Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Raças de gato - Angorá

Amoroso, dócil, brincalhão e companheiro. Este é o gato Angorá, uma das raças mais antigas do mundo, além de muito famosa, retratada até nos quadrinhos da Turma da Mônica. Os bichanos desta raça prometem ganhar seu lar e seu coração.

Conheça mais sobre a origem do Angorá e suas principais características.

Raças de gato: Angorá deitado no sofá com olhar atento.

Origem

A raça Angorá vem da Turquia, mas as circunstâncias do surgimento dela são incertas. Algumas teorias dizem que a raça existe desde o século XV e surgiu na região de Ancara, podendo ser um cruzamento entre raças de países vizinhos, como Irã, ou entre um gato selvagem africano e o Gato de Pallas.

Para que a raça fosse preservada, por um tempo foi criada em zoológicos, o que garantiu que os Angorás persistissem ao longo do tempo.

Os felinos são muito conhecidos por serem animais de estimação de reis e rainhas, e com esse bichano não seria diferente. Mais tarde, no século XVII, um casal de felinos foi levado à Europa por um navegante, possivelmente sendo o primeiro gato de pelos longos da região. Passou a habitar a corte francesa quando a rainha Maria Antonieta adotou meia dúzia de gatos Angorás.

Eles só chegaram ao continente americano na década de 1960. Foi no Brasil também que virou personagem de história em quadrinhos representado pelo Mingau, gato da personagem Magali.

Personalidade e temperamento

O gato Angorá é dócil e muito apegado aos seus humanos, além de ser inteligente e ter energia de sobra para brincar, por isso se dá muito bem com crianças. Porém, é avesso a mudanças e gosta do seu ambiente.

Eles também gostam de estar sempre por perto da família, participar das atividades da casa e receber muita atenção e carinho. Atente-se sempre às do seu felino, pois gatos Angorá adoram escalar e se pendurar por aí.

Uma curiosidade sobre a raça é que os Angorás costumam gostar de água. Mas, sempre que a brincadeira envolver água, certifique-se de secar bem os pelos do felino, que tem pelagem longa.

Descrição e aparência

Uma das características mais marcantes do Angorá é sua pelagem longa, lisa e sedosa, predominante no pescoço, barriga e cauda. A raça é mais famosa e predomina na cor branca, mas, atualmente existem diversas cores, como preto, cinza e chocolate. É o gato de pelos longos mais antigo que se conhece.

Raças de gato: Angorá todo branco com olhos amarelos.

Sua cabeça é pequena, de formato triangular, com orelhas pontudas e eretas. Sua cauda é bem longa, dando toda a elegância desta raça. Eles tem porte médio e corpo comprido e atlético.

Os olhos são grandes e sempre alertas, famosos por apresentarem heterocromia em alguns bichanos, ou seja, um olho de cada cor, sendo o mais frequente um olho azul e outro verde. Seja qual for a cor dos olhos, é impossível resistir a todo esse conjunto de fofura que forma o gato Angorá.

Cuidados com o Angorá

Devido às características genéticas, os gatos da raça Angorá são mais propensos à surdez quando a pelagem branca é combinada aos olhos azuis. Isso acontece devido a características recessivas que os tornam mais propensos à perda de audição.

No caso daqueles que possuem um olho de cada cor, o gato pode ser surdo apenas de um ouvido, do mesmo lado que estiver o olho azul. De qualquer modo, os animais se adaptam à condição quando estão bem amparados.

Outra condição hereditária é a cardiomiopatia, uma doença que aumenta o tamanho do coração. Faça exames regulares e fique atento a qualquer mudança de comportamento, sempre consultando um veterinário ao detectar um sinal.

Angorás também podem ter ataxia, condição que afeta a coordenação motora, que pode surgir devido a danos no sistema nervoso ou muscular. Pode afetar o andar dos gatos e o equilíbrio.

Além disso, por ser uma raça que possui pelos longos e subpelos, é preciso cuidar bem da higiene do pet. Dê banho quinzenalmente e seque bem os pelos para evitar que a umidade provoque fungos e feridas.

Escove os pelos do seu gato diariamente para evitar que eles deem nó e acumulem sujeiras. Por ser bem peludo, o Angorá pode ter pelos inclusive entre os dedos, então atente-se a todo o corpinho do bichano.

Os Angorás costumam ser bem saudáveis, podendo viver até quase 20 anos, sendo um companheiro leal e fiel de seus tutores.

O mundo dos felinos é cheio de curiosidades. Gostou de saber mais sobre o Angorá? A raça é cheia de exemplares muito fofos que vão te acompanhar por toda a vida.

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Categorias de assuntos



RAÇAS FELINAS
Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites