Home
 
Empresa
 
Banho e Tosa
 
Creche e Hotel
 
Veterinário
 
Galeria
 
Blog
 
Contato
Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Raças de cachorro - Pastor Alemão

Pastor Alemão descansando sobre a grama com a língua para fora

Série: Qual é a sua?

Raças Caninas - Pastor Alemão

O mundo canino é, sem dúvidas, um universo cheio de coisas maravilhosas e que melhoram positivamente as nossas vidas. São seres munidos de tanto amor, parceria, carinho e senso protetor que fica impossível resistir à presença de um cãozinho, seja dentro do nosso lar ou através do convívio regular com pets de amigos, parentes, parceiros e até no ambiente de trabalho, sabiam? É comum em agências de publicidade, por exemplo, a presença de cães como método de criar um ambiente de trabalho mais agradável e alegre, ou também autorizado que os próprios colaboradores levem seus pets para passar um dia todinho ao lado dos seus tutores.

Tanta coisa boa que esses peludinhos podem fazer por nós, não é verdade? E são tantos tipos, cores e... Raças! Será que você conhece bem mais de 10 delas? Ou 5, para facilitar? Olha, a gente arrisca dizer que a chance não é muito grande, mas hoje isso começa a mudar aqui no Blog da Black White Pet, pois daremos início à série Qual é a sua? Raças Caninas, onde vamos falar, sobre raças de cães e suas origens, características, personalidade etc.

Começando muito bem com uma das raças mais queridas no mundo inteiro: a raça Pastor Alemão, que é considerada parte do grupo dos Pastores e Boiadeiros, mas você pode encontrar alguns portais e conteúdos incluindo-a no grupo dos Cães de Guarda também, ok? De qualquer forma, o perfil e as características desse adorável pet não mudam – e é o que vamos conferir a seguir. Acompanhe.


Pastor Alemão

Guardiã e protetora, a raça Pastor Alemão é quase uma unanimidade entre amantes de cães, não só pela sua personalidade como por conta da sua habilidade em lidar com os seres humanos, especialmente em situações de risco ou perigosas. Quem nunca viu o filme K9 – Um Policial Bom Pra Cachorro? Co-estrelada pelo ator James Belushi, já que a personagem principal era o cão K9, um lindo, atento e divertido pastor alemão, a película traz a intensa e apaixonante relação de um policial californiano com o seu cão policial, chamado K9. Quem não assistiu, assista. É diversão na certa e um registro praticamente fiel de como o pastor alemão é uma raça e tanto!

Por ser um cão de pastoreio, com habilidades natas para orientar e sentir mais afinidade por animais inferiores em porte e acompanhar seres humanos em tarefas cotidianas de fácil absorção, também pode ser chamado de “cão lobo”, numa referência clara a esse parente distante dos cães. Mas você sabia que sua origem tem sim ligação com os lobos?


Origem do Pastor Alemão

Alguns acreditam na teoria de que os Pastores Alemães surgiram do cruzamento entre lobos e cães domésticos, nas primitivas e pecuárias regiões alemãs de Württemberg e da Turingia, datando sete mil anos A.C e onde a raça desenvolveu sua habilidade pastoreira. Já outros especialistas e entusiastas preferem aceitar o fato de que a concepção do pastor alemão como o conhecemos hoje se deu entre 1600 e 1895 D.C., atentando para o curioso fato de que sua pelagem, com o passar dos tempos, saiu de uma coloração mais clara e loura e tomou características mais similares ao atual perfil da raça: uma mescla de pelagem clara e escura.

Com as transformações e adaptações, o Pastor Alemão teve suas competências e habilidades específicas ainda mais trabalhadas e fortalecidas. A extrema capacidade de atenção, seu perfil fiel e companheiro, porte físico imponente e todos os sentidos altamente apurados são algumas delas.

Tudo isso somou para que o Pastor Alemão ganhasse status de referência e confiança quando o assunto é, inclusive, ter a presença de crianças no meio doméstico. Graças às suas origens pastoreiras e o zelo por animais de menor porte, a raça é uma das mais indicadas para quem têm crianças em casa.


Temperamento e Personalidade

Além de ser muito inteligente e adaptável a treinamentos e orientações, o Pastor Alemão é um pet muito dócil, carinhoso com seus tutores, tranquilo e calmo, dificilmente ele se abala com qualquer coisa. Sua personalidade é de um animal ativo e ágil, peculiaridades que somadas ao seu porte atlético e autoconfiança constituem um caráter canino de respeito. Mantém o seu equilíbrio e vigilância o tempo todo, seguindo como um dos cães mais fiéis e corajosos em situações que apresentem perigo, seja para ele mesmo ou para sua família de tutores.

Sempre muito curioso e disposto a agradar quem está ao seu redor, ele aprecia a presença de seus tutores e familiares. O ideal é focar na socialização logo nos primeiros meses de vida ou logo que ele adentra na sua casa, caso você o inclua no seu convívio já na fase adulta do cão, pois assim você evita que ele estranhe pessoas e território, aceitando que há segurança e confiança no ambiente, mesmo que uma pessoa estranha esteja perto. Até porque ele não é naturalmente apto a fazer amizades com pessoas desconhecidas de imediato, justamente por causa da sua personalidade protetora. Então, o ideal é ter certa cautela e deixar que o Pastor Alemão tome a iniciativa de se aproximar do estranho, sem pressão por parte do tutor ou da própria visita.

O Pastor Alemão socializa fácil com outros cães e, como já falamos, é um excelente pet para quem tem crianças presentes no ambiente doméstico. Adoram brincar, lamber, correr, divertir e cuidar dos pequenos. O tamanho dele pode deixar você com um pé atrás, mas este cão é o gigante favorito de qualquer criança, pode apostar.


Descrição e Aparência da Raça Pastor Alemão

Com uma estrutura forte, cheia de músculos e alongada, o Pastor Alemão é um animal com porte sólido, porém, sua estrutura óssea é fina, o que sugere cuidado com fraturas e traumas.

Os cães machos possuem entre 60 e 65 cm, e as fêmeas entre 55 e 60 cm de altura. Acerca do peso, fêmeas fica entre 22 e 32 kg e os machos pesam entre 30 a 42 kg. Sua cabeça é proporcional ao físico, e seu focinho, considerado longo, com stop marcado e trufa bem pretinha compõe esta parte do seu corpo juntamente com os olhos médios e de cor escura.

As orelhas são eretas – ou em pé, como falamos popularmente, sem inclinação para as laterais e alinhadas verticalmente, enquanto o seu rabo é longo e vasto de pelos mais ao final do seu comprimento. Já o seu pelo é preto com mesclas de tons avermelhados, amarelos, marrons e cinza claro, e sua camada costuma ser dupla e também acompanha um subpelo, que pode ser observado com mais facilidade nos períodos de aparo.


Cuidados

É sempre recomendável a prática regular de exercícios com o Pastor Alemão, não apenas para estimular ainda mais suas habilidades físicas, motoras e mentais, mas também como forma de condicionar o seu porte físico considerado grande. Quanto mais você brincar e treinar o seu Pastor Alemão, mais feliz ele ficará, lembre-se sempre disso.

Sua pelagem pode variar entre curta e longa e precisa de cuidados práticos e simples, como aparar regularmente e escovação de três a quatro vezes por semana. Já no quesito banho, o segredo é ter regularidade quinzenal durante o verão e optar por banhos mensais em épocas mais frias. Aliás, esta é uma dica muito importante: Deixe o pelo do seu cão completamente seco no inverno. Além dessa dica, outra essencial está ligada às orelhinhas do nosso querido Pastor Alemão: limpá-las de quinze em quinze dias. Mesmo que não sejam caídas, elas exigem asseio e muito cuidado para que ele não desenvolva problemas de audição.

Os cães mais idosos da raça vão precisar que o tutor tenha cuidados, como cortar as unhas e controle de peso, este último para evitar que seu Pastorzinho fique uma bolotinha idosa e desenvolva doenças bem desagradáveis.

É ou não é um xodó esse tal de Pastor Alemão? A Black White Pet adora esta raça encantadora e está sempre disponível a receber o seu queridão aqui em nosso espaço, seja para tomar um banho ou para se consultar com a Tia Eloá e saber se está tudo certinho com a saúde e bem-estar do pet.

A verdade é que o Pastor Alemão é um animal fantástico e você, que ainda não tem um em casa, certamente vai pensar um pouco melhor depois da nossa matéria. Afinal, ter ao lado um cão tão amigo, fiel e amoroso é o que todo mundo que ama de paixão o mundo canino QUER!


Compartilhe com seus amigos:


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites