Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Raças de gato - Maine Coon

Série: Qual é a sua?

Raças Felinas - Maine Coon

Toda raça de felino possui suas peculiaridades, porém um dos gatos que gera mais curiosidade é o Maine Coon. Conhecido como o gigante dos gatos, Maine Coon é a raça de pelos longos mais antiga dos Estados Unidos, e ficou famoso por seu tamanho.

Conheça um pouco mais dessa raça dócil e independente, que esbanja charme com sua pelagem longa e espessa.

Raças de gato: Maine Coon em um fundo rosa.

Origem

O Maine Coon é considerado a raça de pelo longo mais antiga dos Estados Unidos, sendo reconhecido oficialmente no estado do Maine na década de 1850, o que deu origem ao seu nome.

O corpo firme e atlético e a pelagem densa e espessa podem ser consequência da evolução desta raça para sobreviver ao frio intenso da região.

Acredita-se que ele seja o cruzamento entre gatos de pelos longos, trazidos em navios da Europa para controle de ratos, e gatos de pelos curtos que já se encontravam no continente.

Personalidade e temperamento

O tamanho grande do Maine Coon no primeiro momento pode dar uma falsa impressão de seu comportamento. São muito dóceis e gentis, se relacionam muito bem com seus tutores e família, mas não são muito fãs de colo.

São gatos independentes e caçadores, sendo importante oferecer um bom espaço para que possam correr, escalar prateleiras e arranhar, já que são atléticos e gostam de se exercitar. São silenciosos, e não costumam miar. Quando miam, o som é geralmente baixo e suave, combinando com sua personalidade gentil.

Apesar da independência, gostam de passar um tempo na companhia de seus tutores e família, mas costumam não interagir com estranhos. Se adaptam facilmente a novos ambientes e são considerados uma das raças mais inteligentes do mundo.

Graças à sua personalidade, se dão bem com crianças e outros animais, e um fato curioso é que podem gostar de água! Para esse bichano, pode ser interessante oferecer brincadeiras na água - mas não se esqueça de secar bem os pelos depois.

Descrição e aparência

O Maine Coon é uma das maiores raças do mundo! Pode chegar a 44 centímetros de altura e 100 centímetros de comprimento. Seu peso varia entre 7kg e 11kg.

Ele possui porte atlético e estrutura forte e firme, sua pelagem é longa, espessa e macia em todo o corpo e sua cauda longa é motivo de orgulho para o felino.

O corpo comprido pode parecer desproporcional em relação à sua cabeça, que é pequena, com focinho quadrado e orelhas altas.

Raças de gato: Gato Maine Coon deitado e descansando no chão.

O bichano pode ser encontrado nas cores cinza, branco, tricolor, tartaruga, porém os tons de marrom são mais comuns. Devido a sua aparência e imponência, são comuns nos concursos de beleza nos Estados Unidos.

Cuidados com o Maine Coon

Devido ao seu tamanho, o Maine Coon pode desenvolver condições típicas de pets de porte médio e grande, como problemas no quadril e artrite. E assim como toda raça de gato, estão sujeitos a problemas renais.

Ainda, estão sujeitos a ter uma doença cardíaca chamada cardiomiopatia hipertrófica, que é genética. Pode surgir na meia idade, e alguns sinais são dificuldade para respirar e cansaço. No entanto, são geralmente saudáveis, e sua expectativa de vida varia de 9 a 15 anos.

Sua pelagem longa exige cuidados diários. Escove os pelos do bichano todos os dias para evitar nós e emaranhamento. Como são gatos que aprendem truques e regras facilmente, o momento da escovação não deve ser difícil se o gato for acostumado desde filhote.

Utilize escovas de cerdas macias e luvas para remover os pelos que caem. A escovação ajuda a manter a pelagem macia e brilhante, além de evitar o acúmulo de sujeira embaixo dos nós que podem se formar.

No entanto, como é uma raça que costuma gostar de água, dar banho regularmente também é uma boa opção para mantê-lo limpo e com a pelagem bonita.

Esta raça também precisa de atenção em relação a sua alimentação. Podem ficar obesos, por isso é necessário oferecer uma ração rica em nutrientes devido ao seu tamanho, mas em porções recomendadas por um veterinário, para que ele não tenha sobrepeso. A rotina de exercícios também auxilia neste aspecto.

Sendo um gato de porte grande, o Maine Coon pode esbarrar em móveis e objetos ao correr, então observe possíveis machucados e feridas em decorrência disto.

Gostou de saber mais sobre o bichano? O Maine Coon com certeza é encantador e um companheiro gentil e fiel para sua família.

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites