Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Raças de cachorro - Buldogue Francês

Série: Qual é a sua?

Raças Caninas - Buldogue Francês

Já faz alguns anos que um bichinho de orelhas e olhos grandes e rostinho simpático conquistou os lares e corações dos tutores. Estamos falando do Buldogue Francês, um dos cães de companhia mais procurados nos últimos tempos devido à personalidade dócil e aparência adorável.

A raça é uma ótima opção para quem busca um amigo de quatro patas, mas necessita de cuidados específicos que demandam atenção extra, pois faz parte do time dos braquicefálicos - pets com a carinha “amassada”, que têm dificuldades para respirar.

Encante-se pelo French Bulldog, um cão cheio de amor (e roncos!) para dar.

Raças de cachorro: Buldogue Francês: cachorro deitado na cama olhando para cima.

Origem do Buldogue Francês

Apesar do nome, o Buldogue Francês surgiu na Inglaterra da década de 1850, quando as lutas de animais eram comuns e o Buldogue Inglês era um dos principais personagens dessas práticas pelo porte imponente, força e coragem.

Buscando criar um cão mais ágil, os fãs das lutas de animais começaram a cruzar o Buldogue Inglês com cães da raça Terrier, dando origem ao Bull Terrier e Staffordshire Bull Terrier.

A ideia ainda era criar um Buldogue Tradicional, menor, porém os cruzamentos levaram a espécimes de orelhas rosadas e altas, pernas traseiras longas e face plana.

Os fãs de luta rejeitaram essa nova raça, mas a classe trabalhadora se apaixonou tanto pelos cães que os levou junto quando imigrou para a França, durante a Revolução Industrial, a ponto de se tornarem raros na Inglaterra.

É claro que os franceses também caíram no charme do Buldogue Francês, que no fim do século XIX voltou para a Inglaterra com a ajuda de George Krehl, entusiasta da raça que escreveu o primeiro padrão e os apelidou de cães de orelha de morcego.

Logo os americanos também se apaixonaram e começaram a exportar a raça para os EUA, onde foi exibida pela primeira vez na mostra do clube do canil de Westminster em 1896. Após dois anos, foi reconhecida pela American Kennel Club (AKC).

Temperamento e personalidade

Como um bom cão de companhia, o Buldogue Francês é brincalhão, alegre, sociável e dócil.

Se você busca um pet que faça festa quando você chegar em casa após o trabalho, essa é uma ótima opção, pois o que ele mais gosta é ficar no sofá vendo TV ou curtir passeios de carro, nos quais coloca a cabeça para fora e parece até sorrir.

Ele também é muito inteligente e aprende truques com facilidade, principalmente se for para ganhar um carinho em troca.

São simpáticos com qualquer pessoa, o que não faz deles bons cães de guarda (embora possuam característica protetora), mas podem ser possessivos com outros animais e até agressivos com machos da mesma espécie.

Se quiser ter mais de um, o ideal é que ele seja criado com uma fêmea de Buldogue Francês, ou, se tiver outros animais, ele deve conviver desde filhote para se acostumar.

Embora tenham picos de energia ao longo do dia, não são fãs de esporte. O motivo principal é a dificuldade para respirar devido ao focinho achatado, que faz com que o organismo não regule a temperatura normalmente, correndo o risco de hiperventilar.

O fato de ser muito inteligente pode torná-lo um pouco teimoso – e, também, ansioso, pois ele saberá quando você sai de casa e pode descontar esse comportamento destruindo seus móveis e objetos.

Ah, e nem pense em deixá-lo fora de casa! Ele pode até não dormir na sua cama, mas vai ficar muito chateado e deprimido se sua caminha estiver no quintal, isolada do convívio com a família.

Descrição e aparência

A Confederação Brasileira de Cinofilia enquadra o Buldogue Francês no Grupo 9 - Cães Toy e de Companhia / Seção 11 - Cães Molossos de Pequeno Porte.

Sua expectativa de vida gira entre 11 e 13 anos, com peso médio de 14 kg e 35 cm de altura. O pelo é curto, liso, macio e brilhante, fácil de cuidar e não cai muito - o sofá agradece! -, podendo variar de cores como branco, preto, cinza, caramelo e fulvo, com ou sem manchas.

A cabeça é larga, forte e quadrada, repleta de dobrinhas e rugas, e o crânio é quase plano de orelha a orelha, com focinho curto e largo. As bochechas são salientes, os olhos são “esbugalhados” e as orelhas são largas na base e arredondadas em cima, sempre altas.

O corpo é pequeno e compacto, com pescoço curto e arqueado, peito aberto e musculoso, pernas grossas e fortes e cauda curta, baixa e afinando até a ponta.

Raças de cachorro: Buldogue Francês: família de cachorros brincando.

Cuidados

Devido aos possíveis problemas respiratórios, o Buldogue Francês prefere atividades caseiras e brincadeiras simples, como pegar a bolinha ou correr pelo jardim.

Nunca exagere, pois ele pode hiperventilar, principalmente no calor. Busque brincadeiras dentro de casa ou onde estiver mais fresco. Não economize na água geladinha, se possível até com cubos de gelo!

As dobrinhas e rugas do Buldogue Francês devem ser limpas a cada dois dias com cotonete e soro fisiológico para prevenir feridas, e depois secas para evitar fungos. O pelo pode ser escovado semanalmente, pois é curto.

A síndrome braquicefálica obstrui as vias aéreas, levando à respiração ruidosa e roncos excessivos. Acostume-se a ter um cão que faz barulho quando puxa o ar.

O Buldogue Francês também tem tendência à obesidade, displasia de quadril, luxação de patela, hipotireoidismo e problemas na coluna vertebral, por isso, o acompanhamento com um bom médico veterinário é fundamental.

E se precisar de um banho ou uma creche para o seu pet em Guarulhos, conte sempre com a Black White Pet!

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites