Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Raças de cachorro - Chow Chow

Série: Qual é a sua?

Raças Caninas - Chow Chow

Olha lá, parece um leão! Quem nunca fez o comparativo ao avistar um cão da raça Chow Chow por aí, não é mesmo? Bastante felpudo, de traços marcantes e personalidade forte, esta é uma das raças mais envoltas em alguns mitos e verdades, principalmente sobre seu temperamento e jeito de ser, mas tão cheia de amor e carinho quanto todas as outras.

Por isso, vamos conhecer um pouco melhor esta raça e como nós podemos fazer o melhor para que eles se sintam confortáveis, seguros e felizes junto da convivência com os humanos.

Chow Chow

Foto Retrato de um Chow Chow

Leal e, ao mesmo tempo, um pouco teimoso, o Chow Chow tem personalidade mais centrada, não é um cão que você verá pulando e fazendo bagunças a todo o tempo. Aliás, é raro que eles se comportem assim sem que haja um estímulo de tutores e pessoas próximas, mas a sua calma é um ponto positivo importante, que faz total diferença ao longo da convivência e estilo de vida.

É um cão que costuma ser independente, mas isso depende muito de como o tutor conduz a sua criação. Caso tenha optado pelo adestramento fica mais fácil a desenvoltura autossuficiente no animal, mas se o Chow Chow cresceu sem nenhum tipo de instrução talvez seja mais difícil despertar no pet essa independência e liberdade de escolha.

Pode ser considerado sério? Pode, ele não é um labrador ou um pastor alemão, que está sempre querendo farra e diversão, mas se vira muito melhor que eles quando o assunto é ficar quieto, no seu canto. Por isso, muitas pessoas que passam um tempo considerável fora de casa ao longo do dia escolhem o Chow Chow como companheiro, pois eles não sofrem tanto como outras raças ao passarem o dia sozinhos.

Porém, é sempre importante prestar atenção, desde filhote, e medir esse grau de afastamento, até para que o cachorrinho não se sinta rejeitado e preterido. Ainda que o Chow Chow preze muito pela sua individualidade, ele gosta de receber todo o amor e carinho do mundo, principalmente quando ele vem da sua família. A única ressalva é sobre estranhos e crianças, pois a sua fofura atrai carinhos, abraços e colos, mas se ele não foi treinado para socializar, pode esperar o imediato estranhamento por parte do pet. É um cão desconfiado e seletivo, digamos assim. Intimidade com ele, não tem jeito, é só com quem o cão já conhece.

Por ser um cão fofo, muitas pessoas, ao vê-lo, podem querer passar a mão ou pegá-lo no colo. Já que este cachorro é muito territorial, ele pode interpretar esta atitude como uma agressão e rosnar ou até mesmo avançar. Isso não ocorrerá se seu Chow Chow for treinado e passar por períodos de sociabilização.

A história do Chow Chow é de longa data e interessantíssima. Vamos conhecê-la?

Origem

Nosso amigo Chow Chow é um cão das antigas, viu? Seus primeiros registros datam entre 206 a.C e 22 d.C., e alguns historiadores também cogitam o fato de que ele passou pela Mongólia e Sibéria até que chegasse na China, o que implicaria em mais tempo ainda de existência. Sua conexão inicial era com a nobreza, não por acaso a raça está representada em muitas obras de arte e relíquias das antigas civilizações da Ásia.

Sua funcionalidade era pautada no combate, caça, transporte, tração e alimentação, pois na China sempre foi comum o hábito de consumir carne canina. Sua imponência e seriedade conquistaram de vez o mundo no século XIX, quando chegaram na Inglaterra e, graças ao seu perfil exótico e incomum em comparação a outras raças da época, chegaram a ser exibidos em zoológicos como animais selvagens. Mas isso mudou ainda no final do mesmo século, quando foram exportados ao redor do planeta e comercializados como animais de estimação.

No Oriente, os sábios e mais antigos contam que a língua azul foi um gentil presente divino durante a criação do universo, pois representam gotas de tinta azul vindas do céu especialmente para colorir a língua dos Chows.

Temperamento e Personalidade

Além do seu perfil físico diferente, exuberante e gracioso, o Chow Chow também se destaca pela sua personalidade característica, onde ele mescla teimosia com fidelidade, calma com desconfiança, independência com carência. Costuma ser reservado e bem tranquilo, então é normal que ele não fique o tempo todo pedindo carinho ou exigindo atenção. É um pet que respeita e que também quer ser respeitado.

Latir é coisa rara, apenas em casos nos quais ele sinta alguma ameaça ou em que precise se manifestar de forma mais contundente para se proteger ou proteger quem vive com ele. Pode ser mais afável durante o período matinal e mais ativo e dinâmico no período noturno, mas isso depende muito de como o cão foi criado e treinado, caso tenha passado por adestramento. Algumas pessoas rotulam o Chow Chow como um cão agressivo e assassino, uma lenda sem fundamento e que prejudica demais sua socialização.

Como falamos, ele não é um cão tão alegre e energético como tantos outros, mas não é um animal propenso à ataques involuntários ou coisas similares e sim um pet que reage quando se sente ameaçado ou invadido. Por isso nós sugerimos o cuidado mediante situações de convívio com pessoas estranhas. Não é por mal ele reagir com latidos e rosnadas, é só o jeito dele de se defender, pois aquele estranho, aos olhos do Chow Chow, pode ser um inimigo.

Além disso, é muito inteligente e fácil de adestrar, mas é importante frisar que ele não terá empolgação e agitação como regra em passeios e atividades recreativas, porém, é praticamente lei para o Chow Chow ser tratado com dignidade, respeito e valor. Uma vez que ele enxergue tais características no tutor e em quem mais divide espaço com ele, é definitiva a relação de proteção, carinho, lealdade e apreço que ele terá por todos.

Descrição e Aparência da Raça Chow Chow

Sem dúvida o pelo do Chow Chow é um dos pontos mais marcantes e característicos da sua aparência física. A variação de cor fica entre tons alaranjados, claros, cinzas e pretos, enquanto a textura pode ser mais lisa ou mais densa e áspera, o que fica determinado de acordo com a sua origem.

Com focinho arredondado, faro apurado, olhar forte e traços leves, é um cachorro de médio porte, podendo atingir até 56 centímetros de altura e pesar até 25 quilos na fase adulta. A famosa juba de leão, ou jeito de urso também são referências padronizadas no Chow Chow, sem esquecer, claro, da sua língua de cor azul, que pode variar para tons pretos e roxos.

Cuidados

São muitos os cuidados que um Chow Chow vai exigir do seu tutor, desde o trato com sua pelagem vasta até a limpeza regular de olhos e ouvidos. Para os pelos, a dica é realizar a escovação diariamente quando forem ásperos e semanalmente quando forem mais lisos.

O calor não é o melhor dos mundos para a raça, mas também nem pense em tosar o Chow Chow. Ok? Assim como pavões, são vaidosos e retirar deles esse patrimônio particular que são seus lindos pelos pode levá-lo até a depressão. O segredo para os dias mais quentes é oferecer espaços mais frescos e arejados, e realizar uma tosa dos pelos que não interfira em seu vigor. Já quando o tempo está mais frio ele se sai muito bem, pois além de ser uma raça originária de regiões gélidas, o pelo, mais uma vez, favorece a manutenção da temperatura do seu corpo.

A limpeza de olhos e orelhas é necessária porque é comum o acúmulo de impurezas e resíduos devido sua estrutura física – pequena e oriental, mas deve ser feita com muito cuidado para que o cão não se sinta invadido. Ok? Banhos. podem ser quinzenais, e passeios são recomendados pela parte da tarde. Em geral, costuma ser um cão saudável, o único ponto que merece atenção é o possível surgimento de fungos, alergias cutâneas e assaduras por conta da falta de cuidados e asseio com o pelo.

Lindo, fiel e independente. É ou não é um encanto esse tal de Chow Chow? E para você que já tem um em casa ou está pensando em ter, conte com a Black White Pet para tirar suas dúvidas, cuidar com muito carinho do seu bichinho e fazer aquele checkup canino em nosso consultório veterinário.

Nos encontramos na próxima matéria – ou quem sabe com você e seu lindo Chow Chow vindo nos fazer uma visitinha? Lambeijos! =)


Compartilhe com seus amigos:



Conheça outras raças da nossa série: Qual é a sua?


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites