Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Raças de cachorro - São Bernardo

Série: Qual é a sua?

Raças Caninas - São Bernardo

A cultura pop é a grande responsável pela popularização do São Bernardo, uma raça que até hoje é associada ao adorável e bagunceiro Beethoven ou aos peludos heróis com um cantil no pescoço em regiões abaixo de zero. O gigante do coração de ouro, outrora utilizado como cão de resgate, hoje é visto como um amigo carinhoso e protetor dos lares.

Raças de cachorro: São Bernardo olhando a paisagem.

Mas lidar com essa raça não é para qualquer um. Apesar da personalidade adorável, o São Bernardo tem um temperamento tão forte quanto sua estrutura física, e isso pode ser tão apaixonante quanto dificultoso para os tutores de primeira viagem.

Conheça um pouco mais sobre o São Bernardo, o eterno astro do cinema que conquistou o coração do público na década de 1990.

Origem

Natural da Suíça, onde nasceu do cruzamento dos cães nativos dos Alpes e cães do tipo Mastife trazidos pelo exército romano durante o período do imperador Augusto, o São Bernardo foi criado como um cão com características dos antigos molossos - ou seja, forte, gigante, peludo e muito resistente. pronto para enfrentar as temperaturas baixíssimas de sua região.

Não há um consenso sobre o ano em que a raça começou a ser desenvolvida até chegar ao padrão conhecido hoje, mas registros mostram sua existência desde 1695.

No topo de um desfiladeiro a quase 2.500 metros de altitude, ainda no século XI, monges católicos criaram uma hospedagem para viajantes que cruzavam a fronteira entre Suíça e Itália.

Os cães serviam como mascotes dos monges e também cães de guarda e defesa do local. Mais tarde, suas habilidades como cães de resgate foram notadas, e eles passaram a buscar pessoas perdidas na neve. Sua capacidade de ouvir sons baixíssimos e sentir cheiro a longas distâncias salvou muitas pessoas, às vezes até soterradas pela neve.

Os monges passaram anos aperfeiçoando a raça para chegar a um cão forte, porém amigável. O São Bernardo chegou a ser cruzado com o Terra Nova, com o objetivo de criar uma pelagem mais densa contra o frio, mas a ideia não foi boa e prejudicou o trabalho de resgate da raça.

O nome São Bernardo foi oficializado em 1880 na Inglaterra, quando criadores americanos se interessaram pela raça. Cinco anos depois, a AKC - American Kennel Club - reconheceu a raça. No Brasil, a CBKC - Confederação Brasileira de Cinofilia - classifica a raça no Grupo 2 - Pinscher e Schnauzer - Raças Molossóides - Cães Montanheses Suíços e Boiadeiros.

Acredita-se que a raça foi responsável pelo salvamento de mais de duas mil vidas, sendo o cão Barry o mais popular dos heróis, com cerca de 40 resgates. Em sua homenagem existe uma exposição permanente no Museu da História Nacional de Berna.

Personalidade e temperamento

Difícil olhar para um São Bernardo e não sentir vontade de dar um abraço apertado. Isso porque, além da pelagem fofa e densa, sua personalidade também exala amor e paciência.

Raças de cachorro: São Bernardo com um cantil no pescoço.

É excelente com crianças, inclusive como babá, pois é gentil e paciente com o jeito dos pequenos e não é super brincalhão, diminuindo o risco de machucá-los sem querer.

São carinhosos, mas independentes, e gostam de participar das atividades da família dentro de casa, portanto não é uma boa ideia manter um cão da raça dentro de um apartamento pequeno - principalmente porque eles são bem estabanados, do tipo que derrubam as coisas com a cauda e derramam água do pote sem perceber.

O amadurecimento é um pouco lento para eles, o que pode ser encantador e frustrante ao mesmo tempo. A teimosia é um fator que torna o treinamento mais desafiador e faz com que o tutor tenha que constantemente se colocar na posição de líder.

Descrição e aparência

Os machos podem chegar a 90 centímetros de altura, enquanto as fêmeas chegam até 80 centímetros. O peso impressiona: entre 55 kg e até 90 kg, embora não seja recomendado chegar a esse ponto, pois aumenta as chances de desenvolver uma displasia de quadril.

A raça aparece em duas variedades, uma de pelo curto, denso, liso e bem assentado e outra de pelo longo, de comprimento médio e abundante. Ambas apresentam crânio forte e largo, sendo o rosto uma das partes mais marcantes do São Bernardo, com focinho curto, narinas bem abertas e trufa quadrada e larga.

Os olhos são amigáveis e carinhosos, e as orelhas são grandes, triangulares e de ponta arredondada. A cabeça sempre apresenta uma postura imponente, com pescoço robusto.

O tronco é poderoso e firme, com pernas largas, fechadas e bem arqueadas. A cauda é peluda e grossa, e a pelagem é sempre branca com manchas em marrom avermelhado e preto.

Cuidados com o São Bernardo

A raça não é uma boa opção para cidades muito quentes, pois não lida bem com temperaturas altas e precisa de clima fresco. Como é do tipo que convive com a família dentro de casa, o ideal é investir em ar condicionado, ventiladores, climatizadores e água sempre fresca para que ele se mantenha confortável.

Infelizmente o tamanho gigante exige muito do organismo, por isso a expectativa de vida do São Bernardo é apenas 10 anos. Doenças comuns na raça incluem displasia de quadril, epilepsia, cardiomiopatia e torção gástrica, o que faz do acompanhamento veterinário um item de primeira necessidade para o desenvolvimento saudável do pet.

Diferente de outras raças de porte grande, o São Bernardo precisa de pouco exercício físico e a prática deve sempre ser feita em locais frescos, com acesso à sombra. Não force a barra: 20 a 30 minutos diários são suficientes, e mantenha o pet hidratado o tempo todo.

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites