Home
 
Empresa
 
Banho e Tosa
 
Creche e Hotel
 
Veterinário
 
Galeria
 
Blog
 
Contato
Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Raças de cachorro - Yorkshire Terrier

Série: Qual é a sua?

Raças Caninas - Yorkshire Terrier

Quem nunca se apaixonou por aí ao se deparar com aquele cachorrinho pequenino, felpudo e cheio de graça? Pois é, difícil demais não se encantar pela raça de hoje da nossa série especial: o Yorkshire Terrier ou, como é popularmente conhecida, apenas Yorkshire. Animação é com ele mesmo, que adora uma diversão e momentos de aventura, além de ser bastante temperamental e exigir do tutor uma boa dose de paciência e pulso para que ele não se torne um pet teimoso e arteiro.

Mas não é só isso, viu? O Yorkshire Terrier é cheio de artimanhas, características e comportamentos que você descobre a seguir, com o Blog da Black.

Yorkshire Terrier

Foto de um Yorkshire Terrier com ar de que está aprontando

O pequeno Yorkshire está, sem dúvida, entre o Top 10 das raças preferidas em todo o mundo. Esta preferência encontra fundamento no porte pequeno – ou toy – e na beleza incontestável destes nossos aumiguinhos, porém, é necessário deixar claro que nem sempre foi assim: os queridos yorkies foram criados para caçar ratos e só depois de muitos anos passaram a ser criados como cães pets domésticos.

Por serem cães de companhia não é recomendado deixá-los em casa sozinhos por muito tempo. Tal atitude pode vir a acarretar estresse desnecessário ao animal e gerar, com o tempo, diversos problemas de saúde. Dotados de enorme inteligência, são determinados e destemidos, o que traz a necessidade de tutores com pulso firme em assuntos que envolvam adestramento.

Valentes, carinhosos, energéticos e sérios, os Yorkshires também são cães que podem ocupar o posto de um cão de guarda, pois, como são muito energéticos e atentos, latem sempre que necessário e podem alertar sobre perigos ou movimentos inesperados e indesejados.

Estes cães se adaptam bem tanto em apartamentos quanto em casas com grande espaço aberto. Por serem de pequeno porte, um simples apartamento costuma ter o espaço mais do que suficiente para eles.

Origem

O primeiro registro do Yorkshire data o século XIX, quando começou a se desenvolver uma raça canina de terrier pequena, com o objetivo de caça aos ratos no condado inglês de Yorkshire, daí vem seu nome. Por serem pequenos, eram também considerados econômicos e fáceis de cuidar, não por acaso eram as classes inferiores da época que agregavam esses animais ao convívio do lar.

Em 1860 já existiam registros dos Yorkshires, como conhecemos atualmente, em concursos de beleza e exposições caninas, e claro que tamanha beleza, graciosidade e personalidade fizeram muito sucesso em todos os concursos e exposições em que participavam. Contudo, a fama como caçadores de roedores ainda os acompanharam por muito tempo, já que são cães muito alertas e com verdadeiro extinto caçador.

Acredita-se que o Yorkshire é descendente do English Toy Terrier, do Skye Terrier ou do Dandie Dinmont Terrier. Sua origem específica não é clara, mas seu apreço pelos fãs de cães ao redor do mundo é incontestável.

Temperamento e personalidade

O que se destaca no temperamento dos Yorkshires é que são cães muito atentos, ativos e inteligentes. Em geral são cachorros muito sociáveis e com crianças também costumam ser dóceis, pois aceitam brincadeiras e não se irritam com muita facilidade. Costumam se adaptar bem ao seu meio social: em uma casa calma, provavelmente, o Yorkie se tornará um cão calmo. Já em ambientes mais agitados ele pode se tornar um Yorkshire mais agitado e bagunceiro, digamos assim.

Mas, apesar de serem cães de companhia, não são tão dependentes, o que gera um nível de apego médio aos seus tutores. Seu alerta natural já implica no constante ato de latir: ele irá ladrar quando a campainha tocar, quando ouvir um barulho estranho no corredor do prédio ou com alguém se aproximando de sua porta. Então, para pessoas que se incomodam com o barulho, talvez seja interessante optar por outras raças que latem menos.

Bem independentes, costumam agir por vontade própria na maior parte das vezes. Como forma de gastar energia, adoram passear todos os dias, explorar espaços desconhecidos e ainda preservam em si o instinto da caça. O mimo em excesso, como muito colo, por exemplo, pode não ser bom para o cão, não só pelas consequências físicas, tais como entortamento da coluna ao ficarem tempo demais deitados em um local inapropriado, como também pelo risco de desenvolver um comportamento mais fechado e não conviver muito bem com outros humanos ou animais.

O colo o remete à sensação de impunidade pela proteção recebida dos seus tutores, o que pode despertar o aumento dos latidos e rosnadas para outros humanos e animais. O ideal é que o Yorkshire seja criado a maior parte do tempo no chão para que conviva melhor em qualquer meio social. Ok?

Descrição e Aparência da Raça Yorkshire Terrier

De porte pequeno, cuja altura costuma ser de 15 a 35 centímetros, estes miúdos costumam pesar de 1kg a 3kgs, não excedendo aos 6kgs. Têm expectativa de vida de 15 a 20 anos e seu pelo pode ser longo ou curto. Ao nascerem, os filhotinhos são pretos e castanhos, já quando crescem os pelos ficam mais claros ou mesclados. A pelagem é fina e sedosa, caindo para ambos os lados do corpo, enquanto na área das orelhas e na zona do focinho o pelo torna-se mais comprido e liso.

Seus olhos são médios, brilhantes e escuros, com delineado preto ao redor das pálpebras, enquanto suas orelhas são delicadas e com presença considerável de pelos. Com porte delicado, é relevante frisar que todo cuidado é pouco, pois são bem diferentes em termos de resistência e estrutura física se comparados com cães de grande porte. Em suma, uma preciosidade de pet que chama a atenção por onde quer que vá!

Cuidados

O Yorkshire Terrier é um cachorrinho bastante tranquilo quando o assunto é cuidado habitual. Ele precisa se exercitar com corridas e brincadeiras para evitar o surgimento de hérnias nas costas caso fique por muito tempo na mesma posição, principalmente deitado, bem como exige um cuidado todo especial com sua pelagem, que é vítima fácil de nós. Para remediar, o ideal é a escovação regular, de 2 a 3 vezes por semana, lembrando sempre que os banhos e tosagens (ou aparos) também são indispensáveis, podendo ser realizados, no mínimo, de 15 em 15 dias.

Os problemas de saúde mais recorrentes, além das hérnias, são os de trato cardíaco, ósseo, pulmonar e muscular. O motivo está na sua estrutura corporal frágil, por isso é tão importante ter muito cuidado com o pequenino em atividades recreativas e brincadeiras, pois ele pode se machucar até sem querer.

Outra parte do corpo que merece cuidado são os olhos, graças à frequência de remelas na região. O que recomendamos aos tutores é evitar ao máximo colocar os dedos no local para a retirada, pois além da chance de machucar o animal também há o risco de que bactérias presentes nas nossas mãos infectem os olhos do bichinho. Para não ter problemas a dica é usar um cotonete umedecido e, com todo cuidado, usá-lo para remover a impureza.

Uma vez que o tutor compreenda o quanto nosso querido Yorkshire Terrier é um cachorrinho valente e destemido sim, contudo, dependente de cuidados específicos e indispensáveis para a preservação do bom estado de sua saúde fica mais fácil lidar com o pet ao longo dos anos, passando bem longe de complicações e dificuldades.

Interessante, não é mesmo? Quem já era fã do bravo e encantador Yorkshire Terrier agora vai ficar ainda mais, temos certeza! A Black White Pet é fã declarada dessa e de muitas outras raças, e estamos 100% comprometidos e focados em levar o melhor em cuidados, higiene e hospedagem para seu lindo Yorkshire.

Hotel para cachorro é aqui na Black White Pet, traga ele até nós para conhecer nosso espaço, aproveitar todos os nossos serviços especiais e se sentir tão feliz e amado quanto se sente no conforto do seu lar! E quem ainda não tem a companhia incondicional do Yorkshire, agora tem mais motivos para inserir na sua vida uma raça cheia de amor, amizade e parceria para dar – e você, simplesmente, vai ADORAR.

Até a próxima matéria e fique ligado aqui no Blog da Black, trazendo sempre muita informação para você e seu petzinho!


Compartilhe com seus amigos:


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites