaz de protegê-lo do frio.

Ou seja, mais dois motivos para você não deixá-lo do lado de fora, além da necessidade de mantê-lo hidratado nos dias quentes e aquecido nos dias frios.

A raça é propensa a displasia de quadril, devido à diferença de altura das patas, e problemas cardíacos e respiratórios. É bem comum ouvir um Boxer roncar, mas com o tempo você acostuma; até porque, as vantagens de ter um companheiro desses compensa até o mais alto dos roncos!

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites