Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Raças de cachorro - Dachshund

Série: Qual é a sua?

Raças Caninas - Dachshund

Se você não os conhece pelo complicado nome Dachshund, com certeza os conhece pelo famoso apelido de salsichinha. Esta raça de cachorro é uma das mais queridas e antigas do mundo.

Raças de cachorro: Dachshund olhando fixamente para a foto.

Conhecido também como teckel, os cães da raça Dachshund possuem diferentes tamanhos e pelagens, são ótimos companheiros e muito corajosos. Continue a leitura e saiba mais!

Origem

Os cães da raça Dachshund podem ter surgido no Egito Antigo, há evidências de sua existência neste local há 4 mil anos. Porém, seu local de origem oficialmente aceito é a Alemanha, mais precisamente na Idade Média.

Inicialmente, eles foram criados como cães de caça. Uma curiosidade é que seu nome pode ser traduzido como cão texugo, uma vez que a anatomia destes cãezinhos é perfeita para a caça deste animal que se esconde em tocas.

Assim como acontece com diversas raças, ele ganhou popularidade após se tornar um cão da realeza, uma vez que a Rainha Vitória, da Inglaterra, era apaixonada por eles. Com isso, a raça foi ganhando espaço e fama ao redor do mundo.

A popularidade dos Dachshund caiu durante as duas Grandes Guerras, uma vez que por ser de origem alemã, os exércitos inimigos do país passaram a exterminar estes cães. Porém, felizmente, após estes períodos os pets puderam voltar a encantar os humanos e conquistar seus corações. O Dach ficou particularmente popular nos Estados Unidos a partir da década de 1950.

Aliás, a popularidade deles é tão grande que vários cãezinhos da raça já estrelaram filmes. No Brasil não é diferente: quem viveu os anos 1990 deve se lembrar dos comerciais da marca de autopeças Cofap, que tinham um Dachshund como mascote. Por isso, aqui até hoje algumas pessoas os conhecem pelo nome da marca.

Personalidade e temperamento

Os Dachshund também são famosos e queridos devido a sua personalidade. Eles são amorosos e amigáveis, adoram brincar, cavar e receber carinho e atenção de seus tutores. Sua energia faz sucesso entre as crianças, já que não negam uma boa brincadeira!

Como possuem origem como animais de caça, eles estão sempre atentos a sons e movimentos, no entanto, não quer dizer que sejam bravos. Dificilmente você verá um salsichinha avançando em alguém.

De vez em quando você pode notar que seu cão precisa do próprio espaço e passa um tempo sozinho. Também é importante respeitar esta vontade, pois a raça tem a independência como característica.

É importante saber que o Dachshund é teimoso, característica que, combinada com a agitação, dificulta seu adestramento. Portanto, se você tem a intenção de adestrar seu cão, comece com ele ainda filhote para facilitar e seja paciente.

Raças de cachorro: Dachshund - filhotes abraçadinhos.

Descrição e aparência

Os salsichinhas são inconfundíveis: seu corpo comprido e as patinhas curtas são as características marcantes da raça, que possui dois tamanhos, mas ainda assim é considerada de porte pequeno. Seu peso pode variar de 2kg a 9kg, e tem três tipos de pelagem: curto, longo e duro.

Os de pelo curto são os mais conhecidos, com sua pelagem densa e brilhante. Os de pelo longo possuem pelagem macia e sedosa, com ondulações que dão todo o charme aos cãezinhos. Os de pelo duro ficam entre os curtos e longos, mas nem por isso são menos fofos.

Quanto à coloração, não possuem grande variedade. Normalmente, são castanhos ou vermelhos, pretos com manchas vermelhas, ou cinza.

Apesar do porte pequeno, seu corpo costuma ser atlético. O focinho é largo e comprido, e as orelhas também compridas e caídas.

Cuidados com o Dachshund

O principal cuidado com os cães da raça Dachshund é em relação a sua coluna. Eles estão mais propensos a terem problemas no disco invertebral. Por isso é muito importante cuidar da alimentação destes cães para evitar o sobrepeso, que pode prejudicar esta parte do corpo em especial.

O sobrepeso também pode causar problemas na patela, já que sua pata é curta. O problema é comum em cães de pequeno porte no geral.

Cães de orelhas caídas podem ter problemas com fungos, por elas estarem sempre fechadas e abafadas. Por isso, é importante higienizá-las periodicamente.

Invista também na escovação dos pelos, se o seu Dachshund tiver pelo duro ou longo, para evitar o acúmulo de sujeira e emaranhamento, deixando-os sempre lindos e sedosos.

O momento da escovação pode exigir certa paciência, e os cães ficarem incomodados, então acostume seu pet desde filhote e aproveite para que este seja um momento de estreitamento de laços entre vocês. Você também deve levá-lo regularmente ao veterinário para verificar se está tudo certinho com o seu pet.

Estes cães são saudáveis em geral, e sua média de vida é de 12 a 15 anos.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre tudo o que compõe a fofura do Dachshund?

Estes cães são pura alegria e companheirismo!

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Categorias de assuntos



RAÇAS CANINAS
Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites