Whatsapp
 
 
 
Home
Empresa
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Galeria
Blog
Contato
ˆ
Pata rosa Pet Black White Pet Guarulhos

Confira tudo sobre viajar de avião com cachorro

Para muitas pessoas, viajar de avião é uma tortura que envolve enjoos, mal-estar e muito nervosismo, enquanto outras adoram a adrenalina de estar nas alturas. A maioria, no entanto, sente calafrios ao pensar em viajar de avião com cachorro, uma aventura que pode ser desgastante e estressante até para os mais experientes.

Além da ansiedade de pensar no comportamento do pet a milhares de pés do chão, é preciso se preocupar com a burocracia, que envolve documentação, sorologia e uma série de especificações de acordo com cada companhia aérea e cada país de origem.

Veja o que você precisa fazer para viver essa experiência e torná-la mais tranquila.

Como é viajar de avião com cachorro?

Viajar de avião com cachorro: cão vestido de piloto de avião.

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) permite o transporte de animais domésticos como bagagem despachada e como bagagem de mão, sendo que no último caso o pet pode ser inspecionado segundo a Portaria nº 1155/SIA de 15/05/2015.

As regras para o transporte variam de companhia para companhia e devem ser verificadas antes da compra da passagem.

Inclusive, é bom frisar que, exceto para cães de serviço, o valor do transporte do cão não está incluso na passagem normal, por isso é importante pesquisar com antecedência os valores e regras de cada companhia e escolher a que mais se adequa às suas necessidades.

No caso de viagens internacionais, cada país tem requisitos específicos e é importante se informar com antecedência para ter em mãos tudo o que for solicitado.

Por exemplo, alguns países exigem que os animais tenham um microchip com suas principais informações, e o processo para implantação pode demorar alguns meses.

Documentação para viajar de avião com cachorro

No caso de viagens nacionais, são exigidos o atestado de saúde do animal, emitido por um veterinário com validade de 10 dias a partir da data de emissão, e comprovante de vacinação antirrábica informando o laboratório produtor, tipo de vacina e número da ampola.

A vacina deve ser aplicada entre 30 dias e um ano antes do embarque, portanto cuidado para não perder o prazo!

Nosso laboratório parceiro realiza a sorologia adequada para cães que farão viagens nacionais e internacionais, como é o caso do Zouck, que logo estará na Irlanda completamente vacinado.

Viajar de avião com cachorro para fora do país é um pouco mais trabalhoso. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é responsável pela emissão do Certificado Veterinário Internacional (CVI), um documento que atesta a condição de saúde do animal e deve ser solicitado nas unidades emissoras com pelo menos um mês de antecedência.

Viajar de avião com cachorro: cão com sua mala de viagem.

Se sua viagem for para os EUA, é possível solicitar o documento pela internet.

Cada país possui suas exigências específicas, que podem ser conferidas no site da Mapa, mas a maioria exige ainda:

  • Certificado Zoosanitário Internacional (CZI), com validade de 60 dias a partir da data de emissão;
  • Atestado sanitário, emitido até 10 dias antes da emissão do CVI, a fim de comprovar as boas condições de saúde do cão;
  • Carteira de vacinação, com vacina aplicada até 30 dias de antecedência e num período inferior a um ano (obrigatória para cães com mais de três meses de idade).

Passaporte para viajar de avião com cachorro

O Passaporte para Transporte de Cães e Gatos é um documento oficial do MAPA utilizado no transporte nacional e internacional dos pets.

No Brasil, ele pode ser utilizado em substituição ao atestado de saúde e nas viagens internacionais pode substituir o CVI, caso o país de destino aceite o documento.

O documento é gratuito e tem a vantagem de oferecer mais segurança e agilidade zoosanitária nas viagens de avião com cachorro e gato dentro e fora do país.

Para concessão do passaporte é necessária a identificação eletrônica do animal por meio de microchip.

Mais informações sobre o passaporte podem ser acessadas pelo site do Mapa.

Onde o pet será transportado?

As companhias aéreas especificam peso, quantidade e onde levar os animais, sendo que todas exigem que o animal seja transportado em caixa adequada para sua própria segurança. Portanto, mesmo que o cachorro viaje como bagagem de mão, ele não irá solto no seu colo e nem ficará passeando pelos corredores.

O ideal é que a caixa respeite o tamanho do cão e permita que ele se movimente, podendo ficar em pé e deitado durante a viagem.

Deixe alguns brinquedos à disposição para que ele se distraia e não fique agitado, além de oferecer água e ração em pequenas quantidades para evitar enjoos.

Viajar de avião com cachorro: família com seu cachorro no colo.

Caso o cachorro seja transportado como bagagem despachada, que geralmente ocorre quando o animal pesa mais de 10 quilos, não se preocupe: tripulação e piloto deixarão o compartimento de carga em boas condições de ventilação e de temperatura para seu animal chegar em segurança.

Proibições

Além de não poder viajar com o animal no colo ou solto, existem outras proibições. Algumas raças braquicefálicas, como Pug e Bulldog, podem ter dificuldades para respirar durante os voos e por isso não são transportadas de avião.

Raças de grande porte, como Pitbull e Rottweiler, só podem ser levadas com focinheira para evitar riscos em caso de agitação e ansiedade.

Consulte sempre as regras da companhia aérea para garantir que viajar de avião com cachorro seja um processo tranquilo, embora burocrático. A companhia do seu melhor amigo de quatro patas durante sua viagem compensará tudo!

Compartilhe com seus amigos:



Você também vai gostar destas matérias:

A Black White Pet também compartilha informações importantes para você cuidar do seu bichinho com todo o amor que ele merece. Leiam estas matérias e fiquem atentos para identificar rapidamente algum sintoma que o seu Pet possa ter.


Home
Banho e Tosa
Creche e Hotel
Veterinário
Blog
Contato
Logo da Black White Pet

Black White Pet
Rua Santa Izabel, 253 - Vila Augusta - Guarulhos/SP
Fone: 4803-7000 / WhatsApp: 97101-4379
© 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites