Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Raças de gato - Persa

Série: Qual é a sua?

Raças Felinas - Persa

Gatos são animais que foram amplamente cultuados como seres sagrados por antigas civilizações. Até hoje, encantam com sua postura e elegância para realizar suas atividades. Uma das raças mais famosas e lembradas quando o assunto é elegância é o gato Persa.

Raças de gato: Persa descansando no chão da sala.

Peludo e de focinho achatado, o Persa possui representantes famosos, como o preguiçoso personagem Garfield. A raça é calma como o felino dos quadrinhos, mas não tão preguiçosa.

Saiba mais sobre estes adoráveis felinos, uma das raças mais antigas.

Origem do gato Persa

A origem do gato Persa não é tão precisa, mas acredita-se que receberam este nome por virem da antiga Pérsia, região onde hoje é o Irã.

A raça teria se popularizado na Europa após um explorador levar alguns filhotes ao continente vindo de uma viagem à Pérsia, no século XVI. O felino conquistou o coração dos ingleses, tanto que a Rainha Vitória costumava manter alguns gatos Persa consigo. Os peludos chegaram ao continente americano somente no final do século XIX.

Os pelos longos característicos desta raça seriam uma evolução para se adaptarem ao clima frio.

Personalidade e temperamento

Doce, calmo e companheiro, o Persa é perfeito para quem tem crianças ou já possui outros animais. Por ter um temperamento tranquilo, não é o tipo de gato que vai escalar os móveis da sua casa ou arranhar o sofá.

O gato Persa também não será aquele que fica correndo pela casa atrás de um brinquedo e passar vários minutos se divertindo com um objeto. No entanto, eles também não são como o personagem Garfield.

Apesar de gostarem da maciez e tranquilidade de uma boa cama ou sofá, eles são muito companheiros e adoram receber carinho, ainda que não exijam atenção o tempo todo. Gostam de lugares calmos, e costumam ficar próximos a seus tutores e membros da família.

Raças de gato: Gato Persa descansando sobre a grama do jardim.

Esta raça também é muito inteligente e sensível, e apesar de calmos, selecionam bem as pessoas de quem se aproximam e tendem a sentir ciúme de seus humanos preferidos.

Os persas costumam ter miados musicais, mas seus grandes olhos redondos também podem ajudar na comunicação. Quem tem ou já teve gatos sabe como eles podem ser expressivos.

Descrição e aparência

O gato Persa possui duas características físicas muito marcantes: o focinho achatado e os pelos longos, que cobrem todo o corpo, das orelhas até a cauda. Apesar de sua pelagem mais conhecida ser a branca, eles podem ser encontrados em mais de 100 tonalidades diferentes.

Dependendo da variação de cor, ele pode ser classificado como outra raça, sendo, uma das mais conhecidas, o gato Himalaio.

Os olhos grandes e redondos também são marcantes, além de expressivos, e usados por eles para se comunicar. As orelhas são pequenas e o corpo, firme. Animais da raça podem chegar a 25 centímetros de altura e pesar de 3 kg a 6 kg de pura fofura!

Cuidados com o gato Persa

O focinho achatado do gato Persa também pode ser causador de alguns problemas e dificuldades respiratórias características de animais que possuem esta mesma condição, tanto cães quanto gatos.

Nos dias de bastante calor, é importante que eles tenham acesso a um local fresco e bem arejado para ajudá-los com a respiração, além de precisarem tomar bastante água.

Outro problema causado pelo focinho achatado podem ser os olhos lacrimejantes, uma vez que o canal lacrimal desta raça é menor. Leve seu gato ao veterinário conforme frequência indicada pelo profissional para tratar corretamente da visão, mas normalmente higienizar os olhos deles é o suficiente.

Também é uma raça predisposta a ter problemas renais. Oferecer água sempre fresca pode ajudar com esta questão, além da dissipação de calor e dificuldade de respirar. Uma boa ideia é manter uma fonte de água, já que muitos gatos tendem a preferir água corrente.

Um dos maiores cuidados com o Persa é em relação a pelagem. Por ser longa, problemas de saúde como fungos, coceira e seborreia oleosa podem surgir se não for cuidada corretamente.

Os pelos do Persa devem ser escovados todos os dias para evitar emaranhados e acúmulo de sujeira. Para isso, use escovas de cerdas macias ou luvas.

O gato Persa é um bichano dócil, calmo e amoroso, que com certeza será um companheiro para aqueles que decidirem incluir o pet na família.

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites