Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Raças de gato - Siamês

Série: Qual é a sua?

Raças Felinas - Siamês

Se tem um bichano que é inconfundível (e famoso!) é o gato Siamês. Seus característicos olhos azuis-safira são marcantes, mas apenas uma das características que o tornaram um dos felinos mais conhecidos e amados entre os gateiros.

Saiba mais sobre os gatos da raça Siamês e se encante com a fofura dos felinos.

Raças de gato: Siamês com um cenário de folhas por trás.

Origem

Apesar de não haver uma data precisa para o surgimento do gato Siamês, sua origem é certa: eles vêm do Império de Sião, atual Tailândia, sendo uma das raças mais antigas do Oriente.

Estes bichanos eram muito importantes para a realeza, e dizem que seu rabo torcido vem do fato de que eram usados para guardar os anéis das princesas, protegendo-os.

Outra lenda sobre ele diz que o rei de Sião mantinha gatos como seus seguranças, ao lado do trono, para que eles o defendessem caso fosse ameaçado, uma vez que esta raça é capaz de dar pulos altos e distantes.

Acreditava-se também que eles tinham poderes sobrenaturais, herdando a alma de seus donos.

O Siamês chegou à Europa somente no século XIX, quando o rei de Sião enviou um casal de gatos ao consulado da Inglaterra em Bangkok, como presente. Os filhotes do casal foram enviados à Inglaterra posteriormente, além da França e Japão.

Personalidade e temperamento

Dócil, leal, brincalhão e curioso. O gato Siamês é um grande companheiro de seus tutores. Eles tem bastante energia, adoram explorar e brincar, por isso se dão bem com crianças e ter outro animal para fazer companhia a este pet pode ser uma boa ideia.

Raças de gato: Siamês no jardim olhando para uma árvore.

Por gostarem de explorar e serem curiosos, principalmente quando filhotes, certifique-se de que sua casa não tenha rotas de fuga e seja telada, pois eles adoram conhecer a rua e os vizinhos.

São muito leais aos tutores, adoram estar por perto e receber carinho. No entanto, seu humor pode variar bastante: em um dia podem estar carentes e pedindo afagos, e em outro querendo ficar sozinhos no próprio espaço.

Ter um quintal ou área para eles brincarem também é uma boa ideia, os ajuda a gastar energia. Brinquedos e obstáculos também são bem-vindos, como bolinhas, rampas e prateleiras para escalarem.

Eles são comunicativos, podem ser teimosos e miam bastante até conseguirem aquilo que querem, ou para chamar atenção. Além disso, são muito inteligentes, podem aprender truques e costumes ensinados desde filhotes, como andar de coleira.

Se você estiver pensando em ter um gato Siamês, prepare-se para dar bastante atenção ao pet, assim como para ganhar um companheiro leal e amoroso que adora dormir com os donos.

Descrição e aparência

A pelagem do gato Siamês é curta e brilhante, sendo as pontas (cauda, patas, rosto e orelhas) mais escuras do que o restante do corpo. Suas cores mais famosas são tons de chocolate e branco, mas também podem ser preto, creme e bege.

Raças de gato: Siamês deitado e descansando.

Possuem corpo musculoso e atlético, longo e elegante, porte médio, pesando até 6 kg. A cabeça dos bichanos é em formato triangular com nariz comprido, e as orelhas pontudas bem no alto da cabeça, ressaltando seu formato. Os expressivos olhos azul-safira também são marcantes.

A raça não é muito comum no Brasil, mas existem muitos gatinhos com pelagem semelhante que podem ser considerados siameses. Para identificar o seu, atente-se às principais características que citamos.

Cuidados com o Siamês

Os siameses são, em geral, muito saudáveis, e podem viver até os 20 anos. Os cuidados com os filhotes são os recomendados a todas as raças: mantenha as vacinas em dia, assim como o vermífugo.

Por serem esbeltos e terem porte médio, cuide da alimentação do seu gato para que ele não tenha problema com obesidade, que pode prejudicar sua estrutura óssea e capacidades motoras. Por serem brincalhões, observe também possíveis machucados e contusões decorrentes dos saltos e brincadeiras.

Procure escovar os pelos deles regularmente, pois o volume de queda é grande, e desta forma evita a formação de bolas de pelo que podem provocar problemas estomacais.

A raça pode apresentar doenças respiratórias, como asma e doenças brônquicas, e um problema cardíaco chamado estenose aórtica.

Outra doença que pode acometer os felinos é a amiloidose (depósito da proteína amilóide nos órgãos), que atinge rins e fígado. Com cuidados regulares, seu amigo de quatro patas pode viver bastante e com saúde!

Agora que você já sabe bastante coisa sobre o gato Siamês, entendeu porque se tornou uma das raças de gato mais queridas em todo o mundo. Amorosos e sociáveis, eles são a certeza de ter um companheiro por toda a vida.

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites