Home
 
Empresa
 
Banho e Tosa
 
Creche e Hotel
 
Veterinário
 
Galeria
 
Blog
 
Contato
Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Tratamento da Giárdia em cães e gatos

Giardíase Canina e Felina: Proteja o Seu Pet

Cachorro e gato com olhar fixo

Quem tem cão ou gato sabe muito bem que eles não vivem sem colocar objetos na boca, inclusive mastigá-los e até engolir. Ou então, comem alimentos impróprios para o consumo e acabam se prejudicando. Daí sobra para o tutor, que além de ficar sem aquilo que o bichinho estragou também precisa cuidar dele, já que muitos passam mal com a ingestão de corpos estranhos e alimentos indevidos, apresentando diarreia e vômitos constantes mesmo depois de eliminar por meio das fezes o que digeriu.

Acontece que nessa de levar à boca tudo que vê pela frente o animal pode infectar-se e desenvolver no seu organismo a giárdia ou giardíase, doença que se manifesta em cães, gatos e humanos e é transmitida mediante a ingestão de cistos de um protozoário chamado G lamblia ou G duodenalis, presente em qualquer lugar desprovido de higiene ou que esteja contaminado com excrementos de outros animais. Lembrando que se trata de uma zoonose que pode ser proliferada via contato direto com pets portadores da doença.

Sintomas da Giárdia

Os principais sintomas de que o seu amiguinho de quatro patas está com Giárdia são: vômitos sem motivos aparentes, indisposição, depressão, dores abdominais - que ele pontua ao menor movimento possível, falta de apetite, diarreia, presença de sangue nas fezes, desânimo e irritabilidade constante.

Riscos para a Sua Saúde

E a Giárdia não é uma doença que oferece riscos exclusivamente aos animais não. Ela também pode ser transmitida para humanos através do contato com animais infectados. Por isso é tão importante vacinar regularmente seu pet e manter bons hábitos de higiene, tais como: lavar mãos sempre que chegar da rua, não entrar em casa usando sapatos repletos de impurezas, manter um ambiente limpo e saudável para os animais, limpar e tratar de ferimentos que o pet venha a apresentar, verificar e cuidar regularmente da aparência dos pelos do animal tendo, assim, outro possível indício de que houve contaminação, e sempre tomar um bom banho, com sabonete bactericida depois daquele dia de diversão e cheio de lambidas no rosto, espirros etc.

Higienizar o Ambiente? Sempre!

Uma das mais eficazes formas de proteger seu pet e sua família dos cistos do protozoário transmissor da doença se dá com o uso de boa parte dos compostos de amônio quaternário na higienização do ambiente em que você reside; O amônio quaternário é um composto químico facilmente encontrado nas conhecidas águas sanitárias e nos desinfetantes de limpeza, que somados ao efeito do vapor e duchas de água fervente conseguem neutralizar o espaço, prevenindo o bichinho e sua família da doença.

Uma Cadeia de Perigos

Além da giardíase por si só já ser um agravante de peso na saúde do seu animal, ela tem o poder de abrir caminhos para outras doenças até mais drásticas e fatais, uma vez que o pet estará fraco e sem condições físicas de combater, com a ajuda de anticorpos, qualquer vírus ou bactéria que se instaurar no seu corpo. Temos aí mais um bom motivo para que o protozoário seja combatido antes de transmitir a Giárdia.

O que fazer?

O papel do tutor em observar a presença de todos esses sintomas, notando a frequência e a forma como o bichinho está se comportando é fundamental, pois é através da sua percepção que o animal terá o apoio necessário, tanto com os seus cuidados quanto com o encaminhamento ao médico veterinário, o único profissional capacitado para atestar a enfermidade com a realização de exames e posologia específica de acordo com o diagnóstico e o sistema imunológico do pet.

A vermifugação, é outro processo que faz parte do combate à giárdia, e deve ser feita de uma a duas vezes ao ano, ou de acordo com orientações específicas do médico veterinário. Mas a verdade é que o ideal mesmo é evitar ao máximo que a enfermidade atinja o seu pet, pois sendo o cisto do protozoário muito resistente, a chance da medicação surtir pouco efeito é grande. O que determina a eficácia é, de fato, o status no qual a doença se encontra e como o seu animal reagirá ao tratamento, sem falar dos exames e o parecer do médico veterinário após realizar exames e acompanhar o pet durante essa difícil fase.

Viu só? Nome complicado e doença mais ainda. E como nós sabemos o quanto você ama o seu peludinho e não quer, de jeito nenhum, que ele passe pelos dissabores da Giárdia e seus sintomas nada agradáveis, lembramos que a Tia Eloá está sempre à disposição para cuidar do seu aumiguinho, apresentando diagnóstico responsável, apurado e orientado para a preservação da saúde do animal, pois muitos cães e gatos são vítimas de diagnósticos rasos que acabam não trazendo à tona a presença da Giárdia e outras doenças, o que pode levá-los, infelizmente, à morte se o tratamento e prevenção não são os adequados.

Então, conte com ela aqui na Black White Pet, é só trazer o seu pet que nós daremos muito mimo, carinho, atenção e cuidados necessários. Tudo que ele precisa - além do seu incondicional amor e proteção, sem dúvida - para ser e estar feliz, tranquilo e saudável!

Nosso endereço

Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP

Nossos telefones

(11) 2425-2935
(11) 4803-7000

Nosso AUtsapp

(11) 97101-4379


Compartilhe com seus amigos:


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites