Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Unhas de gato: saiba como cuidar das garras do felino

Quem tem felinos em casa sabe que nenhum móvel escapa ileso das unhas de gato. Tem quem fique de cabelos em pé com as marcas deixadas pelos bichanos, mas saiba que as garras deles não servem só para marcar seus móveis, e é importante que os tutores conheçam a melhor forma de cuidar delas.

Unhas de gato: saiba como cuidar das garras do felino: gato deitado com as unhas a mostra.

Marcar território, se defender e proporcionar relaxamento são alguns dos propósitos com os quais os bichanos utilizam suas unhas. Conheça mais sobre as funções das garras dos felinos e como cuidar delas corretamente.

Para que servem as unhas de gato?

As garras dos bichanos ficam escondidas em uma espécie de capa nas patas dos animais, e saem em função de estímulos como se defender. Mas, mais do que isso, elas são parte da anatomia dos gatos e ajudam também no equilíbrio e movimento.

Gatos gostam de escalar, subir em locais altos e se aventurar, e suas unhas ajudam nos pulos ao serem utilizadas como apoio nestes momentos. Elas são usadas também para arranhar, mas com diferentes propósitos, como os tutores de gatos bem sabem. Saiba quais são eles.

Por que os gatos arranham?

Crescimento saudável das unhas de gato

Os felinos gostam que suas garras estejam bem cuidadas e limpas, estão sempre limpando as patas, então podem arranhar objetos com a função de cuidar de suas unhas.

As unhas de gato crescem em camadas, portanto ao arranhar um objeto, conseguem tirar as unhas que já estão velhas ou saindo e abrir espaço para o crescimento de uma nova unha.

Além disso, as unhas muito compridas podem atrapalhá-los e machucá-los, e arranhar ajuda a mantê-las aparadas.

Demarcação de território

Outro motivo que leva os gatos a arranhar é a demarcação de território, uma vez que as glândulas das patas liberam um odor característico de cada pet, que fica nos objetos.

Sinal de estresse ou tédio

O hábito também pode ser terapêutico, já que relaxa os bichanos e diminui o estresse, ou pode ser motivado por tédio. Sim, os gatos arranham simplesmente por não terem nada para fazer.

Existem algumas raças de gato que possuem bastante energia e gostam de brincar, correr, explorar e se aventurar. Portanto, é importante para eles que sempre haja um estímulo ou ambiente propício para isso, como brinquedos adequados, circuitos no alto para que eles possam explorar e espaço para brincar.

Esta adaptação do ambiente impede que o gato fique entediado e destrua os objetos. A boa notícia é que você consegue salvar seus móveis das unhas de gato espalhando brinquedos e arranhadores pela casa, independente da raça ou personalidade do pet.

Arranhadores podem ser grandes aliados!

Os arranhadores auxiliam nos cuidados com as garras dos felinos e ainda previnem que eles estraguem os móveis.

Unhas de gato: saiba como cuidar das garras do felino: gato subindo na corda enrolada em um postinho.

Eduque o pet desde filhote, ensinando o local certo de arranhar, mas atente-se ao estado e validade do produto ou brinquedo. Se ficar muito gasto, acaba não tendo o efeito desejado pelo gato, que irá procurar outro lugar para arranhar, e este pode ser o seu sofá, por exemplo.

Como cortar as unhas de gato

Aparar as unhas do felino faz parte dos cuidados gerais que é preciso tomar com seu pet. No entanto, é necessário muito cuidado ao realizar o procedimento e ter as ferramentas corretas.

As unhas de gato são formadas por queratina e possuem vasos sanguíneos e terminações nervosas por dentro que, se cortadas durante este processo, podem machucar o felino.

Como esta é uma parte do corpo muito importante para eles, este momento pode ser estressante para os gatos. Por isso, acostume seu pet desde filhote a aparar as unhas, para que seja um momento tranquilo.

Mostre ao gato que quando você pega em suas patas, não representa uma ameaça e que ele pode confiar em você, mesmo quando não for necessário cortar suas unhas. Isto pode ajudar a reduzir o estresse e ansiedade deste momento.

Use cortadores específicos para isso, eles são facilmente encontrados para venda e facilitam o corte. Não use tesourinhas ou alicates para cortar unhas de humanos.

Existem ainda outras dicas úteis para facilitar este momento: como as unhas de gato são retráteis e ficam “escondidas”, pressione levemente as patinhas do bichano para fazê-las aparecer, e na hora do corte atente-se ao comprimento do vaso sanguíneo presente na unha, para não o cortar.

Para garantir que tudo seja feito com segurança, no entanto, é ideal contar com um profissional qualificado a cuidar de unhas de gato!

Agora que você já sabe mais sobre as unhas de gato, consegue salvar seus móveis das garras dos bichanos e ajudar seu pet a mantê-las saudáveis.

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Categorias de assuntos



RAÇAS FELINAS
Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
Unid. 1: Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Unid. 2: Rua Nadir, 148 - Gopouva - Guarulhos/SP
© 2021 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites