Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Raças de cachorro - Chihuahua

Série: Qual é a sua?

Raças Caninas - Chihuahua

Fazendo jus à máxima de que nos menores frascos estão os melhores perfumes, o Chihuahua traz seu jeito atrevido, leal e corajoso em um corpinho com menos de 20 centímetros e três quilos. A raça é considerada uma das menores do universo canino e figura no Guinness World Records graças à Miracle Milly, uma cachorrinha de apenas 9,65 centímetros, considerada o Menor Cachorro do Mundo.

Raças de cachorro: Chihuahua dormindo na sua caminha.

Mas com pequenos tamanhos também vem grandes responsabilidades, e o Chihuahua, embora se sinta muito maior do que realmente é, precisa de cuidados e precauções bem específicas para ter qualidade de vida. Saiba tudo sobre essa raça e veja se ele combina com seu estilo de vida!

Origem

Assim como muitas raças, o Chihuahua tem mais de uma teoria para explicar sua origem no mundo. A primeira delas diz que ele descende de raças chinesas e foi trazido para a América por meio de comerciantes espanhóis. Uma vez no México, a raça foi cruzada com raças nativas e pequenas, em especial o Techichi, uma raça criada pela civilização Tolteca.

Outra teoria diz que a raça descende direto do Techichi, que foi registrado em diversas esculturas que reforçam sua familiaridade com o Chihuahua, pois mostram a cabeça redonda e orelhas grandes típicas da raça.

Toda família tinha um Techichi, pois considerava-se que ele possuía poderes como cura, previsão do futuro e guia para o submundo. Quando os astecas conquistaram os Toltecas, a raça entrou em processo de extinção. No final de 1500 a raça desapareceu, quando os espanhóis conquistaram os Astecas.

Foi só em 1850 que três exemplares da raça apareceram no estado de Chihuahua, no México, dando origem ao nome. Em 1904 a raça foi reconhecida pela AKC - American Kennel Club reconheceu a raça, e no Brasil a CBKC - Confederação Brasileira de Cinofilia enquadra a raça no grupo 9 - Cães de Companhia.

Temperamento e personalidade

Muita gente acha o Chihuahua e o Pinscher parecidos, mas eles combinam somente no visual, já que o temperamento dos dois é bem diferente.

O Chihuahua é um companheiro muito leal ao tutor, do tipo que o segue por onde vai, e afetuoso com aqueles que ama.

Prospera em um ambiente cheio de afeto, no qual vai conviver dentro de casa com a família, o que significa que ele deve ser incluído na rotina, pois pode se chatear caso seja deixado de lado.

Raças de cachorro: Chihuahua passeando no colo de sua tutora.

Não é um cão para ficar do lado de fora, mas você deve ensinar as regras para que ele fique dentro de casa com limites já que, mesmo pequeno, ele pode ser bagunceiro e teimoso.

Corajoso e destemido, não se dá bem com estranhos e protege seu tutor com o que tem de mais forte - o latido! Ele não é de latir, mas, quando o faz, tenha certeza que há algo de estranho.

É um excelente cão de guarda, mas não é uma boa opção para casas com crianças, pois além de criar vínculos com poucas pessoas pode se aborrecer com as brincadeiras dos pequenos, que podem machucá-lo sem intenção.

Tanta coragem requer atenção, pois ele pode enfrentar cães maiores na tentativa de proteger quem ama. São muito rápidos e inteligentes, e conquistam o coração daqueles que estão dispostos a ter um companheiro fiel por muitos e muitos anos.

Descrição e aparência

O Chihuahua tem a cabeça redonda e pequena, com focinho curto e reto quando visto de perfil e trufa preta, apontando ligeiramente para cima. As orelhas são grandes e bem abertas, afinando na ponta e sempre alertas.

Os olhos são grandes, redondos e expressivos, e as bochechas são secas e pouco desenvolvidas. O pescoço é arqueado, o tronco é compacto e bem construído, com peito largo, costelas arqueadas, pernas fortes e patas pequenas e ovaladas. A cauda é comprida e afina até a ponta.

A raça é considerada pela CBKC como a que apresenta maior variedade de tonalidades e combinações de cores. O pelo pode ser curto ou longo, mas os exemplares mais comuns tem a pelagem rente à pele.

Em relação ao tamanho, o Chihuahua tem entre 15 cm e 22 cm, e pode pesar até três quilos.

Cuidados

Uma ótima notícia para os fãs de Chihuahua: eles podem viver até 20 anos, se tiverem uma saúde boa e qualidade de vida.

O principal cuidado a tomar é com o frio, pois essa raça não aguenta temperaturas baixas. Nos dias mais gelados, mantenha-o dentro de casa, aquecido com roupinhas e mantas.

Seu tamanho reduzido também demanda atenção, principalmente no crânio, que tem um ponto frágil chamado de fontanela aberta (também conhecido como moleira), que nunca se fecha completamente e não deve sofrer golpe ou trauma.

Ativo, o Chihuahua precisa de, pelo menos, 30 minutos de atividades diárias, mas cuidado, pois ele tende a se esforçar até chegar ao seu limite. Mantenha-o hidratado e faça pequenas pausas.

É comum da raça tremer, seja de frio ou de felicidade, excitação, medo ou estresse. Se perceber que isso acontece com frequência, converse com um veterinário!

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites