Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Raças de cachorro - Golden Retriever

Série: Qual é a sua?

Raças Caninas - Golden Retriever

Uma das raças mais populares entre aqueles que buscam um amigo de quatro patas, o Golden Retriever é conhecido pela personalidade extremamente amável e companheira, que lhe conferem um lugar especial no ranking de raças mais queridas do mundo.

Por trás do rosto simpático e da pelagem brilhante, se esconde um cão inteligente e que aprende comandos com muita facilidade. Pode ser treinado para atuar em operações policiais, resgate e apoio a pessoas com deficiência.

Conheça um pouco mais sobre o apaixonante Golden Retriever!

Raças de cachorro: Golden Retriever: cachorro deitado na folhagem.

Origem do Golden Retriever

Na Escócia do século XIX um dos hobbies mais comuns entre os abastados era a caça, e foram desenvolvidas diversas raças de cachorro que auxiliavam seus tutores nessa função.

Lord Tweedmouth gostava de caçar aves aquáticas e era um amante da cinofilia - prática de estudo e criação de cães para aperfeiçoamento das raças - e por isso buscava um cão que atendesse os seus objetivos e fosse capaz de avançar em vegetação densa e enfrentar as águas frias, além de ser um companheiro fiel.

Para isso, ele cruzou um exemplar de Flat-Coated Retriever de pelo ondulado e amarelo com uma Tweed Water Spaniel (raça extinta no final daquele século) de pelo amarelo-escuro crespo. Os filhotes ainda foram cruzados com exemplares de Retrievers pretos, Tweed Spaniels, Setters e Bloodhounds.

O resultado foram cães de pelagem longa amarelo-dourada, que inspirou o nome Golden (Dourado, em inglês), atléticos e excelentes nadadores e caçadores, com personalidade dócil e inteligente.

Por volta de 1900 a nova raça chegou à América por meio dos filhos do Lord, sendo reconhecida como oficial pela American Kennel Club (AKC) em 1927. Antes disso, o Golden era considerado uma variedade em tom dourado do Retriever de pelo liso.

Temperamento e personalidade

Assim como o Labrador, o Golden Retriever é constantemente retratado em propagandas, séries e filmes como o cão perfeito para toda a família. Isso se deve à sua personalidade dócil, amável e confiável, que o torna uma das raças mais simpáticas entre os cães.

Essa raça dificilmente se estressa, sendo uma das melhores raças de cachorro para crianças pequenas, pois além de não se irritar com as brincadeiras, eles também são ótimos cães de guarda e ficarão de prontidão para que nada aconteça com seus queridos humanos.

O Golden Retriever também ocupa o 4º lugar no ranking de inteligência e por isso é muito usado como cão-guia para pessoas com deficiência visual e animal de apoio em hospitais, asilos e casas de repouso, além de ser treinado para trabalhar farejando drogas para a polícia ou auxiliando em resgates na água.

Naturalmente agitado, ele gosta de estar em movimento, sendo um ótimo companheiro de caminhadas, corridas e passeios de bike.

Sua energia é tão grande que ele pode ser um pouco estabanado, derrubando coisas com frequência e deixando a casa uma bagunça. Mesmo quando adulto, age como um filhote gigante, por isso, sessões de adestramento básico podem ser uma boa ideia.

Apegado aos tutores, o Golden Retriever detesta ficar sozinho ou se sentir deixado de lado, podendo sofrer de depressão e ansiedade. O ideal é que ele esteja sempre acompanhado, seja de outro cão ou de outras pessoas, ou pelo menos tenha opções para se distrair enquanto seus tutores não estão em casa.

Descrição e aparência

A Confederação Brasileira de Cinofilia classifica o Golden Retriever como cão de caça dentro do Grupo 8 - Retrievers, Levantadores e Cães d’Água / Seção 1 - Retrievers. Sua expectativa de vida é entre 12 e 15 anos, tendo altura média entre 51 cm e 56 cm (fêmea) e 56 cm e 61 cm (macho) e peso entre 25 kg e 32 kg (fêmea) e 30 kg e 34 kg (macho).

Raças de cachorro: Golden Retriever: família de cachorros brincando.

Sua principal característica é a pelagem dourada, que pode ser lisa ou ondulada, com alguns pelos brancos no peito e resistente à água. O olhar dócil, marcado pelos olhos castanhos escuros e bem afastados também é marca registrada.

O rosto, de crânio largo, conta ainda com focinho largo e profundo, nariz preto, maxilares fortes e orelhas de tamanho moderado.

Seu corpo é marcado por um pescoço longo, peito profundo e costelas bem arqueadas, com pernas fortes, musculosas e retas e patas redondas. A cauda é longa, peluda e grossa, responsável por desastres caseiros, como a derrubada de bibelôs e vasos.

Cuidados

O Golden Retriever faz parte do Grupo dos Esportistas ao lado do Labrador e do Cocker Spaniel, o que faz dele uma raça cheia de energia e que precisa de uma boa dose de exercícios físicos diários.

O ideal é que ele viva em uma casa espaçosa, pois em apartamentos e locais pequenos pode sofrer de ansiedade e acabar destruindo seus móveis e jardim.

Levá-lo para caminhadas e corridas pelo menos duas vezes ao dia por 40 minutos é o mínimo, além de brincadeiras com bolinhas, caçadas e até uma dose de natação, já que ele ama água e nada muito bem.

Por serem muito ligados à família podem sofrer de ansiedade de separação, caso passem longos períodos sozinhos. Nesses casos, é recomendado ter outro cão que possa lhe fazer companhia ou deixá-lo passar um tempo em uma creche para cachorro, onde poderá socializar e se divertir com outros animais.

Exercícios mentais diários são excelentes para essa raça, que é muito inteligente e precisa trabalhar a mente. Comandos simples são uma boa forma de começar - mas tenha paciência, pois no começo ele pode ser bem distraído.

Quem sofre de alergia a pelos deve reconsiderar essa raça, pois eles soltam bastante, sendo necessário escovar a pelagem pelo menos duas vezes na semana. Brincalhões, eles se sujam com facilidade, mas o ideal é que tomem banho no máximo uma vez por mês para não remover a oleosidade natural do pelo.

Em relação à saúde, as doenças mais comuns são câncer e displasia de quadril. A obesidade não é um grande risco porque este é um cão muito ativo, mas ainda assim é importante cuidar da alimentação e oferecer uma ração de qualidade e com suplementação adequada, afinal, o Golden Retriever é um animal de grande porte.

E se precisar de um banho ou de um veterinário em Guarulhos para o seu pet, conte sempre com a Black White Pet.

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites