Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Raças de cachorro - Fila Brasileiro

Série: Qual é a sua?

Raças Caninas - Fila Brasileiro

“Ele é grande, ele é peludo, ele gosta de aparecer”. Se você era criança nas décadas de 80 e 90 e assistia ao programa da Xuxa, então talvez se lembre dessa música sobre o Txutxucão, um Fila Brasileiro que ficou famoso por aparecer ao lado da apresentadora.

De fato, como no programa, a raça é muito companheira, dócil e amável, mas pode ser bem temperamental quando não treinado. O Fila Brasileiro não costuma ser amigável com estranhos, o que, por outro lado, faz dele um excelente cão de guarda!

Origem

Raças de cachorro Fila Brasileiro: cachorro parado em um campo extremamente verde.

Como o próprio nome indica, o Fila Brasileiro tem origem no nosso país, ainda que não seja nativo. Acredita-se que ele seja fruto de uma mistura de cães pastores, como os mastiffs, buldogues, fila terceirense (uma raça portuguesa) e bloodhounds, que chegaram ao Brasil trazidos pelos colonos portugueses.

A função dos cachorros naquela época não era algo para se orgulhar: além de proteger os rebanhos, eram usados para vigiar e perseguir escravos e índios. Talvez isso explique seu nome “fila”, que vem do verbo “filar” e significa “agarrar, segurar, prender”.

A raça foi a primeira do país reconhecida pela Federação Cinológica Internacional (FCI) após longa batalha, que começou em 1946, com o antigo Brasil Kennel Clube. Em 1976, houve um segundo padrão e, finalmente, em 1983 definiram a terceira versão do padrão de raça, que entrou em vigor em 1984 e permanece até hoje.

Temperamento e personalidade

Com jeito calmo e um senso de proteção aguçado, o Fila Brasileiro exige pulso firme, pois pode se mostrar muito teimoso quando contrariado. Ele é do tipo que gosta de testar o tutor para ver se suas ordens são para valer, mas fique tranquilo: ele faz tudo isso por brincadeira mesmo.

Inteligente, cria uma ligação afetiva muito forte com a família que o adota e se torna um grande amigo para todos os momentos. Custe o que custar, ele estará pronto para defender seu tutor.

É importante ter atenção, no entanto, porque todo esse instinto protetor pode acabar exigindo um pouco mais de cuidado quando o Fila entra em contato com estranhos e outros animais, pois eles despertam nele o alerta máximo de segurança.

Já com crianças, a convivência é tranquila e não é raro ver algumas delas montando na garupa deles para brincar de cavalinho.

Descrição e aparência do Fila Brasileiro

Robusto, vigoroso, imponente e musculoso, o Fila Brasileiro é um animal que impõe respeito e é reconhecido de longe. Os machos medem de 65 a 75 cm e as fêmeas, de 60 a 70 cm. As orelhas são longas e caídas, o focinho e os olhos são sempre pretos, o rabo é longo e a postura é de um eterno cão de guarda.

Raças de cachorro Fila Brasileiro: dois cachorros descansando com a boca aberta

Seu pelo é curto, flexível e grosso e, quanto à cor, pode ser dourado, tigrado ou rajado (marcas pretas sobre um fundo de cor sólida) e preto. É comum ainda a presença de marcas brancas nas patas, peito e ponta das caudas.

Cuidados

Os cuidados com um Fila Brasileiro não diferem muito do que você deve ter com outros cães grandes e de pelo curto. A começar pela higiene: os banhos devem ser mensais no verão e a cada dois meses no inverno. Escovação semanal é suficiente.

Verifique sempre as unhas, para que não cresçam demais, e o ouvido, para que não acumule cera e sujeira, pois a raça tem tendência a desenvolver otite. Os olhos também devem ser foco de atenção e, se aparecer qualquer mancha preta ou acúmulo de secreção, limpe com soro fisiológico.

Banhos de sol são mais do que necessários para produção da vitamina D, essencial para dentes e ossos fortes. O horário é o mesmo para nós: evite o período mais quente, entre 10h e 16h.

O Fila Brasileiro também demanda atenção quando o assunto é atividade física: para conseguir manter o pet em forma, pelo menos uma hora de caminhada todos os dias. Além dos exercícios, é preciso ter controle também com a alimentação, pois o excesso de ração ou de petiscos podem contribuir para o sobrepeso.

Assim, mantendo a rotina básica de cuidados e exercícios, seu Fila Brasileiro irá crescer saudável e feliz. Esse jeitão calado, porém cheio de sentimento e fidelidade conquista todo mundo. Por isso, inclua nos cuidados do dia a dia muito amor e carinho! E para toda ajuda profissional, conte com o veterinário e os serviços da Black White Pet!

Compartilhe com seus amigos:



Conheça outras raças da nossa série: Qual é a sua?


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de Sites: Linking Sites