Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Raças de gato - Pelo curto brasileiro

Você sabia que o Brasil tem sua própria raça de gatos? O gato de pelo curto brasileiro, lá fora chamado de Brazilian Shorthair, só foi reconhecido como raça em 1998. Até então, era o famoso “vira-lata”.

Raças de gato de pelo curto brasileiro: gato deitado no chão olhando para cima.

Afetuosos e brincalhões, os gatos da raça são companheiros e, por isso, conquistaram corações fora do país. Saiba mais sobre a única raça brasileira de gatos reconhecida pela World Cat Federation (WCF).

Origem

O bichano tupiniquim tem descendência dos gatos europeus da época da colonização, que vinham nos navios que cruzavam o oceano, para controle de ratos na embarcação.

Ao chegarem no porto, eram soltos nas ruas, e assim os felinos tornaram-se moradores do nosso país.

A raça é resultado do cruzamento de outras de pelo curto que vieram da Europa. Muito conhecidos e amados por aqui, hoje eles também fazem sucesso no exterior.

A campanha para que o gato de pelo curso brasileiro fosse reconhecido como raça começou em 1985, mas a World Cat Federation (WCF) só o fez em 1998. Paulo Ruschi, juiz internacional e vice-presidente da WCF, criava gatos da raça e foi quem começou o processo para o reconhecimento dos felinos.

Personalidade e temperamento

O gato de pelo curto brasileiro é amoroso, dócil e brincalhão. Não costumam ser bravos ou se irritar facilmente, por isso convivem muito bem com outros animais e crianças.

Alertas, gostam de escalar, pular e explorar cada cantinho da casa. Se prepare para um gato de muita energia!

Eles se apegam aos tutores e gostam de estar sempre por perto, seguindo-os pela casa e marcando presença nos mesmos ambientes em que a família estiver. Além disso, amam receber carinho e atenção.

Usam o miado para se comunicar, chamar atenção ou pedir algo, como comida, água e carinho. Porém, não são tão comunicativos quanto os gatos siameses.

Descrição e aparência

O gato de pelo curto brasileiro tem porte médio, sendo menor do que seus parentes europeus. O corpo é firme e musculoso, mas ao mesmo tempo esbelto e elegante. Sua constituição confere grande agilidade a este felino.

Como o próprio nome diz, os pelos dos representantes desta raça são curtos e eles não apresentam subpelos, ou seja, não há pelos de diferentes tamanhos ao longo do corpo. A pelagem é macia e sedosa, sendo aceita em todas as cores. Os olhos arredondados também podem ter várias cores, mas devem combinar com a padronagem dos pelos.

Raças de gato de pelo curto brasileiro: zoom em um gato sentado olhando para frente.

A cabeça e as patas arredondadas também possuem tamanho médio. A cabeça tem formato levemente cuneiforme e as orelhas pontudas e altas são bem posicionadas no alto da cabeça, com tufos de pelo.

O pescoço é firme, mas não musculoso. O rabo varia de médio a longo, não é grosso e sua ponta também termina mais fina do que a base.

Apesar de ter características semelhantes aos gatos conhecidos como vira-latas, nem todos eles são considerados Brazilian Shorthair. Assim como toda raça reconhecida internacionalmente, esta também passou por estudo e avaliação. Portanto, para ser considerado um gato da raça pelo curto brasileiro, ele deve possuir as características mencionadas.

Cuidados com o Gato de pelo curto brasileiro

O Gato de pelo curto brasileiro em geral é muito resistente a doenças devido a sua evolução, não apresentando doenças genéticas como outras raças devido ao cruzamento que resultou na sua formação. Os cuidados com sua saúde são os que se devem ter com todos os gatos.

Ofereça ração na quantidade certa para seu porte e de boa qualidade. A obesidade em gatos pode acarretar problemas nos rins, por isso é importante manter o animal no peso correto.

Fique de olho também na quantidade de água ingerida pelo animal, já que muitos felinos preferem água corrente, e por não ter acesso a ela desta maneira, acabam ingerindo menos água e tendo problemas renais. Se este for o caso, experimente comprar uma fonte para que ele sempre tenha água corrente disponível.

Como possui pêlos curtos, uma boa escovada por semana é o suficiente para retirar os fios caídos e evitar emaranhados.

Informe-se em uma clínica veterinária de confiança qual calendário de vacinação seguir para prevenir que seu pet seja acometido pelas doenças mais comuns entre os animais, além do período adequado para remédios contra parasitas.

Cuidar do seu bichano regularmente garante que ele tenha uma vida feliz, longa e saudável!

Gostou de saber mais sobre o Gato de pelo curto brasileiro, a única raça nacional reconhecida mundialmente?

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Categorias de assuntos



RAÇAS FELINAS
Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites