Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Raças de gato - Siberiano

Devido à sua amabilidade e pelos longos e densos, o Gato Siberiano vem conquistando fãs por todo o mundo. Acredita-se que a raça seja uma das mais antigas do mundo, com origem na Rússia e Ucrânia, onde os invernos longos e rigorosos foram responsáveis pela formação da pelagem característica.

Raças de gato Siberiano: gato de perfil olhando para frente.

Saiba mais sobre este encantador felino que veio das florestas da Sibéria para conquistar todo o mundo, adora a companhia de sua família e um bom chamego.

Origem

Assim como acontece com diversas raças de gato ao redor do mundo, o Gato Siberiano não tem um registro que permita determinar qual sua origem exata. Qual felino não adora um bom mistério, não é mesmo?

A análise dos especialistas é de que a raça é um cruzamento entre gatos selvagens das florestas da Sibéria e gatos domésticos da Rússia e Ucrânia, o que deu origem ao seu nome.

Existem evidências de que a raça existe há mais de mil anos, sendo companheiros da realeza na época em que a Rússia era um Império. Porém, o Gato Siberiano só aparece em documentos a partir de 1871, e a raça foi oficialmente reconhecida pela World Cat Federation (WCF) em 1992.

Acredita-se que isso correu porque na União Soviética era proibida a exploração de animais domésticos, o que fez com que os fazendeiros criassem esses bichanos em segredo.

Personalidade e temperamento

O Gato Siberiano tem um porte imponente, corpo forte e musculoso, e seu tamanho grande guarda muito amor e fofura. Eles são amorosos e companheiros, se dão bem com outros animais e crianças, além de adorarem passar o tempo junto de sua família.

No entanto, é preciso ter uma dose de paciência se você pensa em adotar um Gato Siberiano: no começo eles costumam ser tímidos com quem não conhecem, é comum se esconderem pela casa quando chega algum estranho. Mas, isso é só até você conquistar o coração do felino, que depois de confiar em você vai pedir muito carinho!

Ainda assim, isso não quer dizer que eles gostam de ficar o dia todo parados. Os gatos da raça costumam ter bastante energia, gostam de brincar, saltar pela casa e brincar com água.

Descrição e aparência

Sem dúvidas, os pelos compridos e espessos são a característica mais marcante desta raça. Devido à sua origem, os gatos Siberianos possuem pelos e subpelos, densos e grossos, que se desenvolveram para que eles suportassem o clima rigoroso da Sibéria. A pelagem é mais espessa no pescoço, peito e cauda, e menos densa nas patas.

Eles são encontrados em uma grande variedade de cores e padronagens, com exceção do chocolate e lilás. Os olhos, sempre expressivos, são verdes ou âmbar, mas raramente encontrados na cor azul.

Raças de gato Siberiano: gato sentado olhando para frente.

Seu corpo musculoso e maciço também é fruto de sua evolução e do possível cruzamento entre raças que deram origem ao Gato Siberiano. Quando adultos e completamente desenvolvidos, podem pesar até 9kg e chegar aos 90 centímetros.

Uma curiosidade sobre a raça é que, apesar de possuir pelos compridos, é ótima para quem tem alergia aos bichanos, já que produzem em menor quantidade uma das principais substâncias causadoras da alergia, o Fel d 1.

Cuidados com o Gato Siberiano

Sua constituição forte faz com esta raça seja saudável e não apresente doenças genéticas graves. É preciso atentar-se a doenças comuns entre os felinos, como a cardiomiopatia hipertrófica e doenças que afetam os rins. Consulte um veterinário de confiança para saber qual a melhor frequência e forma de acompanhar tais condições.

Além disso, os gatos da raça necessitam de cuidados com seus pelos. Escove-os regularmente para evitar a formação de nós e o acúmulo de sujeira. Apesar de gostarem de água, não é recomendável que tomem banho com frequência para que a camada de proteção natural que os felinos possuem não seja retirada.

Como gostam muito de saltar por aí, certifique-se de que sua casa esteja segura para os bichanos, que podem se machucar ao cair ou esbarrar em alguns objetos.

Também confirme se existem rotas de fuga e tome as providências necessárias para que ele permaneça seguro, colocando telas em janelas e varandas e outras medidas que evitem que seu bichano vá para a rua.

Depois de conhecer melhor o Gato Siberiano, é impossível não se apaixonar por este felino russo. É uma excelente companhia para quem gosta de carinho e diversão!

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Categorias de assuntos



RAÇAS FELINAS
Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites