Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Raças de cachorro: Lhasa Apso

Série: Qual é a sua?

Raças Caninas - Lhasa Apso

Quando você olha para um Lhasa Apso tão pequenino e inofensivo, você consegue imaginá-lo como um guardião? Pois é, esse cãozinho alegre surgiu lá no Tibete justamente com essa função.

Se hoje ele não ocupa mais esse posto e guarda apenas um lugar muito especial no nosso coração, isso não significa que ele tenha abandonado completamente seu antigo papel. Basta ouvir seus latidos na hora de avisar sobre a chegada de pessoas estranhas.

O nome Apso Seng-kyi, que pode ser traduzido como “cão-leão barbudo”, não é à toa.

Origem

Raças de cachorro Lhasa Apso: cachorro nas pedras de uma montanha.

Nas aldeias ao redor de Lhasa, a capital tibetana, em uma região com mais de 16 mil pés de altura, monges budistas criavam essa raça para serem cães de guarda e protetores de seus templos e monastérios.

Antigamente, acreditava-se que após a morte do tutor de um Lhasa Apso, sua alma encarnava no cãozinho enquanto aguardava a reencarnação. Essa crença fazia do cão uma figura muito especial e sagrada, só criada pela nobreza. Por isso, Dalai Lama enviava cães da raça para o imperador da China todos os anos.

O Lhasa Apso só foi introduzido na Europa no início do século XX. Os primeiros cães chegaram à Grã-Bretanha na década de 1920, onde um clube da raça foi fundado na década seguinte, época em que eles chegaram na América.

Vindo do cruzamento entre o Terrier Tibetano e o Spaniel Tibetano, o Lhasa Apso viu seu padrão estabelecido em 1987. No Brasil, a raça está classificada no grupo 09 da Confederação Brasileira de Cinofilia - CBKC, no qual se enquadram os cães de companhia.

Temperamento e personalidade

Alegre, animado e brincalhão, o Lhasa Apso se dá super bem com as crianças e por isso é uma das raças mais indicadas para a garotada. Eles são também uma boa companhia para idosos, pela tranquilidade, pois como não são muito chegados em exercícios, adoram passar o tempo no colo do tutor ou cochilando ao lado dele.

Isso também acontece porque estamos falando de um cachorro muito protetor, que nunca perdeu o papel de guardião que traz dos ancestrais e está sempre atento a tudo que acontece ao seu redor, além de ser bastante vigilante e desconfiado em relação a quem ele não conhece.

Pode ser difícil lidar com sua personalidade forte, por isso é importante que o treinamento e socialização sejam feitos desde filhote para que haja uma melhor interação com seus companheiros e outros animais da casa. Para equilibrar seu instinto protetor, não tenha medo de ter pulso firme na hora de educá-lo.

O Lhasa Apso é também muito seguro e independente, o que, ao lado do seu pequeno tamanho, o torna ideal para quem mora em apartamento (conheça outras raças de cachorro para apartamento). Só não deixe de passear com ele de vez em quando para espantar o tédio.

Descrição e aparência do Lhasa Apso

Com um corpo compacto e robusto, envolto por uma pelagem longa, abundante, grossa e reta, a raça pode apresentar uma variação de cores que vão desde o tom areia e mel ao cinza escuro, preto, branco ou marrom.

Seus olhos ovais, de tamanho médio e de cor escura, muitas vezes se escondem atrás dos pelos que caem no rosto. Por isso, é importante prender toda essa pelagem para que não incomode sua visão. As orelhas, também de tamanho médio, são caídas e com bastante franja.

Apesar de se achar e latir como se fosse muito maior do que realmente é, o Lhasa Apso tem uma média de altura de 25 cm e pesa cerca de 7kg. O cão mais longevo da raça chegou a viver 29 anos. Atualmente, sua expectativa de vida varia entre 12 e 16 anos.

Quando olhamos para ele, dá até para confundi-lo com um Shih-Tzu, mas existem muitas diferenças entre eles, sendo a principal delas o focinho: enquanto o do Shih-Tzu é quase inexistente, o do Lhasa é mais fino e um pouco mais alongado.

Raças de cachorro Lhasa Apso: cachorro nas pedras perto do mar.

Cuidados

Por serem originários de uma região de altitudes elevadas e temperaturas rigorosas, o Lhasa Apso se desenvolveu de forma a se tornar um cão bastante resistente e por isso não tem propensão a nenhuma doença em específico.

Sua pelagem suporta as temperaturas mais baixas e o protege do sol. Embora sejam abundantes, os pelos não costumam cair tanto, mesmo assim requerem cuidados especiais, como a escovação diária (com pentes e escovas adequados) para evitar os emaranhados e para que os novos pelos nasçam mais fortes, macios e brilhantes.

Alguns tutores preferem tosar o Lhasa Apso, não apenas para deixá-lo mais confortável, mas também para facilitar os cuidados e a manutenção. Antes de decidir fazer isso, consulte um especialista para saber qual banho e tosa é mais adequado para seu cãozinho, ok?

Mesmo que ele não seja tosado, mantenha os seus pelos sempre bem aparados.

Outro cuidado que a pelagem exige é no sentido dos problemas de pele que ela pode desencadear, como a dermatite, causada pelo acúmulo de umidade entre os pelos, podendo deixar manchas avermelhadas no local, coceira e até provocar infecções bacterianas. Assim, seque bem seu amigo após o banho.

Outra parte do Lhasa Apso que merece atenção especial são as suas orelhas: o fato de serem caídas favorece o surgimento de infecções auriculares, pois o pet pode acabar se molhando ao beber água, favorecendo o acúmulo de fungos e bactérias. Verifique regularmente seus ouvidos e os limpe com soluções recomendadas.

Por último, atenção com a visão: seus olhos podem ficar muito secos devido a um tipo de conjuntivite, resultando em inflamação e vermelhidão. Se você notar algo assim, leve seu cão a um veterinário, para que sejam feitos os exames necessários.

No quesito atividade física, o Lhasa Apso não é do tipo que precisa se movimentar muito e nem tem predisposição à obesidade. Pequenos passeios e brincadeiras curtas são suficientes para ele.

Mesmo com uma pelagem que lhe confere um porte bastante nobre e cheio de confiança, o Lhasa Apso não dispensa sua atenção e carinho. Por isso, conte sempre com a Black White Pet para que seu cão tenha todo cuidado que merece e uma vida sempre saudável.

Compartilhe com seus amigos:



Conheça outras raças da nossa série: Qual é a sua?


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de Sites: Linking Sites