Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Raças de cachorro: Schnauzer

Série: Qual é a sua?

Raças Caninas - Schnauzer

Você conhece o Bidu, o cãozinho de estimação do Franjinha, da Turma da Mônica? O primeiro personagem criado por Maurício de Souza era um Schnauzer inspirado em seu cão de infância. Nascido em 1959 nas páginas da Folha da Manhã (atual Folha de S. Paulo), era inicialmente cinza e, aos poucos, foi ganhando sua coloração azul.

Nas histórias em quadrinhos, ele é um cão que adora filosofar, conversar com objetos e outros animais. Na vida real, o Schnauzer é também bastante ativo, mas se destaca mais por ser um bom cão de guarda e ótima companhia!

Origem

Raças de cachorro Schnauzer: cachorro deitado descansando.

Mesmo sem pesquisar sobre, você já deve até imaginar de onde vem a espécie, afinal o nome não deixa dúvidas: sim, o Schnauzer é proveniente da Alemanha, mais especificamente da Baviera. Seu nome vem, inclusive, da palavra alemã “schnauze”, que significa focinho.

Nos séculos XV e XVI, cães da raça viviam com cavalos nos estábulos e eram responsáveis por caçar pequenos roedores. Alguns eram até usados como cães de companhia. Na Primeira Guerra Mundial serviram como cães de guarda, pelo seu companheirismo e fidelidade.

Com o tempo, a partir da Segunda Guerra, a modificação da raça fez com que os exemplares menores se tornassem mais populares por serem mais fáceis de criar, tratar e por ficarem bem em espaços pequenos. Mesmo com tanta história para contar, o Schnauzer foi reconhecido como raça pela Federação Cinológica Internacional (FCI) apenas em 1955.

Temperamento e personalidade

Cheio de vida e de energia, ele tende a ter um comportamento dominante. Por isso, exige uma educação bastante firme e deve ser socializado desde cedo para que se acostume com outros cães, pessoas e animais.

Isso é importante para que ele evite criar o hábito de persegui-los, o que faziam seus antepassados quando eram caçadores de roedores.

Toda essa coragem, esperteza e vivacidade convivem muito bem com sua docilidade e afetividade em relação aos tutores, a quem ele é muito fiel. Excelentes cães de guarda, estão sempre vigilantes e jamais são agressivos, somente se presenciarem algum perigo iminente.

Além disso, amam brincar com as crianças. Se você tem filhos, é uma das raças mais aconselháveis para elas, pois o Schnauzer é bastante paciente. Cconheça outras opções para os pequenos em nossa matéria sobre asmelhores raças de cachorros para crianças!

Descrição e aparência do Beagle

A cabeça alongada e o focinho repleto de pelos que caem desde os olhos, formando uma espécie de barba (ou bigode?), são marcantes no Schnauzer. As características ainda lhe conferem uma aparência muito elegante, embora quase escondam seus pequeninos olhos redondos.

A sua pelagem é dupla: a camada externa é formada por uma pelagem áspera e do tipo arame (nome dado a esse tipo de pelo bem duro), já o subpelo é mais macio e bastante denso.

A cor mais comum dos cães da raça Schnauzer é a chamada “sal e pimenta”, que se configura como uma mescla de cinza com branco, mas há também os de cores branca, preta e preta com prata.

Raças de cachorro Schnauzer: cachorro recebendo tosa.

Aliás, existem três variedades do Schnauzer que se diferenciam pelo tamanho: o gigante, o médio e o miniatura, sendo a última a mais popular. Dependendo da variedade, o Schnauzer pode medir de 30 a 70 cm e pesar de 7 a 45 kg. Longevo, sua expectativa de vida é de 16 anos.

Cuidados

O Schnauzer precisa manter-se ativo, afinal ele tende a estar acima do peso e tem que gastar toda sua energia. Por isso, faça com ele ao menos duas grandes caminhadas por dia, principalmente se ele vive em apartamento.

Sua pelagem também requer cuidados: escovação diária para não formar emaranhados e tosas a cada quatro meses, em média. Para não prejudicar a região dos olhos, a barba e as sobrancelhas são cuidadosamente aparadas com uma tesoura. Por demandar uma tosa bastante específica, recomenda-se que ela seja sempre feita por um profissional.

Cão robusto, o Schnauzer tem uma vida bastante longa e saudável, mas pode ter problemas renais e do trato urinário. Por isso, atenção caso ele apresente sintomas, como dificuldade para urinar, urina com sangue, ou se beber pouca água. Faça exames anuais e consulte sempre seumédico veterinário.

Se você também quer ser um Franjinha e ter um Bidu para chamar de seu, cuide com todo amor e carinho do seu Schnauzer. Ao seu lado você terá um verdadeiro companheiro afetuoso e fiel e a troca será para sempre. Afinal, cachorro ajuda a viver maise as alegrias que seu amigo trará serão a prova disso.

Compartilhe com seus amigos:



Conheça outras raças da nossa série: Qual é a sua?


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de Sites: Linking Sites